Tratamento de exceção

Preciso de uma ajuda para uma lista de exercicios que meu professor passou na faculdade, nao estou conseguindo montar um tratamento de exceção criando uma classe apontada por pela claúsula “Throws”

se alguem poder me ajudar agradeço desde já!

[quote=felipesky]Preciso de uma ajuda para uma lista de exercicios que meu professor passou na faculdade, nao estou conseguindo montar um tratamento de exceção criando uma classe apontada por pela claúsula “Throws”

se alguem poder me ajudar agradeço desde já![/quote]

Eu não entendi o problema aí… vamos ver se ajudo em algo mesmo assim…

Tratar excessão é desse jeito:

try{ //codigo } catch (Exception e){ //tratamento }finally{ //algum codigo executado sempre apos o tratamento (opcional) }

Se for pra criar uma Excessão personalizada, basta extender a classe Exception ou alguma outra que seja filha de Exception… tipo:

class DeuPau extends Exception class DeuPauPraInserirNoSQL extends SQLException

Pra lançar uma exceção, pode até ser a sua personalizada, assim:

throw new DeuPauPraInserirNoSQL(); 

E se for pra “capturar” a sua excessão:

... }catch(DeuPauPraInserirNoSQL e){ //etc etc etc }

Ajudei?

Entao, eu tb nao entendi muito bem o que o professor passou pra gente, vou te mandar como está no enunciado,

  • Tratamento de exceção criando uma classe apontada por pela claúsula “Throws” que tenha o seu nome:

Ex: PatriciaException;
BertolinoException

Agradeço! =D

[quote=felipesky]Entao, eu tb nao entendi muito bem o que o professor passou pra gente, vou te mandar como está no enunciado,

  • Tratamento de exceção criando uma classe apontada por pela claúsula “Throws” que tenha o seu nome:

Ex: PatriciaException;
BertolinoException

Agradeço! =D[/quote]

Pelo jeito ele quer que você crie a sua classe de Exception personalizada, e capture ela… os exemplos você tem aí em cima, agora a situação em que você vai lançar é com vc…

Algo como:

try{ int i = 0; if (i > 0){ throw new FelipeException(); } }catch(FelipeException e){ e.printStackTrace(); }finally{ System.out.println("Passou pelo tratamento e já saiu."); }

Crie uma classe de excessão personalizada conforme o amigo marcelo.bellissimo e lance conforme sua necessidade.

Obrigado galera, vlw pela ajuda!