Pessoal, sei que é bem off-topic, mas gostaria de uma opinião de vocês.
Curso Sistemas de Informação e me mudei p/ a capital do estado exclusivamente para estudar, porém como sempre tive aptidão com programação consegui uma vaga legal como programador PHP em uma grande industria de alimentos.
Acontece que não trabalho diretamente no depto de desenvolvimento, mas sim, com assessoria á gerência de produção, então os sistemas desenvolvidos são para atendimento das necessidades de assessoria de informações da gerência.
Minha dúvida hoje, é a respeito da opinião de vcs sobre a formação profissional. Tenho 19 anos e penso que a hora seria de aproveitar ao máximo a faculdade, já que não tenho necessidade de trabalhar para pagar o curso, estou atuando somente por realmente gostar da área.
Gostaria de saber da opinião de vocês, o que acham a respeito de trabalho e estudo.
Seria a hora de aproveitar ao máximo as atividades acadêmicas, buscar outros cursos técnicos, ter disponibilidade para tocar projetos de estudo com o pessoal da faculdade, etc… Ou seria legal para a formação ter o conhecimento prático já bem definido por já estar atuando ?
Estou realmente preocupado com isso ultimamente !
Na opinião de vocês o que pesa mais ?
Sem experiência de trabalho você também não iria muito longe no trabalho não, então veja se você ainda está aprendendo alguma coisa nesse serviço, se ainda estiver, vale a pena continuar lá, senão, procure outro lugar, onde se trabalhem com outras tecnologias ou coisas diferentes, o principal é sempre estar aprendendo alguma coisa nova, especialmente nessa época de faculdade.
A minha opinião é que definitivamente não vale a pena trocar a faculdade por um emprego no qual não haja a possibilidade de evoluir (cargo, salário, conhecimento).
Além disso, por mais que se “goste da área”, não é aconselhável se contentar em ser mão-de-obra… e sem formação é muito mais difícil evoluir na carreira.
Porém, sem levar em conta um projeto de vida, fica difícil qualquer afirmação a mais… afinal, queres seguir uma carreira acadêmcia, ir para o mercado de trabalho, emigrar, ou o quê?
Ai que está a causa da minha desmotivação, não estou aprendendo coisas novas por não estar dentro do depto de desenvolvimento da empresa. Estou em uma unidade produtora, somente desenvolvendo para atender as necessidades deles, meus colegas de trampo são veterinários, engenheiros de alimentos, bioquímicos, etc… Não adquiro conhecimento técnico, somente aplico o que já conheço…
Por outro lado, tenho “propostas” de transferência para o Centro de Serviços dessa empresa, onde está o depto de desenvolvimento de ferramentas gerenciais que é ligado diretamente com a área de TI da empresa.
Ai que ficam minhas dúvidas, a “oportunidade” de trabalho é legal, o salário é bom, mas em vista de que não existe somente esta empresa no mundo e que a hora de me qualificar é agora por questão de disponibilidade mesmo que acabo entrando em dúvida.
A empresa é a Sadia, se faz ou não diferença ñ sei, mas só p/ constar.
se vc tem a possibilidade de so estudar, faça isso!
muita gente trabalha pra pagar os estudos, ai eh diferente. Aprenda o maximo que puder, sem deixar de praticar. Ate um estagio é interessante, mas 8 horas por dia complica seus estudos.
[quote=lucao]Apesar que, IMHO, na faculdade tu não vai aprender muita coisa não.[/quote],
Ah sim, quanto a isso estou ciente. Por conhecer a área consigo perceber que os cursos ñ conseguem transmitir nem a ponta do que é na prática.
Por isso citei que meu objetivo seria ter disponibilidade durante o dia para poder tocar projetos paralelos, estudar, correr atráz de cursos técnicos e tal… Até porque se fosse ficar parado eu ñ aguentaria !
Atualmente eu trabalho em uma empresa que usa Microsoft para desenvolver.
Atuo na área de desenvolvimento, tenho 19 anos e estou no segundo semestre de Desenvolvimento de Software: ênfase na Gestão da Qualidade de Processos (ufa), onde a parte de programação é toda em Java, e é com Java que eu quero trabalhar. Faço 7 cadeiras, e meu amigo, não é facil, acredite. Eu não tenho tempo pra praticamente nada. Nem para estudar meu querido Java. Por enquanto pretendo ficar na empresa onde estou, mesmo com outra plataforma de desenvolvimento, estou aprendendo muita coisa mesmo. Quem sabe quando pintar algo legal com Java eu troco de empresa.
No seu caso eu nao sei o que faria, mas uma coisa é certa, não pare de estudar. Um diploma é algo muito muito importante.
Você poderia tentar pegar algum estágio ou projeto de iniciação cientifica dentro da própria faculdade, aí você consegue ter tempo para estudar, aprender coisas novas.
Tbm depende de que faculdade vc esta fazendo, por que algumas faculdades, principalmente as noturnas, foram feitas para ajudar quem trabalha durante o dia e tem uma carga menor de horas-aula.
Se vc esta fazendo um faculdade publica e tiver a oportunidade de conseguir alguma iniciação cientifica vale muito a pena.
Tambem concordo que eh uma pena, mas me mostra uma faculdade de onde todo mundo sai bem formado e preparado pra entrar no mercado de trabalho de uma consultoria agitada, e eu te mostro umas outras 100 onde o pessoal ainda se espanta com aquela telinha de erro do VB.
