Trabalho dos sonhos

Bom…

mas esse caso nao seria uma exceção?

axo que uma empresa que depende de resultados so entra em crise se os resultados não forem favoraveis… nesse caso o comprometimento dos funcionarios faz a diferença…

no seu exemplo realmente nao teria muito o que fazer… se eu fosse o dono dessa empresa eu liberava todo mund de ferias e pedia indenização ao governo… :smiley:

[quote=felipecruz]mas esse caso nao seria uma exceção?[/quote]Eu imagino que não.

[quote=felipecruz]axo que uma empresa que depende de resultados so entra em crise se os resultados não forem favoraveis… nesse caso o comprometimento dos funcionarios faz a diferença…[/quote]Nesse caso, sim.

[quote=felipecruz]no seu exemplo realmente nao teria muito o que fazer… se eu fosse o dono dessa empresa eu liberava todo mund de ferias e pedia indenização ao governo… :smiley: [/quote]É mais ou menos o que aconteceu…

Se você se refere ao estado original como tirar os “privilégios” e que os empregados se danem, como foi dito mais acima, duvido que essa empresa seja assim tão maravilhosa.

O que vejo hoje é um movimento em direção à um planejamento para sair da crise, onde os empregados são envolvidos ao máximo! E isso, pelo menos pra mim, não parece ser o estágio original e ultrapassado. É mais um avanço!

Crises sempre existirão. Só que agora as empresas enxergam oportunidades. E isso já acontece até mesmo aqui no Brasil. Até mesmo em repartições públicas! Já passei por um momento assim. Trabalhava em um determinado setor e houve uma crise muito grave. O coordenador do setor reuniu o time, expôs a situação claramente, ouviu idéias, fez as mudanças necessárias e todos colaboramos. No fim das contas, saímos fortalecidos do episódio. Se até no setor público isso acontece, quem dirá nas empresas (será que um dia isso acontece no Congresso? Será que Bill libera o Windows sob GPL? Acho mais fácil que a primeira opção…)

[quote=josenaldo]Se você se refere ao estado original como tirar os “privilégios” e que os empregados se danem, como foi dito mais acima, duvido que essa empresa seja assim tão maravilhosa.[/quote]Não não. O que eu digo de estado original é voltar às regras tradicionais que existem, as que reclamamos, como ter horário fixo, ter que trabalhar 8h por dia, uma hora exata pra almoço… essas coisas que falaram aqui que é o ambiente onde os brasileiros estão acostumados e por isso o “estranhamento” com o ambiente do Google.

[quote=josenaldo]Trabalhava em um determinado setor e houve uma crise muito grave. O coordenador do setor reuniu o time, expôs a situação claramente, ouviu idéias, fez as mudanças necessárias e todos colaboramos. No fim das contas, saímos fortalecidos do episódio.[/quote]A questão aí é que isso foi iniciativa de uma pessoa de mente aberta, não importando onde aconteceu. Deve ser um excelente profissional. Mas da mesma forma, existem aqueles que pensam o contrário. E não são só pessoas velhas que pensam assim… [editado] Alías, pessoas velhas não pensam assim.

Concordo com o MarcioTavares quando diz que uma empresa que está perdendo grana por qualquer motivo que seja, sim, ela não vai manter as mordomias. É mais uma coisa que eu não vejo coisa ruim alguma. Ora, se a empresa tá falindo, é comum que ela corte gastos, mordomias (que na verdade mordomias aqui significa rendimento no final das contas). Como disseram já, uma empresa não começa assim do nada abrindo mordomias. Só mesmo quando ela tem uma boa grana, uma boa mente aberta (porque muitos caras aí, sempre deixam pra depois o lance de investir no funcionário, porque mesmo que lucre milhões, sempre vai achar que deve ganhar mais pra fazer isso) que ela poderá realizar isso.

Então, não critico uma empresa que corta mordomias e alguns gastos quando está falindo.

Por exemplo o Google, se ele um dia começar a cair, é claro que ele vai cortar estas coisas. É uma decisão mais que racional. Afinal, ela não está lá para fornecer tudo de bom aos empregados, e sim, para visar lucro (que já disseram: são as mordomias que resultam em rendimento).

Acho que não vai ser isso que salvará uma empresa de falir. Se ela está falindo, é por falta de planejamento, e não porque tem mordomias para funcionários. Não será o corte de fornecimento de bolachas de água-e-sal que será a salvação hehehe.

Acho que não vai ser isso que salvará uma empresa de falir. Se ela está falindo, é por falta de planejamento, e não porque tem mordomias para funcionários. Não será o corte de fornecimento de bolachas de água-e-sal que será a salvação hehehe.[/quote]

Pra mim cafezinho, bolachinha, suquinho, água, tudo isso é uma obrigação de uma empresa, não mordomia.

O que eu quis dizer com mordomia é o que a Google faz.

Essas empresas comuns nem entram em questão.

Falir não é igual a falta de planejamento (que este pode ser um fator, mas não em todos os casos).

definam mordomia…

acho que a questão toda é… o google achou sua forma para manter seus funcionários felizes e produtivos…

toda empresa pode achar a sua forma… mas na maioria dos casos nao ha interesse… o funcionário é algo descartavel…

é isso…

sma nao precisa postar duas vezes suas mensagens estao sendo postadas normalmente

Valeu, é que deu um probleminha que eu não conseguia ver e só mostrou quando eu postei a outra, mas talvez é problema meu aqui.

