Trabalho em equipe utilizando java. Como funciona?

2 respostas
D

Galera, tenho uma curiosidade de saber como funciona a rotina no desenvolvimento de um sistema utilizando java.
Já tive a oportunidade de participar de uma equipe (como designer) em um projeto web, mas nunca tive a chance de acompanhar de perto a parte da programação.

Tenho algumas dúvidas relacionadas a isso: Qual metodologia é utilizada no desenvolvimento de um projeto em equipe, para que não ocorra nenhuma confusão quando se trabalha com mais de 1 programador? E em java, como é realizado o trabalho dos programadores? Por exemplo programador A trabalha na classe X e programador B nas classes Y e Z. Bom e por aí vai…

Não tenho nenhuma noção de como isso é realizado. Se alguém teve alguma experiência de trabalhar em equipe utilizando o java e puder compartilhar, eu agradeço.

Tentei ser o mais claro, mas se mesmo assim não entendeu direito a minha dúvida, por favor avise.

Valeu

2 Respostas

Jair_Rillo_Junior

Primeiramente, não importa a metodologia (RUP, XP, Scrum, etc) é necessário um repositório de código (CVS ou SVN). Ele será o cara que vai compartilhar o código e depois checar as mudanças (e caso haja conflitos, ele irá alertar).

Segundo, uma ferramenta de gerenciamento/build facilita muito o trabalho. O Maven + seus inúmeros plugin é uma excelente ferramenta para esse propósito.

Teste automatizado. Seja teste unitario com JUnit, ou/e teste de integração ou/e teste funcional. Teste é muito importante quando se trabalha em equipe. Assim cada membro fica mais seguro de fazer o seu serviço. No fim de cada tarefa, roda os testes e caso tudo esteja OK, significa que a pessoa não quebrou nada que estava pronto anteriormente :slight_smile:

Dependendo da metodologia, pode separar o serviço por casos de uso (cada programador pega 1 caso de uso para trabalhar), por user stores ou por fix (caso seja alguma manutenção). É legal ter um team leader para organizar isso.

Espírito de equipe por parte de todos os membros. Todas as pessoas do time tem que trabalhar como um time. Não adianta uma pessoa ser Super Ninja Mega Blaster bom em determinado assunto, se ela não ajudar o sucesso geral da equipe, pois lembre-se, o sucesso da equipe e, consequentemente de cada membro da mesma, só é alcançado se o projeto que TODOS estão trabalhando for aceito.

D

pô fera valeu!!! dei uma breve pesquisada aqui em algumas coisas que você citou e já consegui entender muita coisa!

Vou continuar lendo mais e caso haja mais algumas dúvidas, retornarei novamente. :smiley:

Mais uma vez, valeu!

Criado 20 de outubro de 2008
Ultima resposta 20 de out. de 2008
Respostas 2
Participantes 2