Trancamento de tópico relacionado a tecnologia?!?

Qual a explicação pra dessa vez bloquearem um tópico que fala de tecnologia?

Já estava virando uma guerra de egos lá. [=

Quando a vontade provar que tem a razão é maior do que a vontade de ser feliz, o quebra pau rola. [=

Eu até estranhei que deixaram muito tempo aberto.

[quote=Hebert Coelho]Já estava virando uma guerra de egos lá. [=
[/quote]

A que ego vc se refere?? Ao do moderador que trancou!?!? Aqui tb aconteceu o mesmo, será que ele era petista!?!

Inicialmente era um assunto técnico, mas dois membros começaram a discutir educadamente ideologias políticas.

Não é pq o assunto descambou que o tópico tem q ser exterminado, certo?

Ou errado? Programadores devem ser alienados políticos??

O problema é que estamos sob as regras do fórum, assim sendo somos todos “convidados” e como tal debaixo da lei: “minha casa, minhas regras”.
Pode ser desagradável, mas, pelo que tem acontecido são os “convidados” que extrapolaram os limites.

Sobre o tópico sobre aplicações desktop, realmente os trens saíram do trilho e eu que participei no início não consegui mais participar.

Como próprios moderadores já falaram aqui, este fórum não é uma democracia e tem grandes restrições. Respeito isso, mas por outro lado concordo que é um desperdício bloquear discussões de mentes tão brilhantes que essa comunidade possui, assuntos interessantes nesse momento que o país vive, isso está no nosso dia a dia do próprio trabalho, saímos do trabalho e vamos a manifestações, que em grandes centros estão nas portas, e vem ai a eleição 2014 que será uma das mais discutidas do nosso tempo. Voltar o off-topic mas retira-lo de tópicos recentes seria uma boa, não atrapalharia os fóruns técnicos, ficaria uma área isolada, entra quem quer e marca “acompanhar” quem quiser.

[quote=A H Gusukuma]O problema é que estamos sob as regras do fórum, assim sendo somos todos “convidados” e como tal debaixo da lei: “minha casa, minhas regras”.
Pode ser desagradável, mas, pelo que tem acontecido são os “convidados” que extrapolaram os limites.[/quote]

Acho que o fato de alguns usuários se excederem não é motivo pra encerrar toda a discussão que em nenhum momento desviou do tópico. Que tipo de moderador o guj usa, script automatizados?

[quote=Rodrigo.Rocha][quote=A H Gusukuma]O problema é que estamos sob as regras do fórum, assim sendo somos todos “convidados” e como tal debaixo da lei: “minha casa, minhas regras”.
Pode ser desagradável, mas, pelo que tem acontecido são os “convidados” que extrapolaram os limites.[/quote]

Acho que o fato de alguns usuários se excederem não é motivo pra encerrar toda a discussão que em nenhum momento desviou do tópico. Que tipo de moderador o guj usa, script automatizados?[/quote]
Este é outro problema, alguns usuários nunca admitem que estão em desacordo com as regras, por isso a necessidade da intervenção da moderação.
Se todos os usuários tivessem o “desconfiômetro” customizado com as regras não precisaria de moderadores, uma atividade que não é exercida com satisfação.

Eu não tenho que aceitar nada que não concorde. Provavelmente vão cansar de trancar tópicos. Aliás nem sei porque trancaram. São somente opiniões ali, apesar da conversa ter esquentado.

Com relação a política, há uma regra do fórum (que todos aceitaram ao entrar), que não se deve discutir política e religião.
Se querem discutir esses assuntos, deveriam procurar um fórum mais apropriado.

No tópico sobre desktop, a discussão deixou de ser produtiva.
Quando parte para insultos pessoais ou os argumentos do tipo “to errado e você certo”, “você não sabe do que tá falando”, enfim… raramente sai algo de útil.

Quando chega um ponto que a pessoa não concorda sem argumentos relevantes ou mesmo com argumentos de maneira aleatória fica levando para o duelo, o melhor é ignorar ou por suas últimas considerações. O que vai ganhar na prática em ficar gastando tempo brigando infinitamente? A vida é maior do que isso. Se já defendeu suficientemente sua opinião, então já fez sua parte, vai ser importante para quem enxergar algo proveitoso ali, independente do fulano B não concordar.

Quando chega um ponto que a pessoa não concorda sem argumentos relevantes ou mesmo com argumentos de maneira aleatória fica levando para o duelo, o melhor é ignorar ou por suas últimas considerações. O que vai ganhar na prática em ficar gastando tempo brigando infinitamente? A vida é maior do que isso. Se já defendeu suficientemente sua opinião, então já fez sua parte, vai ser importante para quem enxergar algo proveitoso ali, independente do fulano B não concordar.[/quote]

Concordar ou não é o direito de qualquer um. Eu respondo com argumento x e explico o porquê. Espero y e um porquê como resposta também. Se você deixa passar deixa um tópico ruim para outros lerem.

É muito fácil dizer que não concorda num tópico e deixar tudo vago.

Essa frase devia ser colocada em um banner em todos os fóruns da Internet :smiley:

Vocês tem que aprender de uma vez por todas que isso aqui não é democracia!

