Olá alguem já trabalhou ou trabalha no banco votorantin e gostou/gosta? como é la o trabalho é muito puxado? Os sistemas em Java são legados?
Obrigado por qualquer resposta.
Olá alguem já trabalhou ou trabalha no banco votorantin e gostou/gosta? como é la o trabalho é muito puxado? Os sistemas em Java são legados?
Obrigado por qualquer resposta.
Já prestei serviço via consultoria.
Minha resposta é: Depende do seu chefe. De resto é igual a todas empresas que já trabalhei.
Olá alguem já trabalhou ou trabalha no banco votorantin e gostou/gosta? como é la o trabalho é muito puxado? Os sistemas em Java são legados?Obrigado por qualquer resposta.
Assim como o amigo andredecotia, já trabalhei lá via consultoria. Trabalhei dentro do banco mesmo, alocado. Detestei.
Respondendo sua pergunta, sim, os sistemas são legados e bota legado nisso. Utilizam EJB2 e Struts 1. Eles tambem usam Spring, mas encapsulado dentro de um framework desenvolvido internamente que é horrível. A arquitetura, de uma maneira geral, era horrorosa. Eles tambem tem trocentos sistemas feitos em VB6, daí você vê como é a coisa por lá. Horrível, na minha opinião. Mas bancos são assim, demoram pra migrar as coisas. Os outros não são diferentes.
Os projetos em que trabalhei eram bem puxados, mas me desmotivei rapidamente devido aos fatores acima e levava tudo na manha do gato :lol: . Mas a coisa era bem hardcore mesmo. Fora que precisava trabalhar de social (que eu ODEIO, pessoalmente), não apenas de camisa e sapato, mas de terno e gravata mesmo. Caso isso o incomode é algo pra se considerar.
Trabalhava com uma equipe que tinha caras do banco e de outras consultorias, eram todos bem mais velhos que eu. No meu primeiro dia me perguntaram se eu era o novo office boy ( :lol: ). Eles sempre se referiam a mim como “menino”, hehe. Não que isso seja um problema e não estou julgando ninguem, pelo contrário, mas são pessoas com outro perfil. Os caras mesmos que mexiam com a camada do VB diziam que não tinham interesse algum em aprender Java ou qualquer outra coisa, porque “o VB ainda tem muito mercado, de fome eu não morro”.
Finalizei os projetos nos quais estava envolvido e saí da empresa correndo. Em suma, levando em conta apenas os fatores nerds/tecnologicos não recomendo. Não creio que vá te agregar muita coisa à carreira e ao seu conhecimento.
Obrigado pela resposta, sim a moça da consultoria falou sobre a tecnologia usada, é exatamente isso Ejb2 e Struts.
Vou ver oque faço aqui, vou pedir alto porque nao to muito afim de ganhar pouco mechendo com sistemas antigos deve ser uma dor de cabeça só! rsss
Abraços amigo
Olá alguem já trabalhou ou trabalha no banco votorantin e gostou/gosta? como é la o trabalho é muito puxado? Os sistemas em Java são legados?Obrigado por qualquer resposta.
Assim como o amigo andredecotia, já trabalhei lá via consultoria. Trabalhei dentro do banco mesmo, alocado. Detestei.
Respondendo sua pergunta, sim, os sistemas são legados e bota legado nisso. Utilizam EJB2 e Struts 1. Eles tambem usam Spring, mas encapsulado dentro de um framework desenvolvido internamente que é horrível. A arquitetura, de uma maneira geral, era horrorosa. Eles tambem tem trocentos sistemas feitos em VB6, daí você vê como é a coisa por lá. Horrível, na minha opinião. Mas bancos são assim, demoram pra migrar as coisas. Os outros não são diferentes.
Os projetos em que trabalhei eram bem puxados, mas me desmotivei rapidamente devido aos fatores acima e levava tudo na manha do gato :lol: . Mas a coisa era bem hardcore mesmo. Fora que precisava trabalhar de social (que eu ODEIO, pessoalmente), não apenas de camisa e sapato, mas de terno e gravata mesmo. Caso isso o incomode é algo pra se considerar.
