Tratar erro de conexão com o SQL Server

Olá, gostaria de saber o que estou fazendo de errado no meu código, pois eu coloquei as exceções no TRY/CATCH e mesmo assim eu não recebo as mensagens que estão dentro do catch, pois estou desenvolvendo uma aplicação desktop e eu queria exibir num JOptionPane a mensagem que não foi possível conectar ao banco.

Estou forçando o erro, retirando meu pc da rede e mesmo assim as mensagens que aparece é o erro do DriverManager:

public class ConnectionFactory {

public Connection getConnection() {
        // Verificando se o driver JDBC está instalado e pode ser utilizado
        try{
            Class.forName("com.microsoft.jdbc.sqlserver.SQLServerDriver");
        }catch(java.lang.ClassNotFoundException e){
            System.out.print("Erro de ClassNotFoundException: ");
            System.out.println(e.getMessage());
        }

try {
            return DriverManager.getConnection(
                    "jdbc:sqlserver://SERVIDOR;databaseName=ODBC_BANCODADOS;user=usuario;password=senha;");
        } catch (SQLException e) {
            System.out.print("Erro ao conectar ao banco");
            throw new RuntimeException(e);
        }
    }
}

erro

run:
Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.NoClassDefFoundError: com/microsoft/util/UtilLocalMessages
	at com.microsoft.jdbc.base.BaseExceptions.<init>(Unknown Source)
	at com.microsoft.jdbc.base.BaseDriver.setupExceptionHandling(Unknown Source)
	at com.microsoft.jdbc.base.BaseDriver.connect(Unknown Source)
	at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:579)
	at java.sql.DriverManager.getConnection(DriverManager.java:243)
	at jdbc.ConnectionFactory.getConnection(ConnectionFactory.java:24)

Minha aplicação é desktop, e quando eu clico no botão Ok, e não tenho conexão com o banco não faz nada.

Consigo conectar normalmante no banco de dados se meu micro estiver na rede.

Obrigado

Por favor, ao postar tópicos, não deixe TODAS AS LETRAS DO SEU TÓPICO EM MAIÚSCULAS.

Além disso, observe que nem todas as dúvidas são de Java Básico. A sua mesma, se encaixa no fórum de persistência. Leia com atenção a lista de fóruns antes de perguntar.

Quanto ao seu erro, se tivesse usado a busca do google, acharia a resposta:
http://www.guj.com.br/java/7420-javalangnoclassdeffounderror-commicrosoftutilutillocal

Obrigado pela resposta Vini, eu estava procurando no google como tratar exceção. E nem tinha percebido também que ao importar meu projeto no netbeans tinha esquecido de acrescentar o jar msutil.jar.

Só pelo tipo de erro, você pode imaginar o porque eu inseri no java básico. Esse é primeiro programa em java que estou fazendo.

Valeu pela dica.