Tenho uma aplicação desktop que faz acesso ao banco de dados H2 em modo embarcado, porém, preciso alterar a forma como o acesso aos dados é feito para que passe a realizar uma conexão com um servidor de modo que meu cliente tenha acesso aos dados não só no negócio como também em casa.
Essa aplicação foi o primeiro sistema que desenvolvi e até agora não trabalhei com banco de dados remoto em um servidor web, estou meio perdido quanto a como encontrar um servidor, minhas dúvidas são as seguintes:
1 - Existem servidores web que existem unicamente para banco de dados? ( mysql, postgree, etc…)
2 - Como funciona a criação do banco? Utilizaria algum SGBD como o SQL Server para criar o banco e as tabelas ou utilizaria alguma ferramenta do próprio servidor?
Geralmente o host alugado vem com algum banco de dados,então você usaria alguma ferramenta para editar esse banco(MySQL workbench,phpMyAdmin,etc),bastando você conectar no endereço do banco ,com login e senha do mesmo.
Na aplicação é a mesma coisa.
Porém acho que por padrão o mysql por exemplo,bloqueia conexão fora do host,então você teria que liberar essa conexão…
Um host que você pode instalar MySQL e usar a vontade é o openshift( https://www.openshift.com/ ) se você quiser brincar um pouco…
Alem disso você pode instalar o banco na sua maquina de casa,e liberar o acesso via um No-IP,por exemplo.
Quando eu pago pelo serviço de host do meu banco, nesse servidor é possível ter vários usuários utilizando a mesma conta só que cada um com seu banco diferente?
Como funciona o acesso de vários usuários? ( no caso esses usuários seriam outros clientes, para os quais eu vendo o meu sistema)