Tranformação(XML + XSL) = HTML

Me apareceu um projeto hoje, onde devo gerar um relatório. O cara que começou usou o XML Beans, para gerar uma classe (TO) que gera um XML dos seus dados. Preciso transformar esse XML com um XSL para gerar o relatório na web.

Qual a melhor forma de transformar: usando o próprio browser - fazendo a referência sobre o XSL no meu XML gerado - ou usar uma API Java para transformar e então mandar para o browser o HTML resultante da tranformação?

eu aconselharia transformar fora do browser. Primeiro que dependendo do volume dos dados e da maquina cliente, isso pode ficar leeeennnnto. Outra coisa é a compatibilidade entre browsers q é bem discutivel.

Mas eu acho que voce deveria fazer teste com os dois para ver como fica cada um, acho que não é todo mundo que faz relatorio dessa maneira. (eu só vi isso umas duas vezes na vida, mas era por que os dados vinham de outro sistema por web services)

Eu tenho uma aplicacao que usar num menu, ajax, e no centro, exatamente como voce disse (xml transformado), cara, ficou MUITO, mas MUITO lento para carregar no firefox.

ta … ja q ta feito o coco … usa uma api Java, voce nao vai cair na incompatibilidade entre browsers … e o trabalho fica mais “clean”