Tratando varios botões do tipo "submit"

Estou uma aplicação JSP e gostaria de saber como trato os eventos dos botãos de forma diferente para chamar uma pagina JSP diferente para cada botão.

<form method="POST" action="atualiza_evento.jsp"> ... <input type="submit" value="Gravar" name="gravar"> <input type="submit" value="Alterar" name="alterar"> </form>

Ou, na minha opinião, o melhor caso, receber na JSP “atualiza_evento” (como parametro talvez) qual o botão foi pressionado:

[code]<%@ page import=“beans.BeanEvento” %>
<jsp:useBean id=“beven” class=“beans.BeanEvento” scope=“request”>
<jsp:setProperty name=“beven” property=“descEvento” />
<jsp:setProperty name=“beven” property=“dataEvento” />
<jsp:setProperty name=“beven” property=“inicio” />
<jsp:setProperty name=“beven” property=“fim” />
<%
beven.cadastrar();
%>
<jsp:forward page=“cadastroeventos.jsp”/>

</jsp:useBean>[/code]

vc pode ou usar um form para cada botão (o q não é muito recomendavel) ou fazer com q o seu botão chame a servlet assim:

nesse casso qdo o usuario clicar no botão ele vai chamer o index.jsp… entendeu??? :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

ah e se precisar passar algum argumento pra servlet pode fazer assim:[quote]

window.location=‘CompromissosHome?action=apagar&ids=’ + idsCompromissos;[/quote]

depois do onclick

Eu faço assim, se tiver um “id” eu atualizo, se não tiver, eu insido, não é necessário usar vários botões pra isso.

Obrigado pelas dicas, eram examente as que eu precisava.

E o botão excluir? Voce coloca-o em outro formulário?

E o botão excluir? Voce coloca-o em outro formulário?[/quote]

Fica na página que lista os dados.