("Trabalhar" xor "Estudar")

48 respostas
G

Pessoal, sei que é bem off-topic, mas gostaria de uma opinião de vocês.

Curso Sistemas de Informação e me mudei p/ a capital do estado exclusivamente para estudar, porém como sempre tive aptidão com programação consegui uma vaga legal como programador PHP em uma grande industria de alimentos.
Acontece que não trabalho diretamente no depto de desenvolvimento, mas sim, com assessoria á gerência de produção, então os sistemas desenvolvidos são para atendimento das necessidades de assessoria de informações da gerência.

Minha dúvida hoje, é a respeito da opinião de vcs sobre a formação profissional. Tenho 19 anos e penso que a hora seria de aproveitar ao máximo a faculdade, já que não tenho necessidade de trabalhar para pagar o curso, estou atuando somente por realmente gostar da área.

Gostaria de saber da opinião de vocês, o que acham a respeito de trabalho e estudo.

Seria a hora de aproveitar ao máximo as atividades acadêmicas, buscar outros cursos técnicos, ter disponibilidade para tocar projetos de estudo com o pessoal da faculdade, etc… Ou seria legal para a formação ter o conhecimento prático já bem definido por já estar atuando ?

Estou realmente preocupado com isso ultimamente !
Na opinião de vocês o que pesa mais ?

48 Respostas

Mauricio_Linhares

Sem experiência de trabalho você também não iria muito longe no trabalho não, então veja se você ainda está aprendendo alguma coisa nesse serviço, se ainda estiver, vale a pena continuar lá, senão, procure outro lugar, onde se trabalhem com outras tecnologias ou coisas diferentes, o principal é sempre estar aprendendo alguma coisa nova, especialmente nessa época de faculdade.

bzanchet

A minha opinião é que definitivamente não vale a pena trocar a faculdade por um emprego no qual não haja a possibilidade de evoluir (cargo, salário, conhecimento).
Além disso, por mais que se “goste da área”, não é aconselhável se contentar em ser mão-de-obra… e sem formação é muito mais difícil evoluir na carreira.
Porém, sem levar em conta um projeto de vida, fica difícil qualquer afirmação a mais… afinal, queres seguir uma carreira acadêmcia, ir para o mercado de trabalho, emigrar, ou o quê?

G

Primeiro, obrigado por me responder…

Ai que está a causa da minha desmotivação, não estou aprendendo coisas novas por não estar dentro do depto de desenvolvimento da empresa. Estou em uma unidade produtora, somente desenvolvendo para atender as necessidades deles, meus colegas de trampo são veterinários, engenheiros de alimentos, bioquímicos, etc… Não adquiro conhecimento técnico, somente aplico o que já conheço…

Por outro lado, tenho “propostas” de transferência para o Centro de Serviços dessa empresa, onde está o depto de desenvolvimento de ferramentas gerenciais que é ligado diretamente com a área de TI da empresa.

Ai que ficam minhas dúvidas, a “oportunidade” de trabalho é legal, o salário é bom, mas em vista de que não existe somente esta empresa no mundo e que a hora de me qualificar é agora por questão de disponibilidade mesmo que acabo entrando em dúvida.

A empresa é a Sadia, se faz ou não diferença ñ sei, mas só p/ constar.

micheljuca

se vc tem a possibilidade de so estudar, faça isso!
muita gente trabalha pra pagar os estudos, ai eh diferente. Aprenda o maximo que puder, sem deixar de praticar. Ate um estagio é interessante, mas 8 horas por dia complica seus estudos.

lucao

Apesar que, IMHO, na faculdade tu não vai aprender muita coisa não.

G

lucao:
Apesar que, IMHO, na faculdade tu não vai aprender muita coisa não.
,

Ah sim, quanto a isso estou ciente. Por conhecer a área consigo perceber que os cursos ñ conseguem transmitir nem a ponta do que é na prática.

Por isso citei que meu objetivo seria ter disponibilidade durante o dia para poder tocar projetos paralelos, estudar, correr atráz de cursos técnicos e tal… Até porque se fosse ficar parado eu ñ aguentaria !

burn_blast

Cara, vou citar meu exemplo.

