Absurdo isso!
Eh até triste ver isso.
Por isso nossa profissão é tão bagunçada.
Pra todas as outras exigem Diploma,
pra nossa nao.
Infelizmente…[/quote]
Digo isso por experiência própria, me formo este ano em uma pública. Não disse que o diploma era ruim, mas a faculdade… Claro que tem excessões.[/quote]
excessões (hunn… tem mesmo) hehehe
Que nada, quem fala que faculdade não tem importância é quem tem preguiça de fazer. [/quote]
Faculdade não tem importância.
Fa-cul-da-de não tem im-por-tân-cia.
:)[/quote]
hehhee…
Cara, existe uma frase muito legal:
Não deixe a faculdade atrapalhar seus estudos!
Eu to fazendo facul por causa do diploma, nao aprendi quase nada ainda que tenha me ajudado na pratica. Pra quem quer se aprofundar no mundo da teoria, o mundo acadêmico é muito bom.
Ja dizia Morpheus:
“Conhecer o caminho é diferente de trilhar o caminho”. Cabe a cada um saber o que quer fazer, conhecer ou trilhar…
Absurdo isso!
Eh até triste ver isso.
Por isso nossa profissão é tão bagunçada.
Pra todas as outras exigem Diploma,
pra nossa nao.
Infelizmente…[/quote]
Digo isso por experiência própria, me formo este ano em uma pública. Não disse que o diploma era ruim, mas a faculdade… Claro que tem excessões.[/quote]
excessões (hunn… tem mesmo) hehehe
Que nada, quem fala que faculdade não tem importância é quem tem preguiça de fazer. [/quote]
Fa-cul-da-de não tem im-por-tân-cia.
[quote=lucao]Não disse que não ensina nada, eu disse que ele não vai aprender muita coisa, só isso.
Mas minha opinião pessoal sobre o caso dele, vai nos dois enquanto da, nada melhor do que pegar a teoria e desenvolver na prática. Mas quando tive que optar por um dos dois, escolha a faculdade, termine logo e parta para o mercado de trabalho.[/quote]
A questão que o foco da faculdade é diferente, você não está lá para utilizar uma ferramenta técnica para aplicar no mercado de trabalho, você está lá para aprender conceitos gerais que serão usados indepedente de ferramentas técnicas, simplesmente isso.
Então o que acontece é que algumas pessoas não entendem e falam que um bom curso de BCC não ensina nada, não ensina nada de uma ferramenta em questão, mas lhe dará conceitos.
Você não aprenderá a usar o Oracle, a instalar um Windows, a usar o Linux, a criar programas em Delphi ou Java, você aprenderá conceitos que cada ferramenta dessa usa, em vez do Oracle, aprender conceitos universais de banco de dados, em vez do Windows ou Linux aprenderá conceitos universais de funcionamento de SO, em vez de Delphi ou Java, aprenderá conceitos e algorítimos de programação, que esses por sua vez podem ser aplicados em Delphi, Java, VB, C++, etc.
Acho que o pessoal espera aprender em uma faculdade de informatica o que o estudante de Direito aprende…e acho que não é bem por aí…
Sempre fui defensor de que faculdade ajuda sim…e muito…e como o proprio micheljuca citou aqui hoje em dia várias empresas (em Brasilia eu conheço) está indo buscar o profissional nas faculdades…pq? Pq estes são os futuros profissionais…daí a empresa vai lá e forma o profissional…daí depende tb do que a empresa vai oferecer pro cara…mas daí já é outros 500! :)…o que vem se tornando uma tendencia é que o cara formado tem mais chances…e tenho certeza que isto vai se fortalecer…e com isto o fortalecimento de nossa profissão que é tão esculaxada!
Sobre trabalhar e estudar: Experiencia minha: sem o meu emprego durante a faculdade (2 anos) seria bem mais dificil quando eu me formei…eu acho que compensa do 2, 3 ano em diante procurar sim um emprego.
