Trabalhar no CPQD?

Fala gente boa tudo bem?

Como é trabalhar no CPQD de Campinas? Alguém sabe como é ou conhece alguem que trabalhe ou trabalhou lá?!

Quero ver se tento algo por lá, mas não quero me arriscar a mudar de cidade pra uma furada…

Valeu!

Eu trabalhei lá a muito tempo atras, durante 1 ano.

Pra mim foi uma experiência fantástica. Da para dizer que em um ano passei de um Jr para Sênior neste ano. :slight_smile:

Durante este projeto tive contato com pessoas interessantes, com profundos conhecimentos em diversas áreas tais como: Qualidade de Software, Engenharia de Software, Arquitetura de Software, Processo (RUP de verdade, não este Cascatão que o povo por ai vende como RUP), Eng. Elétrica (um pessoal que escrevia programas em Fortran que fazia cálculos extremamente complexos) , Tecnologia de satélites (sério :smiley: ) etc etc

Porém (sempre tem um porém), como toda empresa grande, depende muito do projeto que você cai. Eu tive “sorte” de cair em um bom projeto, com um coordenador muito bom. Tenho amigos que entraram lá em projetos furadissimos, com prazos malucos, tecnologia furada e tudo isso que a gente ouve por ai. Outro ponto é, se você for através de uma consultoria, até que rola um salário honesto. Mas se for para ser funcionário do CPqD, tem que se contentar em trocar parte do dinheiro pelo status.

Então o ideal é tentar descobrir o máximo possível sobre o projeto em que você vai trabalhar.

Em um ano? :shock:

Em um ano? :shock: [/quote]

Sim

[quote=Alexandro.Almeida]Eu trabalhei lá a muito tempo atras, durante 1 ano.

Pra mim foi uma experiência fantástica. Da para dizer que em um ano passei de um Jr para Sênior neste ano. :slight_smile:

Durante este projeto tive contato com pessoas interessantes, com profundos conhecimentos em diversas áreas tais como: Qualidade de Software, Engenharia de Software, Arquitetura de Software, Processo (RUP de verdade, não este Cascatão que o povo por ai vende como RUP), Eng. Elétrica (um pessoal que escrevia programas em Fortran que fazia cálculos extremamente complexos) , Tecnologia de satélites (sério :smiley: ) etc etc

Porém (sempre tem um porém), como toda empresa grande, depende muito do projeto que você cai. Eu tive “sorte” de cair em um bom projeto, com um coordenador muito bom. Tenho amigos que entraram lá em projetos furadissimos, com prazos malucos, tecnologia furada e tudo isso que a gente ouve por ai. Outro ponto é, se você for através de uma consultoria, até que rola um salário honesto. Mas se for para ser funcionário do CPqD, tem que se contentar em trocar parte do dinheiro pelo status.

Então o ideal é tentar descobrir o máximo possível sobre o projeto em que você vai trabalhar.

[/quote]

Valeu pela resposta…

Eu iria atraves da Sonda Procwork, alguem já ouviu falar dela?

Minha idéia é sair da capital paulista… aki ta zuado d+…

Com quais linguagens e que tipos de projetos vc atuou mais especificamente?

Grato

Olha, no CPqD tem de tudo.
Além de que há também as oportunidades internas.

Então, no CPqD (me refiro a localização geográfica, também conhecida como Polis de Tecnologia, uma agregação de empresas de tecnologia) existem várias empresas como Ci&T, Matera, Sonda, Tropico, PadTec, etc… e o próprio CPqD (agora me refiro a empresas). Compreende?
Fora as empresas terceiros, que prestam serviços pro CPqD (que nada mais são que contratados de outras empresas mas que atuam no CPqD como se fossem funcionários dele, semelhante ao que acontece na IBM).

Se você for trabalhar na Sonda provavelmente serão projetos dela, não do CPqD.

Huummmm entendi…

É que faz quase um ano que eu conversei com um pessoal de lá e me chamaram pra entrevista, mas como eu tinha conseguido um aqui em SP eu nao fui, mas falei que voltaria a entrar em contato e me disseram que qdo eu quisesse era so mandar um curriculo pra lá…

Estou pensando seriamente em ir pra la…

Bom, vale a pena pelo menos conversar, analisar a proposta tanto no quesito técnico de aprendizagem quanto na remuneração.
Lembrando que pode-se ganhar em qualidade de vida vindo pro interior =P (o que nem sempre é verdade, escolha bem onde for morar e seus hábitos hehehe).

Sou MUITO caseiro, qdo saiu é no maximo um cinema, jogo do Tricolor no Morumbi hehehe gosto muito do interior… nasci na cidade errada apenas isso…

vc é de campinas tb?

