Estou desenvolvendo uma aplicação WEB em Java. Utilizo em meu ambiente de desenvolvimento NetBeans 6.9 tendo como “application server” o Glassfish e banco de dados MySQL.
Enquanto estava sozinho, tudo estava tranquilo visto que havia criado um projeto e detinha total controle sobre ele. Porém, agora tenho um colaborador e ele precisa trabalhar em elementos deste mesmo projeto. Por exemplo, eu trabalhando no “servlet1” e ele no “servlet2”, ao mesmo tempo.
Na experiência de vocês, qual é a melhor forma de organizar o projeto WEB para permitir este desenvolvimento conjunto e concorrente?
Só com o Netbeans dá pra fazer ou necessito de alguma outra ferramenta?
Você podem desenvolver seu projeto de forma concorrente com qualquer ferramenta que ofereça suporte a sistemas de controle de versão. NetBeans, Eclipse, Intellij IDEA, hoje em dia todas as IDE’s mais difundidas se integram bem com soluções de controle de versão. Para o controle de versão em si, recomendo Subversion ou Git.
na minha opiniao, sobre o grupo, axo q seria legal dividir as tarefas e conforme vai acabando a parte ir testando e conversando sobre o proximo passo…mas quem opinaria melhor eh quem jah faz isso…vou aguardar respostas dos colegas!!!
Vou tentar ser um pouco mais claro: falando na língua do Netbeans, eu criei um projeto e fui colocando todos os elementos dele: páginas html, jsp, folhas css, servlets, etc.; quando faço um “build”, todo este pacote é enviado para o “application server”.
Quando se tem apenas um trabalhando no projeto, não há problema. Mas e quando é necessário ter duas ou mais pessoas?
O controle de versão permite que duas pessoas trabalhem no mesmo projeto Netbeans?
Seria viável criar um projeto para cada “servlet”, por exemplo?
Ou qual é a melhor prática de mercado na visão de vocês?