Olá boa tarde a todos.
Me chamo Vinicius, sou formando do curso de Bacharel em Análise de Sistemas e Tecnologias da Informação, da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC.
Estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso, onde vou desenvolver um software para unidades de saúde publica. Pretendo para isso utilizar JavaServer Faces, com JPA, Hibernate e MySQL, e talvez mais algum outro framework. Porém estou um pouco preocupado se em pouco mais de 1 semestre vai ser possivel implementar esse sistema, pois estou iniciando os estudos agora em Java para web, e tenho que apresentar meu TCC em junho de 2011.
Será que é possível nesse tempo aprender o suficiente para conseguir desenvolver esse sistema? Não se trata de um sistema muito complexo.
Qualquer opnião, sobre algum framework que talvez seria viavél ou legal utilizar, seria muito bem vinda.
Se vc precisar gerar a documentação do seu projeto tb para entregar esse TCC pode ser que não dê tempo. Eu recomento usar o framework da Caelum, o VRaptor 3.2, vai ganhar muito em produtividade, além da curva de aprendizado ser menor em relação aos outros frameworks.
Minha opinião é:
VRaptor 3.2 + Spring Security + Hibernate 3.6 + DisplayTag + PostgreSQL 9
Sendo o Vraptor o framework de desenvolvimento, o Spring Security é para autenticação, o Hibernate como framework ORM, DisplayTag para mostrar os dados em grids e Postgre como banco, já que para transações e quantidade de requisições ele é mais parrudo que o MySQL.
Espera a galera postar mais opiniões pra vc decidir o que usar.
Abraço!
Então, bom a ideia inicial é desenvolver em JSF, mas ouvi dizer que o aprendizado de JSF é um pouco demorado, e não é muito simples, isso me deixou preocupado, até o momento estou fazendo a documentação, levantamento de requisitos, diagramas,e tudo mais, vou fazer sua modelagem inteira, e com o levantamento de requisitos pronto, ai sim vou decidir melhor, mas meu professor orientador já adiantou que é melhor a gente partir para web, e utilizar JSF.
E eu já estava querendo aprender JSF também, então iria unir o útil ao agradavel, mas o fato de ter apenas um pouco mais de 1 semestre para aprender e desenvolver ao mesmo tempo, isso sim é que está me preocupando.
Ouvi falar de Flex também, que possui uma linha de aprendizado bem mais fácil se comparado com JSF, mas ainda assim acredito que vou partir para JSF mesmo, até por já ter comprado uns livros, e estar fazendo um curso também de Java para web, onde vai ser abordado bastante coisa de JSF.
meu amigo, eu te recomendo utilizar:
netbeans + jsf2.0 + ejb + jpa (hibernate) + glassfish
bom, como é um projeto que vc precisa ser rápido o netbeans vai te ajudar muito pois vc pode criar o banco de dados, e o netbeans pode mapear as entidades para vc, claro que vc precisara arrumar algumas coisinhas, mas ele agiliza muito o trabalho. No proprio netbeans tem um projeto pet que pode servir de guia para vc, a principio seu projeto não é tão demorado assim, vc vai fazer até em menos tempo, dependo de vc. E com a ajuda do netbeans vc vai desenvolver o mais rápido. Se vc não tiver muito tempo ele gera ate os beans e os facades para vc.
Ps.: Bom vc conhecer para ajeitar possíveis problemas, mas estamos falando de projeto de faculdade e de pouco tempo.
Desenvolvi um sistema para integracao de bibliotecas digitais. E se estiver afim de mesmo de quebrar a cabeca utiliza o Google App Engine e posta ai como fez. kkk
Também sou formando, mas de Sistemas de Informação da URCAMP em São Gabriel-RS. Minha idéia também é um sistema web utilizando JSF+facelets+Primefaces+Mysql+Netbeans+Glassfish. A diferença é que tenho que entregar em dezembro/2010 e faz duas semanas que comecei a estudar. Estou trabalhando com CRUD mesmo por causa do tempo de aprendizado dos outros frameworks mas acredito que dá pra fazer alguma coisa sim. Material atualizado mesmo, é mais fácil de conseguir na net.
De repente podemos trocar algumas ideias, não sei se é possível informar o e-mail aqui.
De qualquer forma tem uns links que me ajudara muito e deram resultados.