Tratamento de exceção ocorrida no controller - MVC

4 respostas
F

Boa Noite a todos.

Estou elaborando um projeto acadêmico que é um jogo de xadrez orientado a objetos, realizando a utilização de padrões e boas práticas de programação. Nesta fase precisamos utilizar o padrão MVC. Criei uma interface gráfica em Swing para interagir com o jogo, mas tive problemas na aplicação do padrão. Eis a questão:

Tenho a janela onde o usuário pode selecionar as posições (o View). Preciso criar um controller que receba as informações da interface e realize as chamadas às classes que contêm a regra de negócio (Model). O que acontece é que a chamada ao método do modelo pode lançar exceções. A pergunta: O que fazer, de acordo com o padrão, diante do acontecimento da exceção?

Agradeço antecipadamente a ajuda. Obrigado a todos.

4 Respostas

pedromuyala

Bem parecido com o meu caso, só que em um sistema de cadastro de usuário.
Também gostaria de saber quem é o responsável em “verificar se o tipo vindo da view é o mesmo tipo do atributo no model”.

F

Não sei se é a solução mais correta, mas encontrei uma solução e vou compartilhá-la com quem estiver interessado:

Criei uma interface ExceptionListener, e os interessados em tratar as exceções podem implementar essa interface e se registrar no Controller. Quando alguma exceção ocorrer em uma chamada a um método no controller, os exception listeners serão notificados e farão o devido tratamento. No meu caso, o tratamento é a exibição da mensagem de exceção ao usuário.

Quanto à essa pergunta:

Eu não entendi muito bem o que você quis dizer. Poderia ser mais específico?

Obrigado a todos.

pedromuyala

Entendeu sim. A resposta anterior foi o suficiente! Obrigado :wink:

pedromuyala

Só completando um bom material sobre o assunto é encontrado aqui. :wink:

Criado 13 de abril de 2009
Ultima resposta 13 de out. de 2009
Respostas 4
Participantes 2