Atualmente eu trabalho em uma empresa que usa Microsoft para desenvolver.
Atuo na área de desenvolvimento, tenho 19 anos e estou no segundo semestre de Desenvolvimento de Software: ênfase na Gestão da Qualidade de Processos (ufa), onde a parte de programação é toda em Java, e é com Java que eu quero trabalhar. Faço 7 cadeiras, e meu amigo, não é facil, acredite. Eu não tenho tempo pra praticamente nada. Nem para estudar meu querido Java. Por enquanto pretendo ficar na empresa onde estou, mesmo com outra plataforma de desenvolvimento, estou aprendendo muita coisa mesmo. Quem sabe quando pintar algo legal com Java eu troco de empresa.
No seu caso eu nao sei o que faria, mas uma coisa é certa, não pare de estudar. Um diploma é algo muito muito importante.

Enfim, espero ter ajudado.

D

Você poderia tentar pegar algum estágio ou projeto de iniciação cientifica dentro da própria faculdade, aí você consegue ter tempo para estudar, aprender coisas novas.

F

Tbm depende de que faculdade vc esta fazendo, por que algumas faculdades, principalmente as noturnas, foram feitas para ajudar quem trabalha durante o dia e tem uma carga menor de horas-aula.

Se vc esta fazendo um faculdade publica e tiver a oportunidade de conseguir alguma iniciação cientifica vale muito a pena.

micheljuca

Absurdo isso!
Eh até triste ver isso.
Por isso nossa profissão é tão bagunçada.
Pra todas as outras exigem Diploma,
pra nossa nao.
Infelizmente…

cv1

Tambem concordo que eh uma pena, mas me mostra uma faculdade de onde todo mundo sai bem formado e preparado pra entrar no mercado de trabalho de uma consultoria agitada, e eu te mostro umas outras 100 onde o pessoal ainda se espanta com aquela telinha de erro do VB. :frowning:

lucao

Absurdo isso!
Eh até triste ver isso.
pra nossa nao.
Infelizmente…

Digo isso por experiência própria, me formo este ano em uma pública. Não disse que o diploma era ruim, mas a faculdade… Claro que tem excessões.

G

Absurdo isso!
Eh até triste ver isso.
pra nossa nao.
Infelizmente…

Pessoal, não vamos perder o foco do tópico.
Se for pra discutir a (péssima) qualidade dos cursos, vamos abrir outro tópico.

Por favor pessoal, continuem dando suas opiniões, é realmente importante !

Obrigado !

Fabricio_Cozer_Marti

Absurdo isso!
Eh até triste ver isso.
pra nossa nao.
Infelizmente…

Digo isso por experiência própria, me formo este ano em uma pública. Não disse que o diploma era ruim, mas a faculdade… Claro que tem excessões.
excessões (hunn… tem mesmo) hehehe
Que nada, quem fala que faculdade não tem importância é quem tem preguiça de fazer.

micheljuca

Tambem concordo que eh uma pena, mas me mostra uma faculdade de onde todo mundo sai bem formado e preparado pra entrar no mercado de trabalho de uma consultoria agitada, e eu te mostro umas outras 100 onde o pessoal ainda se espanta com aquela telinha de erro do VB. :(

CV, eu até entendo seu ponto de vista e da maioria do pessoal. Nosso sistema de ensino é fraco. Mas o cara abrir a boca pra falar que faculdade não ensina nada é o cúmulo. Não depende so da faculdade, e todo mundo sabe disso. Nao eh Federal nem Particular que define, é o seu interesse proprio. Conheco gente boa e ruim dos dois lados. Concordo que realmente preparado pra um mercado de cara voce nunca vai estar. Vc pode dosar o aprendizado da faculdade, explorar os professores, com projetos de iniciacao cientifica, estagios, projetos.

Por falar em faculdade vc ja ouviu fala na Federal de campina Grande?
Toda turma que vai concluir tem empresa de Brasilia e outros Estados esperando pra contratar. Sem contar de Hp, Nokia, Motorola, ja estao por lá. Se vc perguntou uam faculdade, eu cito essa.

lucao

Não disse que não ensina nada, eu disse que ele não vai aprender muita coisa, só isso.

