Tratamento com jTextField

3 respostas
G

Boa noite pessoal

Estou fazendo um cadastro e neste cadastro tem determinados campos que nao pode receber null.
eu estava querendo colocar um comando que quando o usuario entrar na jTextField para digitar algo e ele tentar sair dela sem digitar nada aparareça uma mensagem falando que o campo e obrigatório.
Sera que alguem poderia me ajudar ficarei grato…

3 Respostas

erico_kl

Apesar de eu não achar uma boa ideia (pelo fato de acabar sendo chato pro usuário), você pode adicionar um FocusListener e implementar o focusLost, que será disparado a cada saída do campo, então você faria essa verificação e recolocaria o foco no campo caso o texto estivesse em branco…

Mas como eu disse, não acho muito bom fazer isso. Talvez você possa fazer essa validação na hora que o usuário acionar o evento de gravação do seu cadastro

ViniGodoy

Trabalhar com JTextFields através de eventos de foco geralmente não é a solução. Para esses casos:
http://docs.oracle.com/javase/1.4.2/docs/api/javax/swing/InputVerifier.html

Embora eu concorde com o kiko. O ideal mesmo é deixar esse tipo de validação no botão “salvar”. Mensagens pipocando na tela são beeem chatas.

G

obrigado pessoal vou ficar com a dica de vcs vou deixar para tratar no botão salvar

Criado 26 de outubro de 2012
Ultima resposta 27 de out. de 2012
Respostas 3
Participantes 3