There we go again…
logger.warn(“Desabafo mode [ON]”);
Assim como o luca coloca a questão do standalone, eu pergunto: o que diabos é um aplicativo comercial?
Se estamos falando de aplicações lê-da-tela/coloca-no-SGBD/mostra-do-SGBD/edita/coloca-no-SGBD, eu não sei porque não fazer algo em PHP, Access, FoxPro, CLIPPER… para que objetos? Mapeamento?
São não. Na verdade as pessoas querem que seja assim, por isso ficam reclamando que o SGBD A não tem X, Y e Z, que eles podem fazer num banco oracle.
Não tem banco de dados que conserte um projeto ruim.
Se você quer desenvolver algo neste concenito de sistema, não perca tempo com java… procure algo que vai te proprocionar mais facilidade, como Delphi (não que Delphi seja apenas para isso, mas ele induz as pessoas a programarem assim). O problema do java é que tem objetos demais, regrinhas demais, padrões demais… você vai ser muito mais ‘produtivo’ (outro conceito bizarro) em uma plataforma criada para isso. Existe até um tal de VisualKit que faz isso.
Se você quer realmente fazer um TCC que agrege valor, a primeira coisa que sugiro é fugir deste tipo de aplicativo. Um desses pode ser desenvolvido geralmente em um ano, poxa dá tempo mais que suficiente para fazer algo bem legal… tanta coisa em arquiteturas distribuídas exóticas, MOM… cara, tem muita coisa legal se você quiser sair do moddelinho ‘comercial’…
Se for fazer, tente fazer segundo um bom conceito de software OO. Esqueça aplicativos comerciais, estude Projeto OO e seja feliz.
[]s