Mas minha opinião pessoal sobre o caso dele, vai nos dois enquanto da, nada melhor do que pegar a teoria e desenvolver na prática. Mas quando tive que optar por um dos dois, escolha a faculdade, termine logo e parta para o mercado de trabalho.

Anderson_Leite

Cara, a 4 anos atrás eu optei por não estudar para entrar em faculdade pública pq ja queria entrar no mercado de trabalho e para isso precisaria fazer faculdade a noite. Mas também não queria fazer uma faculdade qualquer só pra ter diploma.

Nessa comecei a analisar os cursos e cheguei a conclusão que já que a faculdade não iria me dar uma base de tecnologia forte, poderia pelo menos fazer um curso de engenharia que exige mais de lógica, raciocínio, etc.

Hoje minha faculdade exige muito e eu praticamente não tenho tempo pra estudar Java, embora trabalhe na área. (Só Deus sabe como foi difícil estudar pra certificação), comecei a estudar pra segunda certificação e tive que parar por causa de provas, trabalhos e tudo mais…

Como eu tenho que trabalhar pra pagar a faculdade tenho que continuar assim mais um tempo…mas com tudo isso penso o seguinte:
Tente mesclar estágios com estudos e livros e se possível iniciação cientifica. Aproveite os anos que está se formando pra estudar, fazer projetos, conhecer IDE’s, frameworks, tirar duvidas no fórum (não sou muito velho aqui mas sempre todo mundo me ajudou quando precisei)…ou seja…estude.

Z

Experiência própria: eu larguei a minha faculdade (ciencia da computação em universidade pública) por causa de empreguinho que pagava pouco (programador se ilude no começo da carreira) e depois me arrependi demais. Só consegui algo que me desse perspectiva depois que voltei pro curso e comecei a estagiar em uma empresa grande.

Felizmente, na minha faculdade tem alguns professores que fazem valer a pena, apesar da infra péssima. E é esse o conselho que eu dou, se você realmente não precisa trabalhar agora, se ligue nos seus estudos.

Eu larguei o curso pra trabalhar só pra ter experiência de mercado e hoje me arrependo muito, preferia ter feito meu curso direitinho, e entrava em algum projeto de iniciacao cientifica se precisasse de dinheiro. (O detalhe da questão é que eu gosto de ciência da computação e as empresas aqui dão muito valor ao diploma da Universidade Federal… cidade pequena, né, sabe como é).

marcelomartins

Absurdo isso!
Eh até triste ver isso.
pra nossa nao.
Infelizmente…

Que nada, quem fala que faculdade não tem importância é quem tem preguiça de fazer.

Faculdade não tem importância.
Fa-cul-da-de não tem im-por-tân-cia.

:slight_smile:

G

Absurdo isso!
Eh até triste ver isso.
pra nossa nao.
Infelizmente…

:)

hehhee…

Cara, existe uma frase muito legal:

Não deixe a faculdade atrapalhar seus estudos!

Eu to fazendo facul por causa do diploma, nao aprendi quase nada ainda que tenha me ajudado na pratica. Pra quem quer se aprofundar no mundo da teoria, o mundo acadêmico é muito bom.

Ja dizia Morpheus:
“Conhecer o caminho é diferente de trilhar o caminho”. Cabe a cada um saber o que quer fazer, conhecer ou trilhar…

Fabricio_Cozer_Marti

Absurdo isso!
Eh até triste ver isso.
pra nossa nao.
Infelizmente…

:)
então tá bom 8)

Rubem_Azenha

Faculdade só vai aumentar minhas chances de ganhar bem. Só. To pensando em fazer IBTA, graduado em 2 anos!

Grinvon

lucao:
Não disse que não ensina nada, eu disse que ele não vai aprender muita coisa, só isso.

Mas minha opinião pessoal sobre o caso dele, vai nos dois enquanto da, nada melhor do que pegar a teoria e desenvolver na prática. Mas quando tive que optar por um dos dois, escolha a faculdade, termine logo e parta para o mercado de trabalho.