Tá pessoal, novamente eu peço que ñ mudem o assunto do tópico.
Minha pergunta é se vale a pena se dedicar á FACULDADE E CURSOS PARALELOS DURANTE O DIA ou se seria legal trabalhar e estudar, mesmo que isso te consuma um tempo danado.
Obrigado aos que responderam exatamente o que eu pedi.
[quote=gustavo_marcon]Tá pessoal, novamente eu peço que ñ mudem o assunto do tópico.
Minha pergunta é se vale a pena se dedicar á FACULDADE E CURSOS PARALELOS DURANTE O DIA ou se seria legal trabalhar e estudar, mesmo que isso te consuma um tempo danado.
Obrigado aos que responderam exatamente o que eu pedi.
[/quote]
Vc já viu tópico no off topic não perder o foco? Que mundo tu vive?
Pronto, provei que tu ta errado, hehe. Na area de informática faculdade não é importante, mas se fazer uma faculdade não vai te atrapalhar então vai fundo que vale a pena.
Por pensamentos como este que nossa profissão é tão “zuada”! :([/quote]
Nao vejo esse como um pensamento ‘perigoso’ pra nossa profissao, Richard. Quais as correlacoes diretas que vc ve entre nao fazer faculdade e ‘zoar a profissao’?
Pronto, provei que tu ta errado, hehe. Na area de informática faculdade não é importante, mas se fazer uma faculdade não vai te atrapalhar então vai fundo que vale a pena.[/quote]
Em qq. profissão o diploma universitario se torna dispensável. Por exemplo, existem vários mestres-de-obras que sabem como construir uma casa ou um prédio melhor que engenheiros, existem curandeiros que curam até cancêr enquanto existem médicos que operam o joelho errado, existem advogados que não passam no exame da Ordem e existem políticos não advogados que convencem os tribunais e eleitores que eles nunca cometeram um crime, até hj existem muitos práticos que tratam dentes (e muito mais barato) que dentistas.
Por pensamentos como este que nossa profissão é tão “zuada”!
ate mais…[/quote]
Richard, não é um pensamento, é um fato.
E pior ainda, hoje mesmo eu tava pensando, eu tenho alguns cursos (de projeto e de metodologia) que eu nem coloco no meu curriculo com medo de o cara que vai ler pensar que eu fiz um cursinho e to enchendo linguiça com algo que eu não tenho experiência.
Prefiro colocar meus conhecimentos e depois explicar de onde eles vieram.
E acho que se tem algum motivo de nossa profissão ser tão “zuada” é o fato de ter vários bachareis que não sabem fazer um hello world!
Se você gosta de estudar e tem a oportunidade de não precisar trabalhar pra bancar seus estudos, eu recomendo que você faça cursinho e entre numa universidade pública de renome…
Pessoal, já que o tópico saiu fora do foco, vou abordar outra coisa tbém.
Percebo quas as faculdades (no nosso e em qqer outro curso tbm), preparam o aluno para ser um bom empregado, não para ser um empreendedor na área.
Empregado é coisa que não tenho mínima vontade de ser eternamente.
Entendo que no ínicio de carreira é necessário, mas o que acham a respeito de empreender em nossa área??
Vale a pena, se vc estiver aprendendo algo em seu emprego. Eu não largo meu estágio pela faculdade, mesmo que isso me faça reprovar em algumas matérias, pois sei que aprendo muito mais no estágio do que na faculdade.
marcelomartins, não sei como são as coisas ai no RS, mas entre em qqr site de empregos e de um Ctr+F em “Curso Superior Completo”.
É impossível que todas essas empresas estão erradas.
Mas que fique claro que eu concordo com vc em tudo que vc falou, menos na frase “…nao tem importancia”.
Eu disse que é indiscutivel a questão da importância da faculdade, não disse que ter faculdade é INDISPENSÁVEL.
Assim como vc conheço muitos profissionais que não tem faculdade e são ótimos profissionais. A faculdade não é determinante, mas é muito importante sim.