Absurdo isso!
Eh até triste ver isso.
Por isso nossa profissão é tão bagunçada.
Pra todas as outras exigem Diploma,
pra nossa nao.
Infelizmente…[/quote]
Digo isso por experiência própria, me formo este ano em uma pública. Não disse que o diploma era ruim, mas a faculdade… Claro que tem excessões.
Absurdo isso!
Eh até triste ver isso.
pra nossa nao.
Infelizmente…[/quote]
Pessoal, não vamos perder o foco do tópico.
Se for pra discutir a (péssima) qualidade dos cursos, vamos abrir outro tópico.
Por favor pessoal, continuem dando suas opiniões, é realmente importante !
Absurdo isso!
Eh até triste ver isso.
pra nossa nao.
Infelizmente…[/quote]
Digo isso por experiência própria, me formo este ano em uma pública. Não disse que o diploma era ruim, mas a faculdade… Claro que tem excessões.[/quote]
excessões (hunn… tem mesmo) hehehe
Que nada, quem fala que faculdade não tem importância é quem tem preguiça de fazer.
Tambem concordo que eh uma pena, mas me mostra uma faculdade de onde todo mundo sai bem formado e preparado pra entrar no mercado de trabalho de uma consultoria agitada, e eu te mostro umas outras 100 onde o pessoal ainda se espanta com aquela telinha de erro do VB. :([/quote]
CV, eu até entendo seu ponto de vista e da maioria do pessoal. Nosso sistema de ensino é fraco. Mas o cara abrir a boca pra falar que faculdade não ensina nada é o cúmulo. Não depende so da faculdade, e todo mundo sabe disso. Nao eh Federal nem Particular que define, é o seu interesse proprio. Conheco gente boa e ruim dos dois lados. Concordo que realmente preparado pra um mercado de cara voce nunca vai estar. Vc pode dosar o aprendizado da faculdade, explorar os professores, com projetos de iniciacao cientifica, estagios, projetos.
Por falar em faculdade vc ja ouviu fala na Federal de campina Grande?
Toda turma que vai concluir tem empresa de Brasilia e outros Estados esperando pra contratar. Sem contar de Hp, Nokia, Motorola, ja estao por lá. Se vc perguntou uam faculdade, eu cito essa.
Não disse que não ensina nada, eu disse que ele não vai aprender muita coisa, só isso.
Mas minha opinião pessoal sobre o caso dele, vai nos dois enquanto da, nada melhor do que pegar a teoria e desenvolver na prática. Mas quando tive que optar por um dos dois, escolha a faculdade, termine logo e parta para o mercado de trabalho.
Cara, a 4 anos atrás eu optei por não estudar para entrar em faculdade pública pq ja queria entrar no mercado de trabalho e para isso precisaria fazer faculdade a noite. Mas também não queria fazer uma faculdade qualquer só pra ter diploma.
Nessa comecei a analisar os cursos e cheguei a conclusão que já que a faculdade não iria me dar uma base de tecnologia forte, poderia pelo menos fazer um curso de engenharia que exige mais de lógica, raciocínio, etc.
Hoje minha faculdade exige muito e eu praticamente não tenho tempo pra estudar Java, embora trabalhe na área. (Só Deus sabe como foi difícil estudar pra certificação), comecei a estudar pra segunda certificação e tive que parar por causa de provas, trabalhos e tudo mais…
Como eu tenho que trabalhar pra pagar a faculdade tenho que continuar assim mais um tempo…mas com tudo isso penso o seguinte:
Tente mesclar estágios com estudos e livros e se possível iniciação cientifica. Aproveite os anos que está se formando pra estudar, fazer projetos, conhecer IDE’s, frameworks, tirar duvidas no fórum (não sou muito velho aqui mas sempre todo mundo me ajudou quando precisei)…ou seja…estude.
Experiência própria: eu larguei a minha faculdade (ciencia da computação em universidade pública) por causa de empreguinho que pagava pouco (programador se ilude no começo da carreira) e depois me arrependi demais. Só consegui algo que me desse perspectiva depois que voltei pro curso e comecei a estagiar em uma empresa grande.
Felizmente, na minha faculdade tem alguns professores que fazem valer a pena, apesar da infra péssima. E é esse o conselho que eu dou, se você realmente não precisa trabalhar agora, se ligue nos seus estudos.
Eu larguei o curso pra trabalhar só pra ter experiência de mercado e hoje me arrependo muito, preferia ter feito meu curso direitinho, e entrava em algum projeto de iniciacao cientifica se precisasse de dinheiro. (O detalhe da questão é que eu gosto de ciência da computação e as empresas aqui dão muito valor ao diploma da Universidade Federal… cidade pequena, né, sabe como é).
Absurdo isso!
Eh até triste ver isso.
pra nossa nao.
Infelizmente…[/quote]
Digo isso por experiência própria, me formo este ano em uma pública. Não disse que o diploma era ruim, mas a faculdade… Claro que tem excessões.[/quote]
excessões (hunn… tem mesmo) hehehe
Que nada, quem fala que faculdade não tem importância é quem tem preguiça de fazer. [/quote]
Faculdade não tem importância.
Faculdade não tem importância.
Fa-cul-da-de não tem im-por-tân-cia.