A questão que o foco da faculdade é diferente, você não está lá para utilizar uma ferramenta técnica para aplicar no mercado de trabalho, você está lá para aprender conceitos gerais que serão usados indepedente de ferramentas técnicas, simplesmente isso.

Então o que acontece é que algumas pessoas não entendem e falam que um bom curso de BCC não ensina nada, não ensina nada de uma ferramenta em questão, mas lhe dará conceitos.

Você não aprenderá a usar o Oracle, a instalar um Windows, a usar o Linux, a criar programas em Delphi ou Java, você aprenderá conceitos que cada ferramenta dessa usa, em vez do Oracle, aprender conceitos universais de banco de dados, em vez do Windows ou Linux aprenderá conceitos universais de funcionamento de SO, em vez de Delphi ou Java, aprenderá conceitos e algorítimos de programação, que esses por sua vez podem ser aplicados em Delphi, Java, VB, C++, etc.

richardpeder

Exato Grinvon…

Acho que o pessoal espera aprender em uma faculdade de informatica o que o estudante de Direito aprende…e acho que não é bem por aí…

Sempre fui defensor de que faculdade ajuda sim…e muito…e como o proprio micheljuca citou aqui hoje em dia várias empresas (em Brasilia eu conheço) está indo buscar o profissional nas faculdades…pq? Pq estes são os futuros profissionais…daí a empresa vai lá e forma o profissional…daí depende tb do que a empresa vai oferecer pro cara…mas daí já é outros 500! :)…o que vem se tornando uma tendencia é que o cara formado tem mais chances…e tenho certeza que isto vai se fortalecer…e com isto o fortalecimento de nossa profissão que é tão esculaxada!

Sobre trabalhar e estudar: Experiencia minha: sem o meu emprego durante a faculdade (2 anos) seria bem mais dificil quando eu me formei…eu acho que compensa do 2, 3 ano em diante procurar sim um emprego.

ate mais…

G

Tá pessoal, novamente eu peço que ñ mudem o assunto do tópico.

Minha pergunta é se vale a pena se dedicar á FACULDADE E CURSOS PARALELOS DURANTE O DIA ou se seria legal trabalhar e estudar, mesmo que isso te consuma um tempo danado.

Obrigado aos que responderam exatamente o que eu pedi.

richardpeder

gustavo_marcon:
Tá pessoal, novamente eu peço que ñ mudem o assunto do tópico.

Minha pergunta é se vale a pena se dedicar á FACULDADE E CURSOS PARALELOS DURANTE O DIA ou se seria legal trabalhar e estudar, mesmo que isso te consuma um tempo danado.

Obrigado aos que responderam exatamente o que eu pedi.

Vc já viu tópico no off topic não perder o foco? Que mundo tu vive? :smiley:

ate mais…

Anderson_Leite

É inquestionável a importância da faculdade, não só no lado profissional, mas pra toda a vida.

Quanto a sua pergunta, mais uma vez, se não precisa trabalhar para pagar teus estudos, então dedique se aos estudos por enquanto.

marcelomartins

Qual a importância da faculdade?

Pronto, provei que tu ta errado, hehe. Na area de informática faculdade não é importante, mas se fazer uma faculdade não vai te atrapalhar então vai fundo que vale a pena.

richardpeder

Por pensamentos como este que nossa profissão é tão “zuada”! :frowning:

ate mais…

cv1

Por pensamentos como este que nossa profissão é tão “zuada”! :(

Nao vejo esse como um pensamento ‘perigoso’ pra nossa profissao, Richard. Quais as correlacoes diretas que vc ve entre nao fazer faculdade e ‘zoar a profissao’?

F

Qual a importância da faculdade?

Pronto, provei que tu ta errado, hehe. Na area de informática faculdade não é importante, mas se fazer uma faculdade não vai te atrapalhar então vai fundo que vale a pena.

