Transferir dados entre paginas servlets

Olá, Eu gostaria de esclarecer uma duvida.
Preciso transferir dados de uma pagina logada para uma outra pagina quando logar. Seria assim: a pessoa A tem uma conta e em um campo escreve qualquer coisa para uma pessoa B. Ao submete esse campo, a pessoa B recebe esse valor com a informação. Isso em tempo real.
O que eu pensei (e sei fazer), é quando a pessoa A submeter esse campo, esse valor é salvo em um campo no banco de dados (mongoDB), da conta da pessoa B. Quando a pessoa B estiver logada, na pagina dela existe um javascript que de tempo em tempo(5 segundos por exemplo), envia uma requisição em Ajax para o servidor, onde é feito um busca no banco, e se existi alguma mensagem a mais, ela retorna para a pessoa B.
Minha duvida é essa: É dessa forma que eu gero comunicação entre duas pessoas sem a nescidade de carregar uma pagina que traga todos os items daquele campo?
Porque talvez existi uma melhor forma de se fazer isso, digo, talvez enviar os dados para outra pagina antes de salvar no banco.

Oi Rodrigo

Sua soluçao parece bem interessante pra começar. Existem formas mais complexas de resolver esse problema, mas a sua me parece suficiente. O que vc precisar saber é se seu sistema vai aguentar essa carga (ajax de 5s em 5s buscando no banco, pra todos os usuários).

O nome disso que vc quer fazer, um Ajax cutucando o servidor de tempo em tempo é polling. Alternativas mais robustas pra isso são Comet com conexão persistente e, melhor ainda, WebSockets.

E sobre consultar o banco esse tempo todo, precisa ver se aguenta. Senão vai precisar de algum cache na frente. Mas tudo depende da carga que vc vai ter nesse sistema.