Transformar um projeto em opensource

Srs.,

Bom, estou cogitando a idéia de transformarmos um projeto em opensource, será que tem como vocês opinarem sobre os pontos chaves que vocês como desenvolvedores buscam em um projeto open source? Resumindo a coisa: eu quero saber, como nós podemos ajudar as equipes transformando nossos projetos em ferramentas open source? Como nós vamos ajudar as pessoas? Porquê sinceramente, eu não acredito em “custos” como sendo uma vantagem do modelo opensource p/ esse caso, visto que em sistemas não genéricos existe o custo de personalização, aprendizado, e todo o resto que vem embutido e muitas pessoas não vêem, mas ele existe.

A questão é: estamos dispostos a transformar o projeto em opensource, mas temos que ver uma vantagem real para a comunidade.

[]'s

Na minha opinião, depende do objetivo do projeto.

Mas deve haver objetivos genéricos. É isso que estou falando, usar “custos” como desculpa pra mim não dá muito certo. A questão é: se nós disponibilizassemos uma ferramenta openSource, qual vai ser o ganho real para as pessoas? O que nós vamos estar contribuindo com o mundo?

tera que ser uma ferramenta bem inovadora como um daqueles canivetes suiços, pois com essa nova spec do java 6 ou 7, eles ja nos dão quase tudo que precisamos.
tera que ser inovador para as pessoas terem ganho pois só depois que vier a ser útil no mercado sera a sua vez de ganhar e ver o quanto você contribuiu para o mundo, sorte ai, abraços.

tera que ser uma ferramenta bem inovadora como um daqueles canivetes suiços, pois com essa nova spec do java 6 ou 7, eles ja nos dão quase tudo que precisamos.
tera que ser inovador para as pessoas terem ganho pois só depois que vier a ser útil no mercado sera a sua vez de ganhar e ver o quanto você contribuiu para o mundo, sorte ai, abraços.[/quote]

Nós somos uma empresa, não temos um framework que fizemos, nós temos um produto. A spec 6,7, tanto faz. Nós nao implementamos nada diretamente dela. Existem mais ou menos 5 ferramentas no ramo que são opensource. É isso que estou falando, exemplo (que não é o nosso caso), imaginem uma aplicação de adm empresarial, qual é a vantagem, o que ela traz de bom pro mundo, se ela for opensource?

[quote=AUser]

Nós somos uma empresa, não temos um framework que fizemos, nós temos um produto. A spec 6,7, tanto faz. Nós nao implementamos nada diretamente dela. Existem mais ou menos 5 ferramentas no ramo que são opensource. É isso que estou falando, exemplo (que não é o nosso caso), imaginem uma aplicação de adm empresarial, qual é a vantagem, o que ela traz de bom pro mundo, se ela for opensource?[/quote]

ahhhh saquei, acho legal sua idéia colocar seu produto como open source, com certeza se eu viesse a precisar do mesmo tipo de produto(ferramenta), iria ver se no mercado já existe uma open source que suprisse as necessidades para qual preciso, pois as vezes é melhor pegar uma ferramenta tipo a sua e moldar para o que você realmente precisa do que construir uma totalmente do zero, o problema é, que quando encontro ferramentas open source geralmente são mal documentadas ou muito mal escritas programaticamente que fica inviável tentar entender a lógica que foi utilizada na mesma, ficando assim mais fácil construir do zero, do que ter que escrever um monte de código para muitas vezes conseguir uma simples funcionalidade, e por este motivo acredito que varias empresas gastam tanto dinheiro para desenvolver seus próprios softwares do que pegar um produto open source.

Eu acho que o aumento de competitividade já é um forte motivo, embora não devesse ser.

Você colocar uma ferramenta de Adm. Financeira boa no mercado Open Source. Fará com que todos os Desenvolvedores da mesma ferramenta busquem cada vez mais a excelência.

Claro, isso não deveria ser um motivador por si só, mas o é. Vejo o Open Source como ameaça a vários picaretas com Produtos meia-boca no mercado. Acho isso ótimo.

Estava há um tempo atrás, querendo lançar no mercado algo que agregasse alguma coisa de valor. Pensei um bom tempo em fazer um Projeto Open Source voltado para a Educação Infantil. Isso ainda não saiu do foco, mas o insight que preciso pra começar ainda não me veio a mente, as idéias ainda estão MUITO soltas.

Por isso, pretendo até o fim do ano, lançar um Projeto Free (não OS) para algo que creio que ajudará a sociedade como um todo. Será não Open no início, porém nunca se sabe futuramente… Quero primeiro ver se “cola”.

Abs [] e sucesso no futuro do Projeto Open SOurce.

[quote=adriano_si]Eu acho que o aumento de competitividade já é um forte motivo, embora não devesse ser.

Você colocar uma ferramenta de Adm. Financeira boa no mercado Open Source. Fará com que todos os Desenvolvedores da mesma ferramenta busquem cada vez mais a excelência.

Claro, isso não deveria ser um motivador por si só, mas o é. Vejo o Open Source como ameaça a vários picaretas com Produtos meia-boca no mercado. Acho isso ótimo.

Estava há um tempo atrás, querendo lançar no mercado algo que agregasse alguma coisa de valor. Pensei um bom tempo em fazer um Projeto Open Source voltado para a Educação Infantil. Isso ainda não saiu do foco, mas o insight que preciso pra começar ainda não me veio a mente, as idéias ainda estão MUITO soltas.

Por isso, pretendo até o fim do ano, lançar um Projeto Free (não OS) para algo que creio que ajudará a sociedade como um todo. Será não Open no início, porém nunca se sabe futuramente… Quero primeiro ver se “cola”.

Abs [] e sucesso no futuro do Projeto Open SOurce.[/quote]

Concordo contigo, é uma boa razão mesmo. Alguém tem mais alguma?

Obrigado pela contribuição, Adriano.