[quote=Thiagosc][quote=marciosantri]
Creio que solução está num transporte que me convença que é melhor e mais seguro utilizá-lo do que pegar meu carro. Só assim diminuirão a quantidade de carros nas ruas, de maneira similar à cidades européias.[/quote]
Imagino a sujeira e o bando de gente suada que você precisará ficar se roçando. Carro ainda é o meio de transporte mais confortável.
O problema do Brasil é que a população está concentrada em pequenos espaços. A cidade de São Paulo é uma desgraça, imunda e feia. Na Europa as pessoas vivem em cidades menores e dão um maior valor à qualidade de vida.
A solução para problemas de congestionamento é criar centros econômicos em outras partes do Brasil para que as pessoas parem de se amontoar em um mesmo lugar.[/quote]
Eu nao acho que o transporte em SP eh TAO ruim, tem tanto onibus, metro pra todos os cantos da cidade, trem. Quanto a seguranca, bem eu nasci em morei em SP toda a minha vida e eu nunca fui assaltado, nunca roubaram coisas da minha mochila em metro, onibus, nada. E eu acho que o metro em SP eh bem limpo e organizado. O problema maior como vc citou eh MUITA gente em SP, a cidade nao da conta de tanta gente.
Outro problema tb, eh o tamanho da cidade, SP eh gigante, demora muito pra ir de um lugar para outro mesmo sem transito, isso ja nao acontece em cidades da Europa por exemplo. Alem disso (pelo menos aqui na Suecia) as pessoas usam bastante bicicleta, eu mesmo ao inves de pegar o onibus ate a estacao de trem, eu vou de bicicleta ate a estacao, pego trem pro trabalho, na volta eu pego a minha bike e volto pra casa de boa, nao tem perigo nenhum porque quase todos os lugares tem ciclo vias.
Isso eh uma coisa que alivia pra caramba o numero de pessoas em trens, metro e onibus, mas infelizmente eh dificil de fazer isso em SP, porque se vc deixar a bicicleta na rua quando vc voltar vai encontrar duas, depois tem o problema que todo mundo dirige que nem louco e eh perigoso ir de bike pro trabalho.
Outra coisa, nos brasileiros gostamos de andar de carro, ja vi nego pegar o carro pra ir na padaria na esquina, isso nao eh bom pro transito e nao eh bom pro meio ambiente tb.
E no topo de tudo isso, a cidade de SP cresceu sem planejamento nenhum, eh so reparar as vezes pra ir pra algum lugar na cidade os motoristas tem 1 ou 2 alternativas apenas, entao eh inevitavel o transito caotico, junta isso com o monte de lotacao, motoboy, caminhao passando dentro da cidade e outras coisas, ai complica demais.
//Daniel