Trabalho de TCC

17 respostas
M

Olá Pessoal,

no Inicio do Ano estarei começando o meu TCC na UNASP,

Já Conversei com um Professor Orientador e ele topou me orientar fazendo trabalho sobre FrameWorks Java em Aplicativos Comerciais,

Mas ele me colocou uma condição…

que seja Desenvolvido uma aplicatido de verdade e não fique apenas com exemplos simples…

:oops: Queria saber se vocês teriam alguma ideia do que pode ser feito que ainda não está pronto… pois se eu fizer algo com Loja vertial, ou coisas do genero o Professor não vai querer orientar.

Desde já Valeu pela Força.

17 Respostas

danieldestro

Por que não faz uma locadora de videos via internet?

thiagorani

Faz algo para a univerdidade.
Um sistema on line para a biblioteca. Se bem que foge um poco da area comercial.
Os professores gostam de idéais que agregam valor a universidade.
[]´s

T

a) A biblioteca não é tão diferente assim da videolocadora, e é mais interessante (por exemplo, você pode ter um recurso de “full-text search” para procurar alguma coisa nas fichas dos livros. Um tipo de “Google” dentro da sua biblioteca, e você pode usar o Lucene ( http://jakarta.apache.org/lucene )

b) Uma coisa muito importante em aplicações (comerciais e industriais) hoje em dia é a parte de intercâmbio de dados entre aplicações diferentes (antigamente chamada de EDI, Electronic Data Interchange). Procure alguma coisa sobre XML e BPEL. Se você é ligado em infraestrutura, pode ver se é possível fazer um “mapper” (que é algo que converte um XML em outro usando regras gráficas). Veja demonstrações no site da Altova ( http://www.altova.com )

pcalcado

There we go again…

logger.warn(“Desabafo mode [ON]”);

Assim como o luca coloca a questão do standalone, eu pergunto: o que diabos é um aplicativo comercial?

Se estamos falando de aplicações lê-da-tela/coloca-no-SGBD/mostra-do-SGBD/edita/coloca-no-SGBD, eu não sei porque não fazer algo em PHP, Access, FoxPro, CLIPPER… para que objetos? Mapeamento?

São não. Na verdade as pessoas querem que seja assim, por isso ficam reclamando que o SGBD A não tem X, Y e Z, que eles podem fazer num banco oracle.

Não tem banco de dados que conserte um projeto ruim.

Se você quer desenvolver algo neste concenito de sistema, não perca tempo com java… procure algo que vai te proprocionar mais facilidade, como Delphi (não que Delphi seja apenas para isso, mas ele induz as pessoas a programarem assim). O problema do java é que tem objetos demais, regrinhas demais, padrões demais… você vai ser muito mais ‘produtivo’ (outro conceito bizarro) em uma plataforma criada para isso. Existe até um tal de VisualKit que faz isso.

Se você quer realmente fazer um TCC que agrege valor, a primeira coisa que sugiro é fugir deste tipo de aplicativo. Um desses pode ser desenvolvido geralmente em um ano, poxa dá tempo mais que suficiente para fazer algo bem legal… tanta coisa em arquiteturas distribuídas exóticas, MOM… cara, tem muita coisa legal se você quiser sair do moddelinho ‘comercial’…

Se for fazer, tente fazer segundo um bom conceito de software OO. Esqueça aplicativos comerciais, estude Projeto OO e seja feliz.

[]s

smota

Uma coisa legal que você pode fazer é algo com Datamining … você usa o Mondrian, jpivot e webwork e descreve como é legal usar frameworks pq agiliza pacas o desenvolvimento e sua super ferramenta de BI saiu em 6 meses sem ter nenhuma experiencia.

Agora, por experiencia propria … use uma base de dados existente, pule a parte de cadastros que he chata de fazer e nao agrega nada a seu TG … tipo o controle de aluguel de livros da biblioteca mesmo, vc soh faz um login pra ferramenta de BI e as funcoes de datamining na sua aplicacao, o resto vem da biblioteca mesmo :wink:

E

algum aplicativo que envolva o conceito de p2p, programação distribuída etc. Algo que saia do comum e faça você se aprofundar em uma tecnologia, os orientadores gostam disso.

Dica: faça algo que caiba no seu cronograma, algo simples mas com uma estrutura conceitual sólida. Não precisa recriar um Torrent ou Spyke da vida mas que revele o que acontece nos bastidores.
PS. eu caí nessa armadilha do sistema comercial e se voltasse no tempo seria bem diferente :?

danieldestro

O TCC da minha facul foi fazer uma ferramenta CASE UML. Na verdade a gente nem chegou no módulo de criação de diagramas tipo Rational Rose, mas a gente criava os elementos via formulários com caixas de texto e combos. Pode ser uma idéia também.

