Tratamento de Parametros

opa!

bom dia!

comecei nesse semestre a estudar java…resolvemos iniciar um projeto e a primeira dificuldade q encontrei foi no tratamento do tipo de dados dos parametros de execução.
o “args[]” eh um vetor de strings…pois bem, como eu poderia controlar os tipos de dados dentro desse cara??? por exemplo: kero q o primeiro parametro seja numérico, proibindo o usuario de digitar letras…e, da mesma forma os outros parametros…

alguma idéia aí gente?? hehe…

se alguem puder me ajudar, obrigado!!!

Converta para Integer depois, caso queria só número verifique antes e mande msg para o cliente…

A assinatura do método main é sempre a mesma, não pode mudar, ou seja, será sempre esta:

public static void main (String [] args)

O que poderia mudar aí seria o nome da variável que vai receber o array de Strings.
Se você quiser receber o primeiro número como inteiro, faça como Christielen falou, cheque se o número é inteiro e se for converta num Integer.

[quote=“Christielen”]O vetor args[] só serve para execução no console…
java Nome_da_classe 1 2 3

Converta para Integer depois, caso queria só número verifique antes e mande msg para o cliente…[/quote]

Não generalize. O método main é um metodo especial, pois ele é chamado na hora da execução, mas nada impede de você chama-lo através assim:

[code]
public class Main{

public static void main(String args[])
}

public class ChamaMain{

public ChamaMain(){
String[] args = {“1”, “@”, “r”};
Main.main(args);
}
}[/code]

Foi mal aí pessoal, nunca tinha visto um exemplo igual a esse, tenho que rever meus conceitos referente a isso…

bah!! valeu memo aí gurizada!!!

thanks pelas dicas!!!

[quote=“victorpinto”][quote=“Christielen”]O vetor args[] só serve para execução no console…
java Nome_da_classe 1 2 3

Converta para Integer depois, caso queria só número verifique antes e mande msg para o cliente…[/quote]

Não generalize. O método main é um metodo especial, pois ele é chamado na hora da execução, mas nada impede de você chama-lo através assim:

[code]
public class Main{

public static void main(String args[])
}

public class ChamaMain{

public ChamaMain(){
String[] args = {“1”, “@”, “r”};
Main.main(args);
}
}[/code][/quote]

Como o Vitor disse, o método main é um método especial. Pois ele é o método que a JMV procura para executar uma classe. E também nada impede de utilizá-lo como um método comum. Sem contar que ainda podem ser passados parâmetros para o Array que o método recebe como parâmetero.

:wink: