Como eh sempre um assunto popular aqui no GUJ achei importante divulgar.
Hoje eu vi essa materia no UOL falando sobre como o pessoal ta se virando pra arrumar emprego diante da crise e tb que a classe media e as pessoas com formacao superior estao buscando oportunidades fora do Brasil mais precisamente em Quebec no Canada.
Massa cara.
Eu tava vendo uma reportagem na RPC (a Rede Paranaense de Comunicação) e pude ver que tem muito desenvolvedor por lá. Vi vários de Curitiba. Dá uma motivação bem legal isso
Conheço um carinha que tirou a cidadania (+ ou - 6 anos fora a grana) e foi pra lá (Canadá).
Gosto bastante, levou uns 3 meses para conseguir a vaga (programador java) na Toyota.
Ele salientou o seguinte:
Os canadenses no geral são tranquilos e tratam os brasileiros com naturalidade, mesmo porque o que mais tem por lá são gringos.
Pra que vem de fora é meio ruim de arrumar “mina” no início (cultura), não foi o caso mas disse que são meio ruins de bunda.
Gostam de futebol mas são péssimos nisso, só dar uns dribles e vira rei…arruma logo um monte de camarada rsrsrsr.
Não se deixe enganar…o frio de lá é de arregaçar qualquer brasileiro…-20 abaixo de zero; ele começou achando bonito e terminou achando que iria enlouquecer.
O trabalho é tranquilo, eles planejam tudinho antes (ao menos na Toyota) no começo ele achou um tédio; os caras davam 3 semanas para fazer uma coisa que levaria uns 2 dias (na nossa visão distorcida de prazos e maneira de trabalhar).
É fácil encontrar gente que conhece muito de Java e techonologia no geral (tipo gurus) e são bastante humildes; explicam tudo e mais um pouco, com medo de vc não entender ainda montam desenhos e gráficos para ajudar.
O Brasil é um lugar incomparavel na hora de tomar aquela servejinha no buteco e dar aquela paqueradinha.
A única coisa chata que ele comentou foi o fato de ter que acostumar com o local e a cultura que é um pouco diferente.
Isso eh verdade eu tenho contato com bastante gente no canada e eles sao bem legais mesmo, tenho uma amiga que eh professora de ingles numa escola pra estrangeiros e ela ta sempre fazendo festa com brasileiros por la. E eu sempre ouco falar que o povo do canada eh bem receptivo com imigrantes, mas discriminacao acontece com certeza, entao tem que se preparar pra administrar isso.
Cara isso eh lenda. Eu tb achava que ng batia as brasileiras, mas meu, ja viajei pra caramba, catei mina em tudo quanto eh lugar, minha atual mina nao eh brasileira e cheguei a uma conclusao, as brasileiras nao sao tudo isso nao. Aqui vc vai no mc donalds e nao acredita nas minas que trabalham la, em lojas, na rua, no metro eh uma mais incrivel que a outra e eh tudo gente boa, nao eh igual no Brasil que so porque a mina tem cabelo liso eh fresca, chata, mimada e te esnoba na balada hehehe.
Pelo menos as minazinhas que eu conheco de Toronto sao gatas.
Depende da pessoa. Morei um ano num lugar que durante o inverno chegava a -30 graus, neve direto, tipo 5 horas apenas com luz do dia, mas eu nem importava achave bom ate. Mas eu gosto de frio, odeio praia, etc… entao pra mim foi tranquilo de acostumar, mas acredito que pra algumas pessoas seja dificil mesmo.
Isso eh uma coisa que eu to aprendendo por aqui, os gringos tem uma visao um pouco diferente, se eles dao a palavra pra alguem eles cumprem, trato eh trato, eles nao fazem media com ng, nem tentam ser simpaticos, eles gostam das coisas justas. Por isso quando eles tem um projeto eles preferem colocar muito tempo e ter certeza que eles vao cumprir com a palavra e entregar no prazo do que tentar ser super legal com o cliente e promete algo em 1 dia e ter que se desculpar depois.
Quando eu cheguei aqui tb ficava impaciente com isso, porque estava acostumado com o ritmo de trabalho no Brasil. Mas aqui eles sempre calculam tudo, calculam todos os imprevistos possiveis, gente que fica ausente do trabalho por algum motivo e ate o tempo que vc gasta tomando um cafezinho com o pessoal da empresa. Ng gosta de ver ng se matando de trabalhar e isso eh muito bom eu acho.
Eh realmente nao tem muito disso nao, so no brasil mesmo que vc liga rapidinho pro seu camarada e marca num butecao pra tomar uma breja.
Uma coisa que eu falo que eh chato de viver no exterior eh fazer amizades porque mesmo que vc trabalhar numa empresa e sair de vez em quando com o pessoal, os gringos mantem bem separado trabalho e vida pessoal, entao eles nao se abrem com o pessoal do trabalho. Trabalho um ano com um carinha, ja sai pra tomar cerveja com eles algumas vezes e eu nao sei absolutamente NADA sobre ele, o cara nunca comentou se ele tem namorada, onde ele mora, hobbies NADA. Nao eh igual brasileiro que vc comeca a trabalhar num lugar na segunda na sexta vc ja ta saindo pra tomar uma breja e as pessoas contam pra vc toda a vida.
Entao se a pessoa que vai morar no exterior e nao tem nenhum outro vinculo no pais pode ser um pouco solitario e dificil de aguentar.
