Tratamento de eventos

7 respostas
Z

Salve pessoal ;]

Estou com uma dúvida:

Tenho uma dúvida.

*Tenho uma classe que serve para cadastrar pacientes em uma clinica, e outras subclasses referentes ao planos para calcular descontos, a pessoa digita o valor, seleciona o plano, e gera o valor total.
*Agora preciso fazer uma janela e fazer essa classe funcionar no formulario. A pessoa digita o valor, seleciona o tipo de plano, ai clicar no botão ok aparece o valor total.

Minha dúvida é a seguinte:
Eu preciso reescrever o método das classes em cada botão (RadioButton) referente ao plano?

Pensei em de alguma forma pegar o dado digitado no textfieldPreco (local onde a pessoa digita o preço na janela) e passar p/ o método da classe(do plano) ‘X’ (definida após ele selecionar a opção do plano). é possivel? inviável?

Agradeço desde ja.

7 Respostas

M

Para você pegar um valor digitado em um JText, você utiliza o Metodo seuJText.getText();.

O metodo acima retorna uma String, ou seja, pode adicionar o valor digitado no seu JText em uma String assim:

String nomevariavel = seuJText.getText(); // A Variavel "nomevariavel" irá receber o valor digitado no seuJText.getText()

Por exemplo, se o valor digitado for numero, só converter esta informação em inteiro ou o tipo desejado, utilizando o seguinte metodo:

int nomevariavel = IntegerparseInt(nomevariaveltipostring);

Veja se lhe ajuda em algo.

Z

MarcioMaia:
zenk:

Pensei em de alguma forma pegar o dado digitado no textfieldPreco (local onde a pessoa digita o preço na janela) e passar p/ o método da classe(do plano) ‘X’ (definida após ele selecionar a opção do plano). é possivel? inviável?

Para você pegar um valor digitado em um JText, você utiliza o Metodo seuJText.getText();.

O metodo acima retorna uma String, ou seja, pode adicionar o valor digitado no seu JText em uma String assim:

String nomevariavel = seuJText.getText(); // A Variavel "nomevariavel" irá receber o valor digitado no seuJText.getText()

Por exemplo, se o valor digitado for numero, só converter esta informação em inteiro ou o tipo desejado, utilizando o seguinte metodo:

int nomevariavel = IntegerparseInt(nomevariaveltipostring);

Veja se lhe ajuda em algo.

Olá Marcio, antes de mais nada obrigado pela ajuda.
Marcio, mas e em relação ao desconto? eu conseguiria fazer a classe do plano pegar essa variável?

M

Olá Marcio, antes de mais nada obrigado pela ajuda.
Marcio, mas e em relação ao desconto? eu conseguiria fazer a classe do plano pegar essa variável?

Vai depender do modificador que utilizou para iniciar sua classe.

Por exemplo, se utilizou o modificador public, faz com que a classe possa ser acessada por qualquer classe independente de estarem ou não no mesmo pacote.

Então você poderá sim usar metodos desta classe, dependendo do modificador de sua classe.

Espero ter ajudado.

Z

mas é usar o método de uma classe, usando uma variável de outra

M

Se quer usar uma variavel de outra classe, é só declarar a mesma como static:

public static String nomevariavel

Pronto.

Por exemplo, se esta variavel estiver contida na classe Planos, tente no código da outra classe, usar isto NomedaClasse.NomedaVariavel. No caso ficaria ClassePlano.NomedaVariavel acho que isto resolve seu problema.

Mais no caso, recomendo você a ler mais sobre: public, private, final, static, e etc…

Espero ter ajudado.

Lucas_Abbatepaolo

“Recomendo estudar Orientação Objetos”, suas duvidas são em relação a conceitos basicos.

Z

muito obrigada, vou dar uma estudada mesmo rsrsrs
obrigado.

Criado 24 de novembro de 2011
Ultima resposta 25 de nov. de 2011
Respostas 7
Participantes 3