Tranformar um arquivo text/html em um arquivo Excel

Ola pessoal.
Estou tentando trasnformar um arquivo html em um arquivo excel com o java.
Procure na net, mas a unica coisa q achei é q alguns dizem q é possivel fazer com o POI. Baixei o POI mas n sei por onde começar olhando o javadoc (e n sei nem se é possivel).
Esse arquivo (text/html) eu consigo abrir com excel, mas esse formato é mto grande e ainda por cima o excel 2007 reclama toda vez q eu tento abrir um arquivo desse tipo (exibe uma mensagem dizendo q esse n é um arquivo excel padrao). Quando eu o abro e salvo como xls o arquivo diminui de tamanho e o excel n reclama mais, porem agora meu objetivo é fazer isso com o java, sem ter q ficar abrindo esses arquivos enormes e transforma-los em um verdadeiro excel.

Alguem pode me ajudar?

É possível gerar qualquer excel usando a POI. Comece por este guia:

http://poi.apache.org/spreadsheet/quick-guide.html

Vc tb pode abrir um arquivo excel, modificá-lo com a POI e depois fechar. É útil com arquivos com muita formatação.

Não existe nada que fará um txt virar um excel automaticamente (a não ser que fosse um CSV). Vc vai ter que abrir, fazer o parse e gerar o excel com POI a partir disso.

Para fazer a análise do HTML, vc precisaria de um parser HTML. Recomendo o NekoHTML, mas não é nada nada trivial. Vai dar um trabalho do cão de qq maneira.
Se você quiser transformar um HTML em imagem ou PDF, é mole mole mole. Só usar o XHTMLRenderer: http://code.google.com/p/flying-saucer/

Oi!

Se salvando como XSL você não encontra problema, podes tentar criar o arquivo “na mão” mesmo, ou seja, pega o arquivo de entrada, gera o byte[] dele, depois o escreve em um outro arquivo com a extensão .xsl e veja se resolve.

Caso contrário, eu particularmente, só conheço o POI Spreadsheet, que inclusive usei e achei excelente.
Bom, o link tem exemplos muito bons.

Abraços.

Olá.

Tópicos envolvendo frameworks, ferramentas e/ou utilitários não devem ficar no fórum de Java Básico. Da próxima vez, observe que temos outros fóruns além do básico, como: desenvolvimento web, java avançado, outras linguagens e, claro, frameworks, ferramentas e utilitários.

Tópico movido.