Tratamento em uma página

Bom dia, galera!
Tudo bem?

A minha dúvida é sobre padrão. Vamos lá.

É possível eu fazer tratamentos na minha página, seja jsp, xhtml, etc. Quando eu digo tratamento, refiro-me ao seguinte:

Ou seja, só renderizo determinado componentes se o status dele for “L”. Um tratamento. Uma comparação.

Aí vem, isso foge do modelo? Eu deveria estar fazendo isso no meu Controller fazendo ele retornar true ou false? Ou não tem problemas eu fazer qualquer tipo de tratamentos na view?

Lembrando, quando eu digo tratamento, é qualquer tipo de comparação para determinado objetivo.

Obrigado!

esta é uma típica abordagem que você deve evitar, mas você vai espalhar nas suas views regras de negócio e se a regra mudar você vai ter trabalho para mudar nas views.
não faça o controller retornar o valor mas sim o dono dos dados.
este é o princípio conhecido como agrupar dados junto com comportamento.

sempre que ouver uma comparação assim, você deve criar uma função que responda a regra, assim quando você mudar a regra em todos os lugares ela será aplicada.
para este caso específico faça assim:

no objeto item:

public boolean isStatusRendered() { //considere usar um nome que represente a regra de negócio
   return this.dsStatus == Status.L;
}

no futuro se deve ser renderizado para a o status R, basta mudar no método e você não vai ter que dar manutenção nas views.
isto deve ser em tudo no seu sistema, não somente nas views, não espalhe condicionais e regras por quem consome o modelo, mas sim no modelo.

[quote=denilsont]esta é uma típica abordagem que você deve evitar, mas você vai espalhar nas suas views regras de negócio e se a regra mudar você vai ter trabalho para mudar nas views.
não faça o controller retornar o valor mas sim o dono dos dados.
este é o princípio conhecido como agrupar dados junto com comportamento.

sempre que ouver uma comparação assim, você deve criar uma função que responda a regra, assim quando você mudar a regra em todos os lugares ela será aplicada.
para este caso específico faça assim:

no objeto item:

public boolean isStatusRendered() { //considere usar um nome que represente a regra de negócio
   return this.dsStatus == Status.L;
}

no futuro se deve ser renderizado para a o status R, basta mudar no método e você não vai ter que dar manutenção nas views.
isto deve ser em tudo no seu sistema, não somente nas views, não espalhe condicionais e regras por quem consome o modelo, mas sim no modelo.[/quote]

Entendo.

Muito obrigado!