Tratamento de Imagens WEB - JAI AWT

Estou com uma dúvida aqui na qual não consegui muito sucesso nas minhas pesquisas no google:

Em meu sistema web, preciso criar uma seguinte funcionalidade:

1. Carregar uma imagem (JPG, PNG ou GIF)

2. Depois de carregada essa imagem, mostrar na tela.

3. Permitir que o usuario RECORTE determinada area dessa imagem, atraves do mouse, (CLICANDO, ARRASTANDO E SOLTANDO, DE MODO QUE FORME UM RETANGULO)

4. Processar o resultado desse retangulo, gravando em um arquivo novo de imagem.

Seria parecido com o que a gente faz quando vai trocar a foto no profile do orkut.

Pelo que pesquisei, tem duas API’s que podem matar esse trabalho: AWT e JAI - porem pelo que vi ate aqui, estas são API’s de interface para DESKTOP e nao WEB.

Alguém sabe qual API posso usar para fazer isso, se existe algum framework para tal tarefa ?

Obrigado.

http://javafx.com/samples/EffectsPlayground/index.html

Entao eu tenho que utilizar JavaFX no meu projeto ?

Olá Diego, tudo bom?!
Notei que o que queria desenvolver eh bem semelhante ao que estou em desenvolvimento.
Estou programando pra Web usando JSF, e preciso processar uma imagem aplicando filtro de mediana, detector de bordas entre outros.
Pra desktop ja consegui usar a API JAI pra alguns testes, estou só com problemas agora no pra Web na hora de desconverter um PlanarImage e conseguir exibir.
Trocando em miúdos, eu faço upload, salvo a img no banco, abro novamente no navegador.
Agora falta eu pegar esta imagem aplicar o processamento e devolver na tela.

Voce conseguiu fazer uso da API JAI para os teus processamentos?!