[quote=windsofhell]Cara isso eh lenda. Eu tb achava que ng batia as brasileiras, mas meu, ja viajei pra caramba, catei mina em tudo quanto eh lugar, minha atual mina nao eh brasileira e cheguei a uma conclusao, as brasileiras nao sao tudo isso nao. Aqui vc vai no mc donalds e nao acredita nas minas que trabalham la, em lojas, na rua, no metro eh uma mais incrivel que a outra e eh tudo gente boa, nao eh igual no Brasil que so porque a mina tem cabelo liso eh fresca, chata, mimada e te esnoba na balada hehehe.
Pelo menos as minazinhas que eu conheco de Toronto sao gatas. [/quote]
Que bom, achava que só as meninas que a gente vê nas telas éram bonitas por causa de uma rigorosa seleção.
Obrigado pela suas contribuições, ao meu ver bastante imparcial, a respeito da cultura de outros povos; nada melhor do que saber através de uma pessoa que viveu ou vive o dia a dia no contexto de outra cultura.
Alguem tem mais informações sobre trabalho com JAVA no Canada?
Estou indo agora em outubro estudar… se pintar alguma coisa interessante até poderia ficar por lah uns tempos trabalhando!
[quote=fantomas]Conheço um carinha que tirou a cidadania (+ ou - 6 anos fora a grana) e foi pra lá (Canadá).
Gosto bastante, levou uns 3 meses para conseguir a vaga (programador java) na Toyota.
Ele salientou o seguinte:
Os canadenses no geral são tranquilos e tratam os brasileiros com naturalidade, mesmo porque o que mais tem por lá são gringos.
Pra que vem de fora é meio ruim de arrumar “mina” no início (cultura), não foi o caso mas disse que são meio ruins de bunda.
Gostam de futebol mas são péssimos nisso, só dar uns dribles e vira rei…arruma logo um monte de camarada rsrsrsr.
Não se deixe enganar…o frio de lá é de arregaçar qualquer brasileiro…-20 abaixo de zero; ele começou achando bonito e terminou achando que iria enlouquecer.
O trabalho é tranquilo, eles planejam tudinho antes (ao menos na Toyota) no começo ele achou um tédio; os caras davam 3 semanas para fazer uma coisa que levaria uns 2 dias (na nossa visão distorcida de prazos e maneira de trabalhar).
É fácil encontrar gente que conhece muito de Java e techonologia no geral (tipo gurus) e são bastante humildes; explicam tudo e mais um pouco, com medo de vc não entender ainda montam desenhos e gráficos para ajudar.
O Brasil é um lugar incomparavel na hora de tomar aquela servejinha no buteco e dar aquela paqueradinha.
A única coisa chata que ele comentou foi o fato de ter que acostumar com o local e a cultura que é um pouco diferente.
flws[/quote]
Se eu ainda tinha alguma dúvida, elas se foram com esse post hahahha!
E a bunda não será problema pra mim, já q vou levar a minha namorada (e a sua respectiva bunda) daqui HUAHUAHUAE!
[quote=Rubem Azenha][quote=allyssonluan]Meu sonho é se formar, e vazar para outro país! hehehe
Gostaria de fazer um Especialização na Indía e ir morar no Canáda!
[/quote]
Caramba, primeira vez que eu vejo alguém querendo ir estudar na Índia.[/quote]
só por cauza da novela aff manuuuuu… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
[quote=Rubem Azenha][quote=allyssonluan]Meu sonho é se formar, e vazar para outro país! hehehe
Gostaria de fazer um Especialização na Indía e ir morar no Canáda!
[/quote]
Caramba, primeira vez que eu vejo alguém querendo ir estudar na Índia.[/quote]
++
btw, se estiverem em São Paulo esse final de semana e quiserem ir para o EduCanadá é uma boa. Fui ano passado, mas acho que passou a vontade (temporariamente) de sair do país.
Um lugar bem bacana que eu procurei também foi a Austrália. Como iria com a minha mulher, o tipo de trabalho dela não era bom, mas quando eu disse que trabalhava com informática a entrevistadora respondeu - Ah, pra você tem em todo lugar, não se preocupe.
Giuliano, não entra nessa pilha não. Pelo que eu vi, tem muito estrangeiro por aqueles lados e falar francês não será necessário para se relacionar, mas é claro que com o tempo quando estiver estabelecido e estável lá talvez seja uma boa idéia tentar aprender. Seria parecido com falar inglês aqui, é importante, principalmente na nossa área, mas é bem possível você se virar por um bom tempo sem saber.
Então igor_ks, de fato parece que precisa sim, mas isso é específico para Quebec e algumas outras regiões, mas por exemplo, mesmo nessas regiões há uma tolerância dependendo da empresa.
Por exemplo, tem um amigo meu que foi para lá, mal sabendo inglês, fez o IELTS e passou com a nota de corte e está lá há quase um ano já, mas basicamente depois que você está lá, tudo já fica mais fácil.
PS.: Eu não tinha visto a idade do tópico, tinha procurado no Google coisas sobre trabalhar no Canadá e acabou me trazendo de volta ao GUJ.
Mas uma outra opção que muitas pessoas fazem, caso tenha um dinheiro economizado, é ir para lá com um visto de estudante para fazer um curso, faculdade ou pós, e no tempo que está lá ir atrás de emprego por lá, então, com ajuda da própria empresa, conseguir o visto para trabalhar, parece funcionar até mesmo caso tenha intenção de imigrar (looooongo prazo).