Tratamento de Eventos em JTabbedPane

Olá pessoal do forum.
Bom, o problema é o seguintson: to desenvolvendo uma aplicaçao em cima dos conceitos de Teoria dos Grafos e preciso a partir de um arquivo texto, obter os vertices do grafo, e sua matriz adjacencia; e atraves de uma GUI o usuario escolhe o que ele quer obter do grafo, no caso do trabalho é o desenho do grafo, menor caminho entre 2 vertices, custo entre 2 vertices(grafo com peso), e ciclo hamiltoniano.

Ate ai beleza, li do arquivo txt, fiz as manipulaçoes com as strings etc etc e na minha estrutura eu tenho um Vector contendo meus vertices (0, 1, 2,…).

Minha GUI ao iniciar o programa ta assim:

O problema é que quando eu carrego o meu arquivo texto com o JFileChooser, nao to conseguindo modificar esses 2 JComboBox, colocando os meus vertices que, a partir da minha leitura do .txt eu carreguei no meu Vector de vertices.
Agora o motivo eu nao sei se é na GUI ou no evento. Fiz um teste na aba GRAFO e quando ela estiver selecionada eu adiciono um JTextPane só pra testar o evento, e deu certo. Agora pra aba DIJKSTRA e as outras nao consegui modificar(ou remover e add outro) JComboBox com os vertices da minha estrutura.

Exemplo do tratamento de evento da aba GRAFO:

//aba 1: area onde o grafo sera desenhado
	final JPanel pane1 = new JPanel();
	pane1.setLayout(new FlowLayout());
	abas.addTab("GRAFO", null, pane1, "Desenho do Grafo");
	pane1.addFocusListener(new FocusListener()
	{
		public void focusGained(FocusEvent event)
		{
			JTextArea teste = new JTextArea("teste");
			pane1.add(teste); 
		}

public void focusLost(FocusEvent arg0)
		{

}
	} );

Agora pro resto das abas ja tentei varias coisas e nao deu certo. O que eu faço?
ps: minha classe GUI e minha classe DADOS tao em pacotes diferentes mas tem o import la em cima certinho.

Outra coisa, porque meu JMenu nao ta la em cima colado com a barra?

valeu ai espero respostas!!