Trabalhos na área Java

4 respostas
M

Olá, eu sou novo aqui no fórum, na área de informática e novo em Java, já postei um tópico sobre Java em Linux ( Conectiva 8 ) e algumas pequenas respostas …
Por ter visto alguns tópicos que tratam do assunto de trabalhos na área Java.

• Fiquei curioso para saber se trabalhar com Java no nosso mercado é uma boa opção ( tenho certeza que deve ser! ) , se não, qual é uma boa opção !

• Também queria saber se é normal ter alguma dificuldade inicial com programação orientada a objetos é normal !

Obs.: Como eu sou jovem e estou iniciando na área de informática não confundo muitas matérias como Linguagem C e Visual Basic. Mas Java, que aprendo como auto-didata e com algumas ajudas, acho, por enquanto, que não tem muita diferença dos conceitos de C - espero que tenha uma grande diferença - além de dúvidas e dificuldades que ficam na minha cabeça !

• Tem eventos, onde posso tirar minhas dúvidas cruéis, sobre Java na Gde. São Paulo ? São gratuitos ? O que faço pra participar ? Tem restrições com relação a idade ?

• Como estou no começo de Java e se esta permitir que eu tenha um futuro promissor, o que faço com relação a empregos, cursos, certificações, faculdades e continuidade na área, como são as ofertas iniciais de empregos ( estágios ) e pra quem tem grande conhecimentos ?

• Nesse mercado de concorrência e de muita disputa, é necessário, se eu começar a trabalhar na área Java, aprender alguma outra linguagem como VB, Delphi/Kylix, C/C++/C# ?

• E por último, em poucas palavras, como faço pra entrar na área de informática sem experiência nenhuma ?

Obrigado …

Desculpem pela sobrecarga de perguntas … Respondam somente se possível, pois achei que estas tem alguma relação entre si e postei elas em conjunto …

Marcel …

4 Respostas

D

Olha Marcel,
Não sei se todos concordarão comigo, mas acho que o ideal para quem está começando em informática seria arrumar um emprego (o ideal é um estágio. Se você não estuda, acho que auxiliar de informática) onde se aprenda muito.
Geralmente queremos resultados rápidos, dinheiro no bolso, futuro promissor… Isso só vem com muito esforço e dedicação.
Se você arrumar um estágio (um estágio descente ou um emprego como auxiliar), irá agregar muitos valores e aprender muito sobre muitas coisas com pessoas mais experientes. Pessoas que já passaram por várias situações que você irá enfrentar.
O difícil é arrumar isso. Hoje o conceito de estágio está bem deturpado. Tem pessoas que não fazem faculdade e nem estudam, fazendo estágio (isso é proibido, mas as empresas fazem isso para diminuir seus custos).
Procure saber das vantagens e desvantagens de cada área que você citou e veja qual delas você se sente mais confortável. Com o tempo vai descobrir.
Procure um programa de estágio de um empresa médio ou grande porte, onde você possivelmete tenha chance de crescer e… estude!
Acho que o mais importante: “Não faça por dinheiro. Faça porque gosta!”
Boa sorte.

Paulo_Silveira

algumas respostas:

se eh normal ter dificuldades com POO? eh MUITO normal. o conceito de POO pode ateh entrar mais ou menos na cabeca em um curto espaco de tempo, mas para voce usar o pontecial de POO, que serve para te dar maior reuso e melhor manutencao de codigo, leva MESES.

em sao paulo tem alguns encontros gratuitos, a gente sempre divulga quando possivel!

o emrcado de java esta crescendo assustadoramente no brasil, nao eh a toa que montamos o GUJ!

a gente estara inaugurando uma secao de empregos e curriculos no ano que vem, assim que o site tiver uma repercussao maior! teremos um tutorial falando sobre certificacao e um artigo explicando o porque de tirar a certificacao

M

Primeiramente agradeço as respostas de Diogo e Paulo e comentarei sobre isso …
Olha Diogo, concordo com você, eu estou entrando na área de informática porque realmente gosto, não fui obrigado por ninguém e nem porque dizem que informática da dinheiro, faço isso porque realmente gosto … Já imaginava que teria que começar de baixo como a maioria começa … Até acho melhor porque isso me dá a possibilidade de trabalhar com pessoas que sabem mais do que eu e assim, podendo, cada vez mais, adquirir e reter cada vez mais conhecimento … E, com meus méritos e se eu merecer, poder conseguir um futuro promissor !!!
Salientando a dificuldade de empregos e estágios, estou me esforçando ao máximo para isso, mas tenho um sério problema, não sei o idioma inglês e nem faço curso para conhecer o mesmo !!!
Sobre as áreas, sinto me bem programando e Java ( mesmo com dificuldades de iniciante e um monte de siglas que confundo - preciso reler alguns artigos daqui ! ), sinto me bem também mexendo com VB ( vai ver porque é mais fácil,mas me irrito com alguns bugs chatos ) e aposto na plataforma Linux, onde posso mexer com Java e Kylix ( não tenho conhecimento da linguagem ) !!!

Agradeço a atenção Diogo … até mais …

E Paulo … realmente entra poucos conhecimento de Java na minha cabeça, mas tenho muitas dificuldades, e como vc disse, espero derrubá-las uma a uma com o tempo !!! Me felicito saber que o mercado de Java cresce assustadoramente no Brasil !!!

E só me resta uma dúvida, nesses encontros podem entrar leigos em Java e menores de idade ???

Agradeço sua resposta !!!

Marcel …

Paulo_Silveira

esse deve ser o maior publico! :slight_smile:

quanto ao seu ingles, procure investir isso com URGENCIA

Criado 28 de outubro de 2002
Ultima resposta 28 de out. de 2002
Respostas 4
Participantes 3