richardpeder

O meu TCC foi um trabalho tb tipo, um Sistema…com modelagem e implementação (fiz em Java, claro… :slight_smile: )…eu acho que o legal é fazer algo para o mercado, ou seja, não se prender muito ao lance da facul e explorar para fazer algo que vá levar para a vida…

ate mais…

R

richardpeder:
eu acho que o legal é fazer algo para o mercado, ou seja, não se prender muito ao lance da facul e explorar para fazer algo que vá levar para a vida…

concordo…se quiser fazer algo p/ valer, faz alguma coisa q vc pode explorar depois financeiramente…tipo, faz um site de algum servico q depois vc possa por no ar e ter algum retorno com ele…

fazer coisas p/ faculdade eh chato, burocratico e toma mto tempo de sua vida…e, claro, vc vai ganhar um mero “obrigado” por isso…e olhe lah…

falow

louds

rbarioni:
fazer coisas p/ faculdade eh chato, burocratico e toma mto tempo de sua vida…e, claro, vc vai ganhar um mero “obrigado” por isso…e olhe lah…
falow

Depende do foco do curso que você fez, se foi algo mais ‘hands-on’ como sistemas da informação ou PD, faz sentido fazer algo extritamente comercial. Mas no caso de um curso como ciencias da computação, que é mais academico e voltado para o lado ciêntifico, fazer um TCC que tenha um conteúdo mas apurado e aprofundado é mais correto.

Porque, por criativo que se possa ser, um sistema que faz apenas o leva-e-traz do usuario à base de dados vai ser sempre tecnicamente superficial; não importa o sabor dele, biblioteca, locadora ou coleção de cds.

Meu argumento, claro, vai de encontro, e pode ser de efeito nulo, com a vontade da pessoa, que muito bem pode estar apenas interessada em se formar e não em produzir algo com valores não pecuniários.

rigolin

Sisteminhas comerciais são simples demais para um TCC, se o foco for a modelagem e implementação usando técnicas e frameworks que já são usados no mercado.

TCC deve ser visto como uma oportunidade para o estudante aprofundar seus conhecimentos em um tema de seu interesse, e não simplesmente fazer algo que qualquer programador “meio teclado” pode fazer.

Concordo com o louds. Se você estiver cursando Bacharelado em Ciência da Computação escolha algo mais específico e profundo.

Temas simples e idiotas:

• Uso efetivo dos paradigmas da OOA, OOD e OOP na implementação de uma loja virtual;
  • AOP: Requisitos transversais implementados com elegância. Estudo de caso: loja virtual;
M

Olá Galera,

Aplicativos Comerciais:
Quando me referi a este tipo de aplicativo, apenas quiz dizer que eu não estaria criando por exemplo um Banco de Dados ou uma IDE de Programação, seria sim algo simples que não tomasse muito tempo para fazer pois o objetivo não é FAZER e sim Utilizar e Compara os recursos dos FrameWorks.

Por Exemplo

Exploraria Padrão MVC : Quais as Vantagens e Dificuldades
FrameWorks: WebWork , Strtus : Quais as Vantagens de cada um e qual a Dificuladde de cada um.
Ambos possuem o código Aberto:
Seria vantagem apenas usar como eles estão ou Customisalos para a minha aplicação.

Ai partir para Persistencia, View, e então cair em entros frameWorks, sei que nem todos vou achar um par para compara como o Axis.

Valeu pela força Galera

pcalcado

Você quer fazer uma comparaçãod e frameworks?

Crie um aplicação pequena, porém funcional.

Variações:

Interface Swing
interface AWT
Interface Web (HTML)
Interface Web (Laszlo)
Interface Web (XUL)
Interface WebServices
Interface RMI/CORBA

Persistência Prevayler
Persistência SGBD + DAO
Persistência SGBD + Hibernate
Persistência EJB CMP/BMP
Persistência XML
Persistência FlatFiles / CSV

Spring
PicoContainer
Web Container
Container EJB

Se você realmente quiser seguir esta linha, dá bastante trabalho mas o resultado pode ser gratificante. Tirando o fato de que em um ano muita coisa citada acima vcai estar defasada…

Luca

Olá

Putz, esta última idéia do Phillip é genial. Se realmente segui-la, publique os resultados aqui.

[]s
Luca

T

Isso parece com aquela “comparação de frameworks” que é o trabalho daquele Vinicius da Globalcode.
Ele até chegou a apresentar uma versão preliminar desse estudo no JavaOne deste ano, talvez você possa puxar o PDF no site do JavaOne: http://java.sun.com/javaone, procure pelo palestrante: Vinicius Senger

Luca

Olá

Tem razão thingol, mas a idéia do Phillip segue sendo boa. O Vinicius é gênio e deve ter feito um ótimo trabalho que aliás já vi um resumo. Mas isto não impede que outro faça estudo semelhante e apresente sua própria comparação.

[]s
Luca

M

Phillip ,

A Ideia é Bem por ai,
Não tinha pensado fazer AWT/Swing porque queria focar em WEB, mas o AWT/Swing tbm pode ser muito bom para o TCC.

O Grande dilema é:
"um aplicação pequena, porém funcional. "

O que deve ser ista Aplicação???

Luca,

Seria muito legal se a Galera do GUJ publicase o meu trabalho, mas antes disto preciso começar o trabalho, publicações podemos deixar para mais trade

O Mais importante agora são as Definições,

• Qual Aplicação fazer
  • Quais os FrameWork/ambientes

Já deu para tirar proveito de muito coisa desta simples perguntinha, mas o grande problema foi o Orientador ter dito para fazer uma Aplicação.

Não sei o que Fazer.

valeu

Criado 18 de novembro de 2004
Ultima resposta 19 de nov. de 2004
Respostas 17
Participantes 12