Existe algum projeto de tradução do Java Tutorial para o português?
Se não houver será que há algum problema em iniciar um projeto no wikibooks, por exemplo? 
Tradução do Java Tutorial
4 Respostas
Eu sei que o J2EE Tutorial está traduzido para o português, e publicado pela Ciência Moderna (argh - se foi por ela, a tradução deve ser uma desgraça).
Mas o Java Tutorial acho que não foi traduzido (e como é uma “work in progress” - todo dia ele está mudando e sendo atualizado - talvez fosse difícil acompanhá-lo, se fosse uma iniciativa da comunidade).
Penso que um livro na wikibooks seria interessante, e relativamente bom para acompanhar mudanças, já que qualquer um pode editar…
Minha dúvida principal é se isto pode ser feito sem infringir nenhuma lei, não sei se o tutorial tem algum tipo de licença… se eu jogar na wikibooks a minha versão passar a ser GPL (se não me engano), e não sei se poderia ser considerado plágio…
Vou pesquisar melhor isso…
Eu sei que a tradução do Javadoc para o português exigiu um monte de “papelada”; no caso do Java Tutorial, provavelmente a papelada vai ser maior, principalmente porque as editoras devem poder exercer aqui no Brasil o direito de preferência para poderem traduzir e vender o Java Tutorial.
Na página principal do java tutorial tem a licença abaixo, na licença diz que posso distribuir se colocar uma cópia da licença abaixo, Mas no Copyright diz que preciso de autorização por escrito da Sun…
Sinto um ar de controversas nas páginas…