[quote] Pra mim cafezinho, bolachinha, suquinho, água, tudo isso é uma obrigação de uma empresa, não mordomia.

O que eu quis dizer com mordomia é o que a Google faz. [/quote]

Bom, água e cafezinho tem aqui pelo menos :P, mas bolacha e suco eu ia considerar um avanço hehehe.

Não sei como é no google porque aqui não tenho internet totalmente liberada (isso seria mordomia?), mas se for parecido com alguns que vi pela tv como a pixar, deve ter uma sala de jogos, locais pra descansar e relaxar, tudo isso pra fazer a criatividade da pessoa aflorar e dar uma idéia que vale alguns milhões.

E o que o felipecruz disse é bom, o que seria mordomia?

Como a minha mente ainda está acostumada ao tradicional, qualquer coisa além de horário flexível, internet liberada, uma cozinha recheada e poder se vestir da forma que quiser (acho que eu não esqueci nada) já parece um pouco mordomia… :stuck_out_tongue:

essa definição não esta clara…

Mordomia é relativo… depende de quem vê… eu não acho que internet liberada seja mordomia… nao acho que biscoito na copa seja mordomia…

outros podem achar que sim…

Trabalho dos sonhos é ser dono do Google!

Bom, fotógrafo da Playboy ou da Sexy também seria muito bom.

depende do ponto de vista :smiley:

o meu trabalho dos sonhos é ter dinheiro o suficiente para não precisar trabalhar …
eu não deixaria de “trabalhar”, mas ia brincar bastante e fazer só o que eu estivesse com vontade :smiley:

isto sim seria o meu trabalho dos sonhos :smiley:

Minha definição do trabalho dos sonhos:

• Não se preocupar com dinheiro, ou seja, ganhar o suficiente para uma vida tranquila dentro dos padrões que cada um define
  • Ter seu trabalho valorizado não apenas financeiramente, mas através do reconhecimento da sua colaboração dentro da empresa
  • Não ser controlado, ou seja, ter liberdade para fazer meu trabalho da maneira que eu julgar mais apropriada
  • Se divertir com as tarefas, o local e as pessoas do trabalho

Concordo com o Sanchez, adicionando só uma coisinha:

Jornada semanal de 20 horas!!!

[quote=“felipecruz”]eu não acho que internet liberada seja mordomia[/quote]Não deveria ser mesmo, mas pela quantidade de empresas por aí que bloqueiam parte ou toda a internet, isso acaba se configurando uma mordomia na prática.

Acho que um contra-exemplo que eu poderia citar foi uma empresa que eu trabalhei no ano passado. Entre as “regras” tinham coisas do tipo ter que ir impecavelmente vestido (isso até é comum, mas eu não gosto que digam o que eu tenho que vestir), ter que chegar na hora exata combinada (geralmente 9h e 5 minutos de atraso era esporro e descontado do salário), ter que fazer 1 hora exata de almoço (nem mais nem menos porque todos eram horistas e não era permitido almoçar em meia-hora para contabilizar a outra meia-hora no salário), não poder comer absolutamente nada no escritório (só tinha café, água e às vezes um maizena), não ter nenhum tipo de acesso à internet, nem por email (tinha uma máquina apenas com acesso, mas era isolada da rede. Se fosse preciso copiar algum código de exemplo, vc deveria acessar seu email pessoal, enviar esse código por email para o gerente do escritório que aí colocava em uma pasta compartilhada da rede para vc pegar da sua máquina de trabalho, já que a máquina desse gerente era a única com acesso à internet e à rede interna ao mesmo tempo), não poder instalar nenhum tipo de ferramenta de costume na sua máquina, nem free (não tinha disquete, cd-rom e a usb era desabilitada), não ter telefone fixo e não poder fazer muitas ligações pelo celular, entre outras coisas que eu não lembro agora.

[quote=“urubatan”]o meu trabalho dos sonhos é ter dinheiro o suficiente para não precisar trabalhar …
eu não deixaria de “trabalhar”, mas ia brincar bastante e fazer só o que eu estivesse com vontade :D[/quote]Eu penso isso também: viver de renda, seria uma boa, e aí poder tocar os projetos pessoais com tranquilidade. Mercado de ações é uma boa pra isso.

[quote=“s4nchez”]Não ser controlado, ou seja, ter liberdade para fazer meu trabalho da maneira que eu julgar mais apropriada[/quote]Muito bom. Acho que esse seu post complementa bem o do Felipe Cruz. O grande desafio para montar essas equipes auto-gerenciáveis e confiáveis é justamente conseguir identificar o perfil de cada pessoa no momento da contratação. Como nesse momento cada um quer é vender o seu “produto” (o candidato quer “vender” o seu trabalho para a empresa e a empresa quer “vender” o seu ambiente), tudo é lindo e maravilhoso. Geralmente os problemas são revelados depois na prática e causam transtornos que todo mundo conhece.

[quote=“renato3110”]Jornada semanal de 20 horas!!![/quote]Pra mim se já tivesse a hora da ciesta, estaria ótimo. :smiley:

O que será que o coitado do ganhador da Mega Sena iria fazer com os 50 milhões que ganhou? Continuar a trabalhar? Um trabalho dos sonhos??