Trabalho Programação Orientação a Objetos

Pessoal, preciso de uma pequena ajuda. Estudo redes de computadores, e não tenho conhecimento na parte de programação. Estou fazendo uma cadeira de programação orientada a objetos, e confesso, é muuuito difícil, rsrsrs.
Precisava de uma ajuda em um trabalho que não tenho idéia de como fazer.
Quem puder ajudar aí, até pago um pequeno valor pra ajudar.

Segue os dados do trabalho…
Estamos precisando um sistema simples para controlar a despesas de uma família (ou de uma pessoa sozinha). No início do mês o controle financeiro é inicializado (zerado) e então todos os gastos (despesas) são registrados à medida que vão ocorrendo. O usuário digita o valor da despesa e a categoria dessas categorias: alimentação, lazer, vestuário, transporte, educação, outras. A qualquer momento é possível saber o total dos gastos acumulados em cada uma das categorias (podendo reiniciar tudo a quando desejado, normalmente no início do mês).

Desenvolver um sistema com interface gráfica (camada de apresentação). Especificar e implementar a(s) classe(s) que modela(m) o problema que precisa ser resolvido, ou seja, a camada de negócios. O estado do(s) objeto(s) precisa(m) persistir ao tempo, ou seja, serem armazenados em arquivos textos (ou outra estratégia de persistência), portanto também deve(m) existir a(s) classe(s) da camada de persistência.

Vc consegue pensar quais classes vc precisa criar para implementar uma solução para esse problema? Por exemplo, se eu fosse criar um sistema para uma oficina, bem provável que eu teria uma classe chamada Carro no meu sistema.

Mas você está fazendo Redes, então como você está fazendo algo do tipo? Legal você se interessar pela área de programação, mas pra construir algo que está propondo a pessoa normalmente tem de ter feito Análise de Sistemas, Tecnologia da Informação, Computação ou algo do tipo, pois faz parte da competência esperada para tal área lidar com requisitos de sistema, interface gráfica, e persistência de dados, dentre outras coisas. Seu problema não faz parte - que eu saiba- do contexto de Redes.
Mas se vai realmente trabalhar com programação, não que seja dificil, mas
sim porque isso não é algo que se trabalha em Redes. Programação é uma coisa, redes é outra.

É como o @Laio falou, Redes é uma coisa, Programação é outra.
Só pra começar o planejamento do sistema teria que ter um conhecimento minimo de POO, e como você disse: “não tenho conhecimento na parte de programação”. Como caiu de pegar um trabalho assim?

Não precisa usar orientação a objetos, pode fazer de forma procedural que é mais fácil.

Eu estou fazendo a cadeira de POO, mas está complicado, eu até sei criar os atributos, métodos, mas o problema é como escrever isso em código. Infelizmente, essa cadeira de POO tem no curso de redes.

Na verdade amigo, eu faço redes de computadores, e como cadeiras básicas, a universidade colocou algoritmo e programaçao, e programaçao orientada a objetos nesse curso, ai ferrou com nós que fazemos redes. Até sei fazer o levantamento dos atributos, métodos, e como vai funcionar, o problema é colocar isso em código e criar tela básica.
Se puder dar uma ajudinha nisso por gentileza.

Cara, questão da UI pode utilizar o netbeans como IDE. Pra melhor entendimento da linguagem, aconselho estudar sobre MVC. Como disseram, monte primeiro as classes do seu sistema, defina quais serão as variáveis e qual tipo ( string, int, etc ). Monte uma classe de conexão com o BD e após os DAO’s, onde ficarão as querys. Logo em seguida monte os Controllers onde puxará as querys definidas. Tendo isso pronto, a parte visual ( View ) é apenas detalhe, a lógica você vai aprendendo por osmose conforme a sua necessidade. Começa com um CRUD básico. Exemplo: Um cadastro de login dentro do seu sistema. Onde definirá: Nome, Usuario, Senha, Status deste usuário. Comece pelo básico do cadastro > depois o de recuperar os dados do banco > fazer um update e só depois um delete. Você vai perceber que todo o resto seguirá essa mesma situação. Parece complexo ao ler, mas na prática é bem mais fácil. ( pelo menos seguindo essa linha de aprendizagem ).

Se for desktop, monte o projeto como Java SE ou Java FX.