Em qq. profissão o diploma universitario se torna dispensável. Por exemplo, existem vários mestres-de-obras que sabem como construir uma casa ou um prédio melhor que engenheiros, existem curandeiros que curam até cancêr enquanto existem médicos que operam o joelho errado, existem advogados que não passam no exame da Ordem e existem políticos não advogados que convencem os tribunais e eleitores que eles nunca cometeram um crime, até hj existem muitos práticos que tratam dentes (e muito mais barato) que dentistas.

marcelomartins

Por pensamentos como este que nossa profissão é tão “zuada”! :frowning:

ate mais…
Richard, não é um pensamento, é um fato.

E pior ainda, hoje mesmo eu tava pensando, eu tenho alguns cursos (de projeto e de metodologia) que eu nem coloco no meu curriculo com medo de o cara que vai ler pensar que eu fiz um cursinho e to enchendo linguiça com algo que eu não tenho experiência.

Prefiro colocar meus conhecimentos e depois explicar de onde eles vieram.

E acho que se tem algum motivo de nossa profissão ser tão “zuada” é o fato de ter vários bachareis que não sabem fazer um hello world!

V

Se você gosta de estudar e tem a oportunidade de não precisar trabalhar pra bancar seus estudos, eu recomendo que você faça cursinho e entre numa universidade pública de renome…

G

Pessoal, já que o tópico saiu fora do foco, vou abordar outra coisa tbém.

Percebo quas as faculdades (no nosso e em qqer outro curso tbm), preparam o aluno para ser um bom empregado, não para ser um empreendedor na área.

Empregado é coisa que não tenho mínima vontade de ser eternamente.
Entendo que no ínicio de carreira é necessário, mas o que acham a respeito de empreender em nossa área??

fdettoni

Vale a pena, se vc estiver aprendendo algo em seu emprego. Eu não largo meu estágio pela faculdade, mesmo que isso me faça reprovar em algumas matérias, pois sei que aprendo muito mais no estágio do que na faculdade.

[]'s

Anderson_Leite

marcelomartins, não sei como são as coisas ai no RS, mas entre em qqr site de empregos e de um Ctr+F em “Curso Superior Completo”.
É impossível que todas essas empresas estão erradas.

Mas que fique claro que eu concordo com vc em tudo que vc falou, menos na frase “…nao tem importancia”.

Eu disse que é indiscutivel a questão da importância da faculdade, não disse que ter faculdade é INDISPENSÁVEL.

Assim como vc conheço muitos profissionais que não tem faculdade e são ótimos profissionais. A faculdade não é determinante, mas é muito importante sim.

Bom, se mesmo assim não estiver convencido, pessoas com curso superior tem vagas VIP nas cadeias :lol:

marcelomartins

Pois é, por isso eu já to providenciando a minha graduação, nunca se sabe quando vai se precisar dela né :lol:

Mas bem, eu não disse que não era pra se fazer faculdade. Disse que não faz falta. Também recomendei quem puder fazer que faça, ta escrito isso ai em cima, ou na página anterior. E é isso.

Acho errado dizer que faculdade é indispensável, e acho errado as pessoas criticarem quem critica achar errado dizer que a faculdade é indispensável :slight_smile:

Pra mim a raiz de todo esse problema é existir faculdades que não formam profissionais com conhecimento, e pior, o governo autorizar essas faculdades a graduar pessoas.

Beren

Apoiado!

Mas, faculdade nao eh indispensavel, eh basico. Separar joio do trigo eh muito complicado. Eu estou aqui, sem faculdade na Inglaterra, e vim pra cah com a esperanca de conseguir ser separado do trigo o quanto antes (foi por isso que eu tirei SCJP, anyway) mas qual a probabilidade do cara que nao tem faculdade ser um bom profissional e qual a probabilidade do cara com facul ser um bom profissional? Essa eh a questao… e eh por isso que eh basico, do ponto de vista do empregador… se ele consegue ver o maravilhoso programador que vc eh, daih nao tem problema em relacao a fazer ou nao faculdade, mas nunca se sabe quando vc vai ter que ir pro mercado denovo…