Trabalhava com uma equipe que tinha caras do banco e de outras consultorias, eram todos bem mais velhos que eu. No meu primeiro dia me perguntaram se eu era o novo office boy ( :lol: ). Eles sempre se referiam a mim como “menino”, hehe. Não que isso seja um problema e não estou julgando ninguem, pelo contrário, mas são pessoas com outro perfil. Os caras mesmos que mexiam com a camada do VB diziam que não tinham interesse algum em aprender Java ou qualquer outra coisa, porque “o VB ainda tem muito mercado, de fome eu não morro”.
Finalizei os projetos nos quais estava envolvido e saí da empresa correndo. Em suma, levando em conta apenas os fatores nerds/tecnologicos não recomendo. Não creio que vá te agregar muita coisa à carreira e ao seu conhecimento.
Obrigado pela resposta, sim a moça da consultoria falou sobre a tecnologia usada, é exatamente isso Ejb2 e Struts.Vou ver oque faço aqui, vou pedir alto porque nao to muito afim de ganhar pouco mechendo com sistemas antigos deve ser uma dor de cabeça só! rsss
Abraços amigo
É em Sao Paulo, né? Me ligaram de uma consultoria essa semana ref. a um projeto lá, que estão montando uma equipe e tal. Dado o histórico que relatei acima recusei na hora, hehe, mas se voce acha que é uma boa, vai fundo e manda o preço nas nuvems que eles pagam.
Aliás, nessa mesma época que trabalhei lá (foi no começo do ano passado), eu já estava fechado com a consultoria que me contratou pra começar a trampar no banco e tal, alguns dias antes do meu inicio na empresa, uma OUTRA consultoria me ligou com uma proposta tambem para o BV (eles tem 987654321 consultorias diferentes trampando lá). Eu disse que não queria porque já estava fechado com outra empresa pra começar dali a alguns dias, ela insistiu pra que eu pensasse e soltou que a vaga era pra trampar em um projeto VB que ia ser migrado pra Java. Salário: 8000,00 CLT FULL. E eu não quis :lol: . Mas como pode ver, não tenha dó na hora de negociar o salario.
Boa sorte lá, vai precisar hehe. Falou.
Atualmente trabalho em uma consultoria dentro de uma operadora, e o ambiente legado é parecido com o ambiente desse Banco, EJB 2.1 e Struts 1.1, Jasper 1.1 e tudo mais que seja pré-jurassíco e antigo.
Somente te diria para pensar bem, pois essas tecnologias mortas mais trazem dores de cabeça do que ajudam de fato. É horrível ter que trabalhar com anemic domain + EJB 2.1 em ambiente instável e lotado de gambiarras. Se realmente acertar com a empresa, procure um valor bom, pois é difícil encontrar gente qualificada que conheça tecnologia legada.
Hoje em dia trabalhar em ambientes legados parecidos com esses que mencionamos deve ser complicado, pelo seguinte:
(1) O ambiente é legado.
(2) O ambiente tem muitas gambiarras e muitos outros problemas descritos aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_legado (Vale apena da uma lida o texto é curto)
e muitos outros que eu poderia ficar o dia inteiro explicando.
Os analistas tanto de RH quanto de Software, tem que ter essa visão.
Atualmente trabalho em uma consultoria dentro de uma operadora, e o ambiente legado é parecido com o ambiente desse Banco, EJB 2.1 e Struts 1.1, Jasper 1.1 e tudo mais que seja pré-jurassíco e antigo.Somente te diria para pensar bem, pois essas tecnologias mortas mais trazem dores de cabeça do que ajudam de fato. É horrível ter que trabalhar com anemic domain + EJB 2.1 em ambiente instável e lotado de gambiarras. Se realmente acertar com a empresa, procure um valor bom, pois é difícil encontrar gente qualificada que conheça tecnologia legada.
Atualmente trabalho em uma consultoria dentro de uma operadora, e o ambiente legado é parecido com o ambiente desse Banco, EJB 2.1 e Struts 1.1, Jasper 1.1 e tudo mais que seja pré-jurassíco e antigo.Somente te diria para pensar bem, pois essas tecnologias mortas mais trazem dores de cabeça do que ajudam de fato. É horrível ter que trabalhar com anemic domain + EJB 2.1 em ambiente instável e lotado de gambiarras. Se realmente acertar com a empresa, procure um valor bom, pois é difícil encontrar gente qualificada que conheça tecnologia legada.
