Pessoal, esses dias me deparei com uma dúvida. Até procurei algum tópico neste fórum, porém não achei nada, então aí vai:
Sou um desenvolvedor e tenho bastante conhecimento de como certo tipo de negócio funciona. Vamos supor que eu desenvolva um sistema (usando JAVA) e queira distribui-lo, sob forma de aluguel, ou seja: não cobro pelo sistema, porém, cobro um X por mês, para que o sistema possa funcionar no estabelecimento (manutenção e algumas customizações já inclusas neste valor).
Eu até pensei em fazer por meio de RPA, mas acho que não se aplica, pois RPA só funciona pra serviços prestados, ou seja, eu teria que desenvolver o sistema e liberar os fontes para o meu cliente, e não manter vínculo de aluguel como quero.
Pergunto:
1 - Sendo eu pessoa física, posso estabelecer esse tipo de vínculo com meu cliente? Ou teria que abrir uma empresa?
2 - E se eu quiser meter a cara e fazer sem abrir empresa e nem RPA. O que poderá acontecer comigo, caso alguma “fiscalização” descubra?
3 - De certa, eu ficaria na mão da empresa, certo? Qualquer probleminha que haja entre nós, meu cliente poderia me ferrar, certo?
Desde já, agradeço.