Pra pergunta do coitado do criador do topico: Iniciacao cientifica de 4 horas eu acho que eh uma boa pq te deixa tempo pra estudar e te mete numa area bem tecnica normalmente… (agregando experiencia tecnologica), agora, se vc quer empreender, vai prum estagio normal de 4 horas mas na area de desenvolvimento se vc acha legal a area de desenvolvimento ou talvez tente trabalhar como estagiario em marketing por exemplo… escolha bem o perfil da companhia que vc deseja trabalhar e tal… sei lah, mas a questao de oferta e demanda na area de tecnologia eh sempre algo complicado…

a ideia eh faz estagio de 4 horas, mal nao vai fazer… e vai fazer vc usar (essa parte que eh complicado, por isso falei do perfil da companhia) o que aprende e aprender mais… se vc sabe o que quer e sabe o que gosta

M

My 2 cents:

Sem faculdade, você vai sempre ser aquele cara que “é bom mas não tem curso superior”. O cara que tem que ficar sempre convencendo os outros que não tem curso, mas é bom mesmo assim. Fora que a faculdade te traz uma gama de contatos, convivências e experiências que vão te ajudar muito profissionalmente. De minha experiência, digo que compensa cada centavo e cada raiva passada.

Sem experiência na prática, você vai ser um loser que só tirava 100, formou e tá desempregado porque não sabe fazer um HelloWorld. O cara que forma e depois sai correndo pra compensar o tempo perdido, aprender tudo pra ontem pra conseguir um emprego. E pior: sem experiência, em uma época de sua vida que você não vai mais poder fazer estágios.

Ambos são essenciais, no meu ponto de vista. Tanto a graduação (e mais, se você for academicamente ambicioso) quanto a experiência na prática. Se você não tá aprendendo com seu trabalho atual, dá um chute e pega um onde você aprenda. Aproveita que não precisa financeiramente e pega o que aprende mais ao invés do que paga melhor. Agora é a época de você fazer isso: não precisa desesperadamente de $$, tem tempo, tem a cabeça limpa. A hora de aprender na prática, paralelamente ao estudo, é agora. Depois que você formar já tem que ter muita bagagem prática, porque você vai ser muito cobrado.

Não tenha dó de sacrificar seu tempo e seu suor agora não, porque a hora é essa mesma. Depois é muito tarde. Faça estágios, faça iniciação científica, faça tudo que você puder e estiver sendo bom pra você aprender. E dedique-se aos seus estudos, claro.

:slight_smile: Boa sorte

G

Nao sei pessoal. Acho que o termo Faculdade é mais uma cultura passada entre gerações dizendo “Estude meu filho!”, como se aprender algo pela faculdade fosse o único modo de aprender algo. Tenho certeza que faculdade pode agregar muito numa pessoa, mas tambem tenho total compreensão de que se vc pegar o dinheiro gasto numa faculdade e comprar em livros(isso é para os autodidatas) e usar o tempo gasto na faculdade para ler esses livros, com certeza no final das contas vc aprenderá muito mais do que teria aprendido na faculdade.
Como muitos sabem, não é preciso nem comprar todo o dinheiro de um curso em livros, basta comprar uma parte e outra fazer investimentos e ao final de 4 anos vc vai ter aprendido MUITO e ainda tera um dinheiro investido para começar projetos pessoais.

fmeyer

faculdade deveria ser algo do tipo … tó o tema … estude e venha fazer um teste tal dia.

Sempre falaram pra mim q faculdade ensina voce a ser independente de professores e tal. mas voce sempre tem uma relacao de dependencia ( obrigacao de assistir aulas, revisoes, ajudinhas do prof. )

Fabricio_Cozer_Marti

scottys0:
faculdade deveria ser algo do tipo … tó o tema … estude e venha fazer um teste tal dia.

Sempre falaram pra mim q faculdade ensina voce a ser independente de professores e tal. mas voce sempre tem uma relacao de dependencia ( obrigacao de assistir aulas, revisoes, ajudinhas do prof. )

Seria legal, mesmo … principalmente pra maioria das matérias de computação, e se fosse o caso teria-se também os dias de apresentações de seminários.