Pois é, concordo totalmente com o colega acima. Sugiro uma reflexão para aceitar essa vaga pois como o colega johnny quest citou tais tecnologias são terríveis de se trabalhar e na minha opinião agregam muito pouco ao currículo, visto que o próprio mercado descontinou bagaceiras como o proprio EJB2 (lixo tóxico) e Struts 1. Aliás, não comentei, mas pra acesso a banco no BV eles usam JDBC puro.
No momento tambem trabalho com sistemas desse tipo, e como o colega dtkx citou poderia passar o dia todo falando dos trocentos problemas. Após sair da consultoria que me alocou no BV, consegui trabalho em uma outra grande consultoria pra um projeto com JSF, Spring, Hibernate, RichFaces, e tal. Fiz teste, fiz entrevista com o coordenador técnico que falou dos tais frameworks aí. Uma vez contratado, no primeiro dia o cara me disse “bom, é o seguinte, você não vai trabalhar naquele projeto e sim nesse aqui, que utiliza…EJB2 e Struts 1”. Enfim, acabei me fodendo de novo :lol: . É com conhecimento de causa que não recomendo esse tipo de projeto a ninguem… não espere que os recrutadores, em especial os de RH, enxerguem isso. Pra eles, me parece que é “tudo Java”.
Outra coisa que eu acho essencial, é o SCRUM, cara na moral nao aguento mais processo burocráticos e cheios de UML.
Algum ou outro UML até vai eu até gosto mas os caras viajam muito nesse tal de RUP …
Vamo ver oque rola ai…
Pois é, concordo totalmente com o colega acima. Sugiro uma reflexão para aceitar essa vaga pois como o colega johnny quest citou tais tecnologias são terríveis de se trabalhar e na minha opinião agregam muito pouco ao currículo, visto que o próprio mercado descontinou bagaceiras como o proprio EJB2 (lixo tóxico) e Struts 1. Aliás, não comentei, mas pra acesso a banco no BV eles usam JDBC puro.
No momento tambem trabalho com sistemas desse tipo, e como o colega dtkx citou poderia passar o dia todo falando dos trocentos problemas. Após sair da consultoria que me alocou no BV, consegui trabalho em uma outra grande consultoria pra um projeto com JSF, Spring, Hibernate, RichFaces, e tal. Fiz teste, fiz entrevista com o coordenador técnico que falou dos tais frameworks aí. Uma vez contratado, no primeiro dia o cara me disse “bom, é o seguinte, você não vai trabalhar naquele projeto e sim nesse aqui, que utiliza…EJB2 e Struts 1”. Enfim, acabei me fodendo de novo :lol: . É com conhecimento de causa que não recomendo esse tipo de projeto a ninguem… não espere que os recrutadores, em especial os de RH, enxerguem isso. Pra eles, me parece que é “tudo Java”.
O lado bom de dar manutenção em projeto legado, é que te amadurece mais rapidamente, porque assim
você não comete os mesmos erros que aqueles desenvolvedores iniciais cometeram antes, nem tanto de tecnologia,
mas sim do design/arquitetura e regras do negócio.
Mas o lado ruim ainda vence, porque quem trabalha na manutenção fica como ‘culpado’ pelo projeto não funcionar,
mesmo que não tenha culpa nenhuma. Mas um dos problemas do código legado é que muitos nem tem controlador
de versionamento, e quando tem, o CVS ou SVN está lotado de código duplicado, módulos idênticos duplicados, e para saber
qual versão é a que está rodando em produção é um martírio.
Mas o pior mesmo é ‘arrumar bugs’ em módulos que foram entregues sem estar funcionando, e por incrível que pareça,
a operadora de telefonia valida a entrega, e depois o empregado que faz manutenção no sistema tem que implementar tudo que não foi feito antes e que já deveria estar pronto antes da entrega, e ainda levar a culpa do sistema não funcionar. :lol:
Outra coisa ruim é corrigir bugs em códigos que foram projetados para não ter logs, sem stacktrace, e não ter disponível ambiente de teste, homologação e não ter disponível debug confiável. A correção dos erros ficam na programação orientada à bola de cristal.
No final montei um modelo completo de refatoração de todos os módulos, desde atualização de banco, arquitetura, design, modelagem, UML, e passei para meu chefe validar a proposta junto ao cliente para refatoração. Já faz meses que estou esperando, e por causa disso estarei saindo em 3 meses da empresa e voltar a ter diversão com desenvolvimento.