Veja bem, já chegaram até a chamar moderador de petista…

Já foi falado diversas vezes, e tá escrito na descrição da área que qualquer conversa que desvie para religião, política e afins será trancada.

Gosto desse tipo de discussão, mas convenhamos que esse não é o intuíto do GUJ.

É que tem gente que tem um ego tão monumental que se ver postado as próprias palavras com outro nick, vai arrumar alguma forma de corrigir! hehehe

[quote=Ruttmann]Vocês tem que aprender de uma vez por todas que isso aqui não é democracia!

Veja bem, já chegaram até a chamar moderador de petista…

Já foi falado diversas vezes, e tá escrito na descrição da área que qualquer conversa que desvie para religião, política e afins será trancada.

Gosto desse tipo de discussão, mas convenhamos que esse não é o intuíto do GUJ.[/quote]

acho que as pessoas confundem um pouco o conceito de democracia …

Democracia não é cada um fazer o que bem entender. Trata-se sobre cada um possuir direitos e deveres iguais. O que define quais são os direitos e deveres de cada um é a Lei, no caso do GUJ, as regras do fórum, que dizem explicitamente que (entre outras coisas):

1 - ao cadastrar-se no GUJ você aceita as regras do fórum;
2- o conteúdo é restrito a tecnologia
3 - a linguagem é moderada sem palavrões, xingamentos , etc.
4 - moderadores tem poder para bloquear tópicos

sendo assim, eu não acho que tenha havido abusos por parte da moderação. Abuso comete quem vai contra as regras, não quem as cumpre. Por outro lado, regras podem ser discutidas … Seria interessante que ao trancar um tópico, o moderador postasse o motivo do fechamento.

As regras não dizem que um tópico de extrema relevância pode ser fechado só por que um ou outro usuário criou polêmica. Parece mais o caso de um moderador que não está satisfeito ou não sabe realizar seu trabalho de modarar…

Quando há trocas de elogios e a discussão perde a razão, nós podemos sim bloquear o tópico.
Mesmo o assunto sendo de tecnologia.

Há canais apropriados para a reclamar da postura da moderação também, e você pode sentir-se à vontade para utilizá-los.

Eu só gostaria de pedir aos usuários, em especial aos mais novos, que revisitem os tópicos da época que o fórum era de assuntos gerais, e que a moderação não era rígida. Época em que tinhamos figuras como o Duran e o Mistico fazendo baderna e centenas de reclamações de usuários por dia. Talvez vocês encontrem por lá o tópico onde vários usuários sérios da comunidade pediram mais rigor na moderação, e entendam o porque estamos com a postura mais rígida desde então.

Não existe bloqueio de tópico em que todos fiquem satisfeitos. É, sim, uma atitude autoritária, e nem sempre vocês irão concordar com ela. Mas, de maneira geral, hoje quase não temos reclamações, nem trollers, e nem bagunça. Além disso, eu gostaria de ressaltar que geralmente tranco um tópico quando recebo e-mails ou MPs de outros usuários reclamando do bate-boca.

[quote=ViniGodoy]
Quando há trocas de elogios e a discussão perde a razão, nós podemos sim bloquear o tópico.
Mesmo o assunto sendo de tecnologia.

Há canais apropriados para a reclamar da postura da moderação também, e você pode sentir-se à vontade para utilizá-los.

Eu só gostaria de pedir aos usuários, em especial aos mais novos, que revisitem os tópicos da época que o fórum era de assuntos gerais, e que a moderação não era rígida. Época em que tinhamos figuras como o Duran e o Mistico fazendo baderna e centenas de reclamações de usuários por dia. Talvez vocês encontrem por lá o tópico onde vários usuários sérios da comunidade pediram mais rigor na moderação, e entendam o porque estamos com a postura mais rígida desde então.

Não existe bloqueio de tópico em que todos fiquem satisfeitos. É, sim, uma atitude autoritária, e nem sempre vocês irão concordar com ela. Mas, de maneira geral, hoje quase não temos reclamações, nem trollers, e nem bagunça. [/quote]

Vini, acho que vc não entendeu,

Não estou dizendo que vc não pode bloquear, e sim que isso é ruim para o site de vcs.

Eu não pretendo usar dos canais que o GUJ disponibiliza pra reclamar, por que não ligo, se o GUJ não aceita discussão existem centenas de lugares pra discutir tecnologia na internet. :wink:

Seria muito interessante um tópico relacionado a política e negócios voltados a IT, este é um assunto bastante interessante e discutido muito aqui no forum.
Assim minimizaria bastante “tópicos trancados” e explorariam outros aspéctos presentes no nosso dia-a-dia, como leis, legislações e normas (legais).
Sou meio suspeito pois gosto muito de falar destes assuntos, mas acredito que não sou o único.

Eu entendi sim. Mas estou dizendo que você está enganado e por isso pedi para você olhar o histórico do fórum. Nós tivemos perdas significativas quando deixávamos discussões assim correrem soltas.

Aliás, a maior parte dos fóruns técnicos, sejam brasileiros ou não, são até mais rígidos do que o GUJ.
Muitos sequer tem um fórum de assuntos mais gerais e outros são bem mais rápidos em excluir tópicos e tomar ações contra seus usuários.