Pô galera, tô vendo que é um tópico ‘quente’.
Seguinte, pro pessoal que pensa em sair do país rpa trabalhar e tal, eu recomendaria ter o passaporte.
Isso aqui no Brasil é moleza para um monte de países. Como grande parte da Europa tem ‘crescimento vegetativo negativo’ (se é que se pode crescer negativamente
) eles facilitam a vida de imigrantes, PORÉÉÉÉÉÉÉÉMMMMM, em épocas eleitorais (como 2007-2008) isso muda muito e corre-se o risco de perder a chance de tirar o passaporte, porque os caras que entram vem cheios de promessas sobre apertar os cintos da economia, impedir imigração e etc.
Eu digo isso porque a minha mãe tá tirando passaporte italiano (uma tia nossa já conseguiu, então pra minha mãe tirar é só ‘expandir’ o processo) e nós tivemos que acelerar o meu porque é bem possível que ano que vem a legislação mude e ao invés de 3 gerações, passe pra 2 e o processo pare na minha mãe.
Enfim, a minha dica é correr com isso. Se vocês tem até bisavôs europeus, a enorme maioria dos paises (exceto a Suiça, mas que também, por enquanto não adianta muito pra trabalhar na União Européia) deixa tirar passaporte. Alguns só se tiver homens no ramo genealógico (na Itália, hoje, Bisavó, mãe de avó, mãe da mãe, por exemplo, não dá nacionalidade) e em outros, talvez quem tenha que fazer sejam seus pais, pois por avô é mais fácil, depois vcs expandem igual eu.
Recomendo irem até ou contactarem as embaixadas pra ver isso.
Normalmente o pessoal é amigável e ajuda bastante.
ps: como o meu passaporte tá saindo, espero ver vcs morando na Europa, ganhando em euro e tendo todos os direitos deles um dia também

ps2: se vcs conseguirem na época de estudantes, ae amigo, o céu é o limite, porque dependendo da sua Universidade, vc vai pra lá com ajuda tanto do governo brasileiro quanto do europeu…