Bom, se mesmo assim não estiver convencido, pessoas com curso superior tem vagas VIP nas cadeias :lol:
Pois é, por isso eu já to providenciando a minha graduação, nunca se sabe quando vai se precisar dela né :lol:
Mas bem, eu não disse que não era pra se fazer faculdade. Disse que não faz falta. Também recomendei quem puder fazer que faça, ta escrito isso ai em cima, ou na página anterior. E é isso.
Acho errado dizer que faculdade é indispensável, e acho errado as pessoas criticarem quem critica achar errado dizer que a faculdade é indispensável
Pra mim a raiz de todo esse problema é existir faculdades que não formam profissionais com conhecimento, e pior, o governo autorizar essas faculdades a graduar pessoas.
Mas, faculdade nao eh indispensavel, eh basico. Separar joio do trigo eh muito complicado. Eu estou aqui, sem faculdade na Inglaterra, e vim pra cah com a esperanca de conseguir ser separado do trigo o quanto antes (foi por isso que eu tirei SCJP, anyway) mas qual a probabilidade do cara que nao tem faculdade ser um bom profissional e qual a probabilidade do cara com facul ser um bom profissional? Essa eh a questao… e eh por isso que eh basico, do ponto de vista do empregador… se ele consegue ver o maravilhoso programador que vc eh, daih nao tem problema em relacao a fazer ou nao faculdade, mas nunca se sabe quando vc vai ter que ir pro mercado denovo…
Pra pergunta do coitado do criador do topico: Iniciacao cientifica de 4 horas eu acho que eh uma boa pq te deixa tempo pra estudar e te mete numa area bem tecnica normalmente… (agregando experiencia tecnologica), agora, se vc quer empreender, vai prum estagio normal de 4 horas mas na area de desenvolvimento se vc acha legal a area de desenvolvimento ou talvez tente trabalhar como estagiario em marketing por exemplo… escolha bem o perfil da companhia que vc deseja trabalhar e tal… sei lah, mas a questao de oferta e demanda na area de tecnologia eh sempre algo complicado…
a ideia eh faz estagio de 4 horas, mal nao vai fazer… e vai fazer vc usar (essa parte que eh complicado, por isso falei do perfil da companhia) o que aprende e aprender mais… se vc sabe o que quer e sabe o que gosta
Sem faculdade, você vai sempre ser aquele cara que “é bom mas não tem curso superior”. O cara que tem que ficar sempre convencendo os outros que não tem curso, mas é bom mesmo assim. Fora que a faculdade te traz uma gama de contatos, convivências e experiências que vão te ajudar muito profissionalmente. De minha experiência, digo que compensa cada centavo e cada raiva passada.
Sem experiência na prática, você vai ser um loser que só tirava 100, formou e tá desempregado porque não sabe fazer um HelloWorld. O cara que forma e depois sai correndo pra compensar o tempo perdido, aprender tudo pra ontem pra conseguir um emprego. E pior: sem experiência, em uma época de sua vida que você não vai mais poder fazer estágios.
Ambos são essenciais, no meu ponto de vista. Tanto a graduação (e mais, se você for academicamente ambicioso) quanto a experiência na prática. Se você não tá aprendendo com seu trabalho atual, dá um chute e pega um onde você aprenda. Aproveita que não precisa financeiramente e pega o que aprende mais ao invés do que paga melhor. Agora é a época de você fazer isso: não precisa desesperadamente de $$, tem tempo, tem a cabeça limpa. A hora de aprender na prática, paralelamente ao estudo, é agora. Depois que você formar já tem que ter muita bagagem prática, porque você vai ser muito cobrado.
Não tenha dó de sacrificar seu tempo e seu suor agora não, porque a hora é essa mesma. Depois é muito tarde. Faça estágios, faça iniciação científica, faça tudo que você puder e estiver sendo bom pra você aprender. E dedique-se aos seus estudos, claro.