Gente, é claro que o Google faz isso tudo aí visando o bem-estar dos funcionários e a motivação deles. Deve ser muito bom mesmo. Não acho que seja uma questão de extravagância, nem que existam diretores lá dentro acendendo charuto com nota de 100 dólares.
O que eu quis dizer é que nem todas as empresas do mundo têm o “poder” do Google para criar esse tipo de ambiente de trabalho, seja por uma questão financeira, seja porque os seus dirigentes acham que isso tudo é uma tremenda frescura e os seus funcionários têm mais é que ficarem quietos e trabalharem pra eles poderem ganhar os 1 milhão % de lucro deles, já que 500 mil % é pouco.
Volta e meia a gente vê aí empresas muito grandes com prejuízos astronômicos, efeitos de erros de estratégia, escândalos de todos os tipos, troca constante de diretoria etc etc, o que geralmente leva ao tão temido corte de custos. Quando a grana tá apertada, a primeira coisa que cortam são as “mordomias” dos funcionários, nem que essa “mordomia” seja o biscoito maizena da cozinha (sim, eu já vi isso acontecer).
E isso tudo é no âmbito de empresas gigantes, multi-nacionais. Agora, imagina as empresas pequenas, com projetos pequenos? Os riscos são muito maiores.
Acho que a vida é feita de ciclos e nem todo mundo pode estar no topo ao mesmo tempo. Nem todas as empresas vão estar com grana sempre e nem todas serão bilionárias as mesmo tempo, e é isso aí o que eu quis dizer. Lógico que eles estão com a melhor intenção do mundo, eu também acho que tem que ser assim mesmo, por mais que a gente estranhe, já que 0,00001% das empresas têm um ambiente desse tipo, só que eu quero ver o que acontece em um momento de crise. E isso pode acontecer a qualquer momento, vide 11 de setembro.