E mais uma dúvida que é um ponto importante… Como é o estilo de horarios e datas dos projetos?

Pergunto isso pq estou numa empresa que a filosofia que os gerentes mais gostam é o de “Viva para o trabalho e nao trabalhe para viver” (pra q finais de semana com a familia se vc pode trabalhar?) se é q me entendem… :wink:

Sim, sou sim.
Na verdade sou novo por aqui (Campinas) mas tava sempre por aqui antes de mudar oficialmente.
Qualquer piada com Campinas será desconsiderada… AUHAUHauhUAHuhAUHAuhA pode zuar vai. :lol:

Então, gosto pra caramba daqui, tem muita coisa legal assim como tem muita coisa zuada como o trânsito, NUNCA confie numa placa daqui, vai por mim!

Mas no geral vale a pena, tem bastante coisa pra se fazer, tem muitos bairros que me lembram cidades do interior e que por conta disso são mais sossegados assim como tem uma gigante favela/invasão (parque oziel, sei lá como se escreve isso) entre outras coisas. Enfim, tem de tudo.
Só lógico que não vá esperando que você vai encontrar tudo que encontra em Sampa, embora Campinas esteja sendo chamada de “mini São Paulo”.

hehhe tenho uma tia em campinas e sei a fama daí, mas como dizem q o problema é a agua eu to d boa, quase nao bebo hehehh

eu editei a minha pergunta eqto vc respondia… se puder responder a segunda parte por favor :wink:

grato

Olha, não sei responder muito por que não tem 1 mês que mudei de emprego pro CPqD hehe.
Mas pelo que pude notar está havendo muitas mudanças por aqui, no sentido positivo da coisa.
Estou vendo muita preocupação com boas práticas, arquitetura, estão se organizando pra não ter muitos problemas futuros, entre outras coisas.
Lógico que isso leva tempo, mas consigo imaginar muita coisa boa no futuro se tudo isso der certo.

Mas isso em relação ao CPqD, não sei quase nada sobre a sonda, que é outra empresa com processos e projetos distintos.

Do mais to gostando daqui, aprendi muita coisa só observando códigos e pretendo aplicar meus novos conhecimentos em breve num projeto bem grande que já estou analisando.

A sim, os clientes costumam ser bem grandes, nada de mercearia da esquina.

Como eu disse, infelizmente não sei te responder a segunda pergunta, ainda estou em fase de capacitação (treinamento dos processos internos, por conta do CMMI, etc e tal).

Espero tê-lo ajudado.
Se vier pra cá manda uma mp!

valeu kra…

agora acho q será a ultima pergunta hehehe uma BEM importante tb…

Salario hehehe

Como está mais ou menos as coisas por ai?

Aqui em SP eu estou com R$35,00/h (PJ, Pleno, SCJP, SCWCD a caminho, 3 anos e meio de experiencia)… será que consigo chegar perto disso por ai? sei que pagam menos, ate pq se gasta menos, mas é so pra eu ter uma ideia para qdo for negociar

Cara, vai depender da empresa.
Há outras empresas em Campinas que sei que pagam isso, logo depois que aceitei a proposta e comecei a trabalhar aqui me ligaram de onde eu havia enviado o cv a uns meses atrás com uma proposta semelhante.
Não sei quanto a Sonda paga, não tenho idéia.
Pelo menos o terceiro que me contratou aqui no CPqD pagou o quanto eu pedi, não chega no que você citou pela minha pouca experiência, mas creio que chego lá.

Como disse, vale a pena pelo menos ouvir a proposta, quem sabe né?

Abraços.

Muito obrigado Tchello, me ajudou bastante e me tirou muitas duvidas…

Se vc tiver os emails das pessoas q vc manteve contato pra contratacao e puder me enviar por MP eu agradeceria muito… nao sei se a pessoa q eu tinha contato ainda está por lá… hj mesmo enviarei meu cv…

abraco!

AHh de tdas empresas de campinas q vc manteve contato… nao precisa ser da Sonda apenas…

valeu

Comecei minha carreira no CPqD, é um lugar BEM legal, aprendi muito lá. Infraestrutura legal, ambiente legal, projetos interessantes, muita gente fera trabalhando lá.
De qualquer forma, na dúvida, mande o curriculum e veja por você mesmo como é o ambiente.

Valeu Rubem…

Vou tentar entrar lá…

Te mandei uma MP

Valeu!

Fabricio, acho que falei uma besteira.
A sonda também é prestadora de serviços pro CPqD, então seriam projetos do CPqD mesmo.

Abraços.