Olá,
Há algum tempo eu venho usando o Eclipse Standart Edition e consequentemente já tenho o JDK instalado.
Pretendo começar a estudar Java Web e gostaria de saber se ha alguma forma de fazer isso instalando o mínimo de componentes possíveis.
Por exemplo…
É mesmo necessário baixar outro Eclipse só para desenvolvimento web?
Preciso baixar o Java EE SDK separadamente ou posso fazer isso pelo Eclipse que já tenho instalado?
Qual o caminho mais prático para quem já estuda como Eclipse Standart Edition, começar a programar com Java Web?
Grato desde já pela resposta,
Wagner Fernandes
no próprio site do Eclipse tem a opção para baixar um Eclipse JAVA EE -> http://www.eclipse.org/downloads/
se não me engano dá para utilizar sim, acho que é só mudar a perspectiva, acho que teria outras configurações para mexer, mas pq complicar se podemos baixar um Eclipse para EE ?!
Resposta curta: é como o DefaultBR disse, se quiser facilidade e produtividade baixe logo o Eclipse Java EE.
Resposta um pouco mais longa:
Primeiro um esclarecimento muito importante: o SDK é o mesmo para Java SE e EE.
O que o Java EE tem a mais são as especificações dos recursos “enterprise” (o mais comum é a parte Web: Servlets, JSP). Esses recursos são implementados por um servidor de aplicação, que roda sobre o SDK comum.
Então a única coisa realmente necessária para usar Java EE (além do JDK) é um servidor de aplicação.
E para que serve o Eclipse Java EE? Ele é apenas um acessório, oferece algumas ferramentas úteis como: editores para arquivos específicos (páginas JSP, html, deployment descriptors, etc), wizards para gerar classes automaticamente, controle do servidor de aplicação (permite inicia-lo de dentro do Eclipse, publicar as aplicações automaticamente, alterar algumas configurações), geração de pacotes para deploy.
Portanto, a rigor você poderia desenvolver em Java EE com o Eclipse mais básico, só teria algum trabalho a mais para empacotar, publicar e executar seus programas (pode ser diminuido com ferramentas externas tipo Ant ou Maven).
Até recomendo fazer assim por um tempo enquanto aprende para se familiarizar com a estrutura das aplicações, coisa que pega bem forte em uma prova de certificação por exemplo.
Teoricamente, também teria a opção de baixar plugins individuais para as tarefas que deseja. Só que isso não é prático, por isso é que a dica final é mesmo aquela: para desenvolver de verdade, o negócio é instalar a versão EE.