Tratar uma string que contém uma árvore de decisão em modo texto

Olá a todos.
Estou trabalhando no desenvolvimento de um software onde utilizo o weka para aplicar algoritmos de mineração de dados e retornar regras de classificação extraídas de árvores de decisão.
weka é um software feito em java que aplica algoritmos de mineração de dados.
O que acontece, é que o weka atribui a árvore de decisão em modo texto em um atributo do tipo String.

Ex de uma árvore de decisão em modo texto:
fezexame = sim
| raca = negra
| | escolar = fundamental1: hemorragica
| | escolar = fundamental2: hemorragica
| | escolar = medio: classica
| raca = branca: hemorragica
fezexame = nao
| escolar = fundamental1: classica
| escolar = fundamental2
| | raca = negra: classica
| | raca = branca
| | | bairro_class = zona_pobre: classica
| | | bairro_class = zona_media: hemorragica
| | | bairro_class = zona_rica
| | | | sexo = M: classica
| | | | sexo = F: hemorragica
| escolar = medio: classica

Como isso vai ser mostrado a um usuário, não quero mostrar a informação em uma árvore de decisão de modo texto e sim em regras de classificação.
Ex de regras de classificação obtida da árvore acima:
R1:Foi feito exame a raça é negra e a escolaridade é fundamental 1 então tem dengue hemorrágica
R2:Foi feito exame a raça é negra e a escolaridade é fundamental 2 então tem dengue hemorrágica
R3:Foi feito exame a raça é negra e a escolaridade é media então tem dengue clássica.
R4:Foi feito exame a raça é branca então tem dengue clássica.
E assim por diante…

As árvores geradas não tem um tamanho certo, dificultando mais um pouco o problema. Ela pode vim com 3 regras de classificação ou 100 ou 10000.
[color=blue]Então, o que eu quero é conseguir tratar essa string que contem a árvore de decisão em modo texto e extrair as regras de classificação dela, para poder facilitar a visualização do usuário.[/color]
Desde já, Obrigado!