Nao sei pessoal. Acho que o termo Faculdade é mais uma cultura passada entre gerações dizendo “Estude meu filho!”, como se aprender algo pela faculdade fosse o único modo de aprender algo. Tenho certeza que faculdade pode agregar muito numa pessoa, mas tambem tenho total compreensão de que se vc pegar o dinheiro gasto numa faculdade e comprar em livros(isso é para os autodidatas) e usar o tempo gasto na faculdade para ler esses livros, com certeza no final das contas vc aprenderá muito mais do que teria aprendido na faculdade.
Como muitos sabem, não é preciso nem comprar todo o dinheiro de um curso em livros, basta comprar uma parte e outra fazer investimentos e ao final de 4 anos vc vai ter aprendido MUITO e ainda tera um dinheiro investido para começar projetos pessoais.
faculdade deveria ser algo do tipo … tó o tema … estude e venha fazer um teste tal dia.
Sempre falaram pra mim q faculdade ensina voce a ser independente de professores e tal. mas voce sempre tem uma relacao de dependencia ( obrigacao de assistir aulas, revisoes, ajudinhas do prof. )
[quote=scottys0]faculdade deveria ser algo do tipo … tó o tema … estude e venha fazer um teste tal dia.
Sempre falaram pra mim q faculdade ensina voce a ser independente de professores e tal. mas voce sempre tem uma relacao de dependencia ( obrigacao de assistir aulas, revisoes, ajudinhas do prof. )
[/quote]
Seria legal, mesmo … principalmente pra maioria das matérias de computação, e se fosse o caso teria-se também os dias de apresentações de seminários.
Mas o ideal mesmo seria se nós pudéssemos dentre por exemplo 100 matérias divididas em categorias, por exemplo: Categoria de ‘Programação’, teriamos, lógica com java, lógica com c, introdução a lógica, dentre outras categorias, aí o aluno montaria sua grade curricular, isso eliminaria os desgostos de alguns alunos por pegar algebra 1,2,3. Calculo 1,2,3,4 …
[quote=scottys0]faculdade deveria ser algo do tipo … tó o tema … estude e venha fazer um teste tal dia.
[/quote]
Muitos professores tocam suas matérias assim. Vc vai lá ver o que ele vai dar na prova se quiser frequentar a aula apareça, senão apareça só na prova.
Uma pessoa que fez faculdade teve muito mais chances que uma que não fez. Teve muito mais chances de aprender coisas dificeis, importantes e aparentemente inuteis.
Falando do profissional padrão, que é burro, pouco compentente e tem zero de boa vontade de se manter atualizado e reciclado, isso significa muito.
Uma faculdade boa é um belo certificado “já tive a oportunidade de pensar”. Uma faculdade caça-níquel é um SCJP que leva-se quatro anos para tirar e muito mais que um livro pra decorar.
Tem gente que eh auto-didata, mas com certeza vcs conhecem vaarias pessoas que se nao fosse pela faculdade nao iam estudar nada nunca e iam ficar reclamando mas querendo soh festa, alguns aprendem sozinhos, outros para ter um nivel basico tem que ter alguem pra ensinar e cobrar… quem tah errado? qual a cultura da pessoa? qual a disposicao pra aprender? nao eh tao simples quanto “estude o conteudo e passe na prova”, prova por si soh jah dah mil e uma questoes sobre a validade de uma prova como mensuramento (estah correto ou seria mensuracao?) de conhecimento e tudo o mais…
Lucas,
Não sei se já viu uma prova de uma faculdade de bom nível, não são como as provinhas aplicadas no ensino médio e fundamental. No meu caso tive provas de professores mediocres que eram bem tranquilas e “decorebas”. Mas uma boa parte das provas que eu fiz durante a faculdade, ou o cara sabia a matéria, sabia pensar e expor sua lógica ou cara ficava naquele curso até aprender. Foram várias provas que você basicamente deveria saber e entender toda a ementa da matéria, com perguntas do tipo “Prove que isso é melhor do que aquilo, senão prove o contrário” que leva a pessoa a basicamente discorrer sobre o conteudo todo.
Lucas,
Não sei se já viu uma prova de uma faculdade de bom nível, não são como as provinhas aplicadas no ensino médio e fundamental. No meu caso tive provas de professores mediocres que eram bem tranquilas e “decorebas”. Mas uma boa parte das provas que eu fiz durante a faculdade, ou o cara sabia a matéria, sabia pensar e expor sua lógica ou cara ficava naquele curso até aprender. Foram várias provas que você basicamente deveria saber e entender toda a ementa da matéria, com perguntas do tipo “Prove que isso é melhor do que aquilo, senão prove o contrário” que leva a pessoa a basicamente discorrer sobre o conteudo todo.[/quote]
Existem cursos e “cursos”, professores e “professores” e o MEC nao distingue eles… eu sei muito bem que varias vezes o professor mostra que manja muito da materia e tudo o mais… agora, quantas mil pessoas discutem anualmente a validade do vestibular como ferramenta de mensuracao para ingresso na faculdade por exemplo… isso que eu quis dizer.
A bicho, se você sabe programar (tem lógica) faz uma faculdade decente (pra, infelizmente dizer que tem) e o resto é contigo. O conhecimento é tudo hoje em dia. Por que Bill Gates está onde está? Por que teve o conhecimento e soube usar. Por que os criadores do Google estão onde estão? Souberam usar o conhecimento. E os hackers então? Conhecem pra c*** e, se forem BEM espertos, vão poder usar o conhecimento para o bem e ganhar fortunas em grandes corporações.
Não é Trabalhar xor Estudar, é Trabalhar AND Estudar, 4ever !!
Ainda mais na nossa profissão onde quem tem um curso “walita” já sai “desenvolvendo software” e vendendo como fruta.
Vixi, é pano pra manga…discussão pra muitas páginas…