Mas o ideal mesmo seria se nós pudéssemos dentre por exemplo 100 matérias divididas em categorias, por exemplo: Categoria de ‘Programação’, teriamos, lógica com java, lógica com c, introdução a lógica, dentre outras categorias, aí o aluno montaria sua grade curricular, isso eliminaria os desgostos de alguns alunos por pegar algebra 1,2,3. Calculo 1,2,3,4 …

F

scottys0:

Muitos professores tocam suas matérias assim. Vc vai lá ver o que ele vai dar na prova se quiser frequentar a aula apareça, senão apareça só na prova.

louds

Uma pessoa que fez faculdade teve muito mais chances que uma que não fez. Teve muito mais chances de aprender coisas dificeis, importantes e aparentemente inuteis.

Falando do profissional padrão, que é burro, pouco compentente e tem zero de boa vontade de se manter atualizado e reciclado, isso significa muito.

Uma faculdade boa é um belo certificado “já tive a oportunidade de pensar”. Uma faculdade caça-níquel é um SCJP que leva-se quatro anos para tirar e muito mais que um livro pra decorar.

Beren

Tem gente que eh auto-didata, mas com certeza vcs conhecem vaarias pessoas que se nao fosse pela faculdade nao iam estudar nada nunca e iam ficar reclamando mas querendo soh festa, alguns aprendem sozinhos, outros para ter um nivel basico tem que ter alguem pra ensinar e cobrar… quem tah errado? qual a cultura da pessoa? qual a disposicao pra aprender? nao eh tao simples quanto “estude o conteudo e passe na prova”, prova por si soh jah dah mil e uma questoes sobre a validade de uma prova como mensuramento (estah correto ou seria mensuracao?) de conhecimento e tudo o mais…

F

Lucas,

Não sei se já viu uma prova de uma faculdade de bom nível, não são como as provinhas aplicadas no ensino médio e fundamental. No meu caso tive provas de professores mediocres que eram bem tranquilas e “decorebas”. Mas uma boa parte das provas que eu fiz durante a faculdade, ou o cara sabia a matéria, sabia pensar e expor sua lógica ou cara ficava naquele curso até aprender. Foram várias provas que você basicamente deveria saber e entender toda a ementa da matéria, com perguntas do tipo “Prove que isso é melhor do que aquilo, senão prove o contrário” que leva a pessoa a basicamente discorrer sobre o conteudo todo.

Beren

Lucas,

Não sei se já viu uma prova de uma faculdade de bom nível, não são como as provinhas aplicadas no ensino médio e fundamental. No meu caso tive provas de professores mediocres que eram bem tranquilas e “decorebas”. Mas uma boa parte das provas que eu fiz durante a faculdade, ou o cara sabia a matéria, sabia pensar e expor sua lógica ou cara ficava naquele curso até aprender. Foram várias provas que você basicamente deveria saber e entender toda a ementa da matéria, com perguntas do tipo “Prove que isso é melhor do que aquilo, senão prove o contrário” que leva a pessoa a basicamente discorrer sobre o conteudo todo.

Existem cursos e “cursos”, professores e “professores” e o MEC nao distingue eles… eu sei muito bem que varias vezes o professor mostra que manja muito da materia e tudo o mais… agora, quantas mil pessoas discutem anualmente a validade do vestibular como ferramenta de mensuracao para ingresso na faculdade por exemplo… isso que eu quis dizer.

J

A bicho, se você sabe programar (tem lógica) faz uma faculdade decente (pra, infelizmente dizer que tem) e o resto é contigo. O conhecimento é tudo hoje em dia. Por que Bill Gates está onde está? Por que teve o conhecimento e soube usar. Por que os criadores do Google estão onde estão? Souberam usar o conhecimento. E os hackers então? Conhecem pra c*** e, se forem BEM espertos, vão poder usar o conhecimento para o bem e ganhar fortunas em grandes corporações.

Não é Trabalhar xor Estudar, é Trabalhar AND Estudar, 4ever !!

Ainda mais na nossa profissão onde quem tem um curso “walita” já sai “desenvolvendo software” e vendendo como fruta.

Vixi, é pano pra manga…discussão pra muitas páginas…

Criado 2 de junho de 2006
Ultima resposta 9 de jun. de 2006
Respostas 48
Participantes 24