Transicao de trabalho

Gostaria de saber se alguem fez transicao de area, por exemplo, atua numa area e foi pra outra.
Eu trabalho em emissora de tv e gostaria de voltar para a area de TI, mas minha primeira experiencia nao foi boa, mas estou decidido em retornar aos estudos e voltar para area de tecnologia.
Alguem tem alguma dica, experiencia ou situacao semelhante.
grato pela atencao.

Eu também estou enfretando um dilema, trabalho na area de redes, sou MCP,MCDST,CCNA, ITIL, já estou pra prestar o exame para o CCNP, porém gosto de programação sempre estudei desde os meus 14 anos foi amor a primeira vista so que por um motivo ou por outro acabei não entrando pra area e fui para em redes que também gosto porém parece que programação fica me chamado estou sem saber se deixo redes de lado e vou pra programação ou se fico trabalhando com redes mesmo, pois tenho 23 anos não tenho ainda ensino superior e se eu for pra programação a estrada e grande. provavelmente terei que reduzir meu salario no começo alem de em vez de continuar crescendo irei dar um passo para o lado em vez de pra frente.

Alguem ja passou por isso ? Vlw a pena?

@marciojesus
Sempre trabalhei com suporte em infra e comecei a me preparar há alguns meses para trabalhar com desenvolvimento. Estudei por conta própria e fiz um curso e te digo que é muito fácil desanimar e pensar em desistir, e simplesmente voltar a fazer o que estava habituado a fazer todos os dias. Eu quase desisti, fiquei uns 2 meses sem escrever uma linha de código e depois recomecei novamente com tudo. Faz pouco mais de um mês que comecei a enviar currículo, mandei uns 30 e tive 3 retornos. Sendo que um desses retornos fui chamado pra fazer um teste e to esperando o resultado.

Não sei sobre seus conhecimentos de Java, mas estude bastante e tente dominar bem o o básico da linguagem e OO. Caso perceba que não consiga estudar sozinho, seja sincero com vc e procure um curso de Java. Se você mora em São Paulo, saiba que existe bons centros de treinamentos e nem todos são absurdamente caros.

Dei o meu exemplo pra vc, mas vc perguntou sobre migrar de uma àrea totalmente diferente para outra. Então vou citar o exemplo do meu colega de faculdade, ele deve ter uns 33 anos e sempre trabalho como motoboy. Começou a faculdade de SI e junto iniciou um treinamento de formação completa em C#. Ficou um ano estudando entre o início da faculdade até começar a aparecer as primeiras oportunidades e ele hoje ele é programador jr com 1 ano de experiência. Tá, o cara se matou estudando e mandou currículo a rodo, então é por aí o caminho.

@felipes01
Estamos em situações similiares. Comece a faculdade o quanto antes, todos as vagas que eu vi até hj o requisito mínimo é estar cursando uma faculdade. É assim mesmo, no começo vai ter que aceitar um salário mais baixo, mas é temporário.

Esse cara aqui também me inspirou bastante: http://javawora.blogspot.com.br/2010/08/caelum-um-salto-na-minha-vida.html

“As faculdades na maioria não tem carga horária suficiente ou profissionais devidamente preparados para formar um profissional em Java ou DotNet ou em qualquer outra linguagem.”

Agora vos pergunto : quem disse que um bacharelado visa formar profissionais Java ou DotNet ? Um bacharelado em CC/SI é MUITO maior e mais profundo que isso. AINDA BEM que meu bacharelado não visa formar profissionais Java ou DotNet. Se visasse, trocaria na hora.

“As faculdades na maioria não tem carga horária suficiente ou profissionais devidamente preparados para formar um profissional em Java ou DotNet ou em qualquer outra linguagem.”

Agora vos pergunto : quem disse que um bacharelado visa formar profissionais Java ou DotNet ? Um bacharelado em CC/SI é MUITO maior e mais profundo que isso. AINDA BEM que meu bacharelado não visa formar profissionais Java ou DotNet. Se visasse, trocaria na hora.[/quote]

Infelizmente é por aí. Meu professor de Java na faculdade não sabia programar em Java. :slight_smile:

“As faculdades na maioria não tem carga horária suficiente ou profissionais devidamente preparados para formar um profissional em Java ou DotNet ou em qualquer outra linguagem.”

Agora vos pergunto : quem disse que um bacharelado visa formar profissionais Java ou DotNet ? Um bacharelado em CC/SI é MUITO maior e mais profundo que isso. AINDA BEM que meu bacharelado não visa formar profissionais Java ou DotNet. Se visasse, trocaria na hora.[/quote]

acho que o problema não é a carga horária, e sim a falta de qualidade dos professores, e a falta de qualidade dos alunos.

agora, outro ponto, você disse profundo…eu diria GENÉRICO

Pessoal muito obrigado pelas dicas e compatilharem suas experiencias de vida, vou continuar estudando alguns livros que tenho, que comprei na epoca da faculdade e assim termina-los vou fazer uns cursos para agregar mais conhecimentos e obter a certificacao, tentarei fazer na Caelum…
Grato a todos e otimo final de ano e um feliz natal atrasado…

Em 2003 eu entrei para atender um dos vários setores da antiga Brasil Telecom. Em pouco tempo, passei para o suporte técnico de internet deles. Desde então, até o fim de 2009 eu trabalhei com infra. Fazendo de tudo um pouco. Comecei a faculdade de sistemas de informação em 2006. Terminei em 2009. Eu posso dizer que não ter feito estágio em desenvolvimento não me atrapalhou, mas os caminhos que me trouxeram à programação foram tranquilos.
Agora, a transição é complicada quando falamos de salário. É sabido que um programador jr não ganha tão bem assim quanto um analista de suporte pleno ou sênior. E aí começa a desgraça. Você tem de aceitar o que o mercado paga, praticamente mendicar para perder o mínimo possível. Sem contar o preconceito ‘você ganha X nessa profissão, por que quer ganhar X/Y e mudar de área?’ e coisas assim.

drsmachado - o problema da grana e um fator que estou ciente, mas quero apenas ter uma seguranca que vou ter este espaço em alguma empresa, pois troquei o certo pelo duvidoso, e durante um periodo de um ano e meio fiz varias entrevistas e estagiei e algumas empresa de ti, mas nao fui muito feliz, agora quero retornar a area de ti com mas maturidade, trabalho em uma emissora de televisao e ganho bem, mas quero fazer valer o curso de c/c e continuar com o objetivo de ser programador java…alias eu emissora nao trabalho com ti e sim na parte tecnica, gravacoes, filmagens e etc…
Amo o que faço, mas quero partir para uma area nova, agora com mas certeza e paciencia…valeu a dica…

[quote=marciojesus]Gostaria de saber se alguem fez transicao de area, por exemplo, atua numa area e foi pra outra.
Eu trabalho em emissora de tv e gostaria de voltar para a area de TI, mas minha primeira experiencia nao foi boa, mas estou decidido em retornar aos estudos e voltar para area de tecnologia.
Alguem tem alguma dica, experiencia ou situacao semelhante.
grato pela atencao.[/quote]

rs… eu lembro qdo eu passei por isso… eu era d redes, larguei a transição d júnior/para pleno para virar estagiário… n foi fácil, mas com certeza a projeção d carreira q tenho hj acredito ser melhor.