Tratamento de eventos

ola estou com uma duvida

o this faz referencia a propria classe nao é ?

ou seja

botao.addActionListener(this); // indica que esse componente responde a eventos do usuário passando como referencia a propria classe

pergunto pq botao.addActionListener(fromulario) nao funciona sendo que eu passei a classe so q nao usei o this ???

Nesse método vc tem q passar a instancia da classe que possui implementado a funcionalidade do botão

no caso o this faz referencia a instância atual

esse seu “fromulario” é uma instância?? ou uma classe??

edit:

as instâncias que forem passadas a esse método devem implementar a interface ActionListenner, se a sua classe não implementar essa interface vai dar erro

[quote=zoren]Nesse método vc tem q passar a instancia da classe que possui implementado a funcionalidade do botão

no caso o this faz referencia a instância atual

esse seu “fromulario” é uma instância?? ou uma classe??

edit:

as instâncias que forem passadas a esse método devem implementar a interface ActionListenner, se a sua classe não implementar essa interface vai dar erro[/quote]

é uma instancia do formulario Jframe inicializado com o contrutor da classe form1

veja

JFrame formulario = new form1();

tb estou implementando o ActionListener

public class form1 extends JFrame implements ActionListener

mas qdo vc instancia o form1, e guarda ele num JFrame, ele perde a interface

se vc criar a instancia usando a mesma classe funciona

form1 tela = new form1();

Sugestão: procure seguir a convenção de nomenclatura. Classes/Intefaces/Enums devem começar cada uma de suas palavras com letra maiúscula e as demais minúsculas (exceto em caso de siglas). Exemplos de bons nomes:

Form1
MinhaClasse
MinhaClasseComNomeCompridoParaCaramba
Telefone
UsuarioDAO
URLConnection

[quote=zoren]mas qdo vc instancia o form1, e guarda ele num JFrame, ele perde a interface

se vc criar a instancia usando a mesma classe funciona

form1 tela = new form1(); [/quote]

:-o é msm rsrsrs, esqueci desse conceito

valleu

Leiam isto http://www.guj.com.br/posts/list/198103.java