Sempre vejo muita gente desistir ou quase desistir de trabalhar na área de informática ou principalmente com programação por algum “trauma”, diga qual foi o “trauma” que fez voce pensar em jogar tudo pro alto…
e já inalgurando o tópico…
o meu trauma foi na faculdade, quando pela primeira vez vi ponteiros de uma forma mais didática, que me deu um nó na cabeça(sem trocadilhos :P) quando tudo que eu entendia por programar foi ao chão…isto foi algo que me fez quase desistir de programar :lol:
meu professor de C/C++ era irado… dava vontade de aprender…
então chegou 2 professoras uma de VB e outra de Algoritmos … gordas, toskas e vesgas… q não sabiam programar merda nenhuma… e me reprovaram 2 anos seguidos… soh pq eu não gostava de seguir o padrão (Receita de Miojo) delas…
odeio professor q ensina receita… e não aceita outra solução… sendo q existem outras solução, ainda mais na programação…
entao eu batia de frente com elas… e acabava sendo reprovado…
ateh q um dia eu ganhei xD…
e uma delas foi demitida (nao foi por minha causa…)
e a outra q sobrou eh aloprada por todos os outros professores de programção da faculdade… q sabem muito bem q ela não programa porra nenhuma… (talvez o suficiente para um cursinho basico de escola de informatica)
Tive um trauma na época do 2° grau no técnico de Informática, quando começei a aprender Algoritmos hehe, nao aguentei 3 meses e abandonei o curso.
Mas aí fui para faculdade e adivinhe voces, 1° dia de aula Programacao I hehehe e o algoritmo tava lá tive que aprender na marra e estou aí até hoje esse foi um trauma que superei, assim como em Prog II com os ponteiros tb foi bem complicado.
Meu trauma foi na aula de algooritmos, onde a gente usava uma ferramenta chamada MathCad, alem do professor ser um trava…quase reprovei na materia, passei tirando tinta da trave.
O meu maior trauma desde quando eu comecei na informatica foi ter trabalhado com Visual Basic 3 e 4. Sinceramente foram as linguagens mais lixo que eu usei na minha vida.
Alias, eu acho que por esse motivo eu tenho um pe atras com Microsoft (mesmo agora trabalhando com .NET) nao confio 100%, vamos ver daqui algum tempo.
meu maior trauma foi nas aulas de algebra linear e metodos numericos e inteligencia computacional q eu não entendia porra nenhuma das formulas malucas q os profs passavam e tinha q usar MatLab q eu não sabia com aquelas formulas sinistras e calculos esquizofrenicos…
Nossa, eu não aguentava no inicio da faculdade aquela tela azul do Pascal… dava uma dor nos olhos que fazia pensar duas vezes antes de sentar na frente do computador e passar horas na frente daquela tela…
Bem… Um trauma que eu tive foi migrar de Basic para VB, com 12 anos de idade.
Mais tarde tive problemas com ponteiros, mas nada traumatizante, foi apenas difícil. Já tinha algum conhecimento anterior e uma certa resistência a eles, então eu já sabia com antecedência o que encontraria. Isso te ajuda a aguentar o impacto e a superar o desafio com mais facilidade.
Uma coisa que me traumatizou em 2006 e 2007 foi o Lotus Notes (e Domino por tabela). O imbecil que invetou aquela merda deveria ir para a cadeira elétrica.
Access também me deixou traumatizado. Não o Access em si e nem o VBA por baixo, mas sim o sistema lixo, sem absolutamente nenhuma estrutura, extremamente gambiarrizado e infestado de bugs (que era feito em access) que eu tive que dar manutenção por mais de um ano.
Outra coisa que me deixou traumatizado foi multithreading com swing. Meu, isso é simplesmente insano! Tão insano que até hoje existem bugs acerca disso no bug database do java fechados com “Will not be fixed”, e outros que levaram anos para serem arrumados.
Bem, acho que o fato de ter começado cedo e de ser muito teimoso me impediram de sofrer a maior parte dos traumas que poderia ter sofrido.
[quote=victorwss]Bem… Um trauma que eu tive foi migrar de Basic para VB, com 12 anos de idade.
Mais tarde tive problemas com ponteiros, mas nada traumatizante, foi apenas difícil. Já tinha algum conhecimento anterior e uma certa resistência a eles, então eu já sabia com antecedência o que encontraria. Isso te ajuda a aguentar o impacto e a superar o desafio com mais facilidade.
Uma coisa que me traumatizou em 2006 e 2007 foi o Lotus Notes (e Domino por tabela). O imbecil que invetou aquela merda deveria ir para a cadeira elétrica.
Access também me deixou traumatizado. Não o Access em si e nem o VBA por baixo, mas sim o sistema lixo, sem absolutamente nenhuma estrutura, extremamente gambiarrizado e infestado de bugs (que era feito em access) que eu tive que dar manutenção por mais de um ano.
Outra coisa que me deixou traumatizado foi multithreading com swing. Meu, isso é simplesmente insano! Tão insano que até hoje existem bugs acerca disso no bug database do java fechados com “Will not be fixed”, e outros que levaram anos para serem arrumados.
Bem, acho que o fato de ter começado cedo e de ser muito teimoso me impediram de sofrer a maior parte dos traumas que poderia ter sofrido. :D[/quote]
O “BD” Paradox também me deixou traumatizado. Eu vi um grande supermercado lá em Palmas que usava Paradox como DB.
Meu trauma foi até comum…
Sistema espagueti delphi + tabelas em arquivos paradox sendo acessado via BDE…
Até hoje tenho alguns pesadelos com os “paus” que dava…
Meu maior trauma foi quando fui implementar pela bilionésima vez um “cadastro e relatório”.
Graças a Deus consegui achar sistemas muito mais exóticos no futuro. 8)
Meu trauma, recente, foi implementar um sistema usando swing + java 1.3 sem nenhuma biblioteca adicional e todos os dados eram obrigatoriamente String (inclusive valores monetarios).
Ah! Esqueci de mencionar que a orientacao a objeto era proibida! Nada de classes de dominio, componentes e reaproveitamento de codigo.