Tratar mensagem do properties, JSF

Olá.

Estou fazendo alguns ajustes em minha aplicação, para que um software leia a tela (para deficientes visuais), e normalmente no arquivo properties, onde ficam a maioria dos textos da aplicação, os caracteres especiais estão definidos com códigos, seja html ou hexa. Para o software ler esses textos eles não podem ter nenhum código.

Em casos de textos que vem do banco de dados, antes de jogá-los na tela eu faço um tratamento básico no java mesmo, utilizando expressões regulares, porém os demais textos da aplicação (99% deles) estão em properties. Hoje, estou duplicando as strings, uma com códigos para ser exibida na tela, e outra sem os códigos para ficar no TITLE ou ALT dos componentes, porém isso é muito feio e vai dificultar futuras manutenções.

O que posso fazer para tratar essas mensagens? Deixar apenas um texto no properties cheio de códigos, e dependendo da chamada à este texto ele é retornado normal, com os códigos, ou passa antes por uma validação limpando a string, independente de onde essa validação estiver, seja no java, no javascript.

Essa aplicação tem um pequeno impedimento, não posso utilizar nenhum componente externo não homologado, tem que ser puramente com JSF, Java e JavaScript, mesmo que isso implique em um trabalho maior.

E o “método” que for criado tem que ficar o mais genérico possível, uma vez que ele irá tratar mais de 5 mil textos, cada um com sua peculiaridade.

Obrigado!