Estou com um pouco de dificuldade em Tratamento de exceção e Thread, alguem poderia me indicar algum tutorial sobre isso, pois uso o Deitel e não explica muito.
Grata
Tratamento de exceção e Thread
7 Respostas
O q especificamente vc nao entendeu?! Talvez possamos te ajudar… qto a tutorial de threads, nao tenho nenhum na cabeça agora… :sad:
eh memso agente ajuda!
eu gostarai de saber quando eu uso cada uma delas e pra q servem
Vou começar pro exceções, ok!? Bom, exceções representam condições especiais (das quais a gente quer distancia hehehe) na sua aplicação. Por exemplo, se vc tentar conectar com o banco de dados, mas a sua url de conexao está errada, isso vai lançar uma SQLException. Pro isso q sempre q tentamos conectar com banco de dados fazemos assim:
try {
...
Connection conn = DriverManager.getConnection();
} catch (SQLException e) {
// aviso o usuario q deu PAU, ou tento contornar o problema
}
dessa maneira, se a exceção for lançada, ou seja, se nao der pra conectar no banco de dados, em vez f#@*r o sistema, vc apenas avisa o usuario q o sistema está indisponível no momento…
Bom, existem várias situações de Exceções, essa eh apenas uma delas. E vale tbm ressaltar q existem exceções Checadas (checked) e Não checadas (uncheked), mas nao vou falar agora pra nao te encher muito hehehe… Conseguiu entender +/- a idéia de exceções?!
Acho que consegui entender sim, pelo que vc disse à exceções que já são previstas e vc tem um exceção própria para ela e a imprevistas como é feita???
Muito bem… acho q vc ta pegando o jeito… Bom, essas “previstas” q vc falou são as checked, ja as q vc nao prevê são unchecked (ou ditas, de tempo de execução). Essas uncheckeds derivam da Classe RuntimeException ao invés de Exception. Vc nao precisa “catar” as exceções de Runtime (unchecked), pois elas representam anomalias imprevistas na sua aplicação, por exemplo uma divisão por zero, um get num objeto q eh nulo, etc… Este tipo de exceção não pode ser recuperado, pois eh um erro de tempo de execução, o qual vc DEVE eliminar, por isso não há sentido em catar essas exceções…
ficou muito confuso?!?!
Estou ainda um pouco confusa sobre as checked e as unchecked, vc poderia me dar exemplos de ambas???