Boa noite pessoal, sou nova por aqui, e já venho pedindo ajuda… rsrsrsrs seguinte, por algumas dificuldades perdi algumas aulas e agora to retornando um pouco perdida, gostaria apenas se alguém pudesse me direcionar como começar este exercício, eu agradeceria imensamente
Criar um programa que recebe o nome de um restaurante o valor do quilo e a especialidade do restaurante, gravando em um arquivo chamado restaurantes.txt. Criar as opções:
a. Incluir Restaurante.
b. Listar todos.
c. Excluir restaurante.
d. Pesquisar restaurante por nome.
e. Pesquisar restaurante por especialidade.
f. Retornar restaurante mais caro.
g. Retornar restaurante mais barato.
h. Adicionar especilidade.
i. Finalizar programa.
Considerações:
? O nome do arquivo deve ser armazenados em uma variável global.
? As especialidades do restaurante são:
o Churrasco,Japonês,Chinês,Galeto.
? As especialidades devem utilizar arrayList.
? A opção adicionar especilidade deve adicionar a opção ao ArrayList.
vc acha msmo que alguem vai perde tempo dizendo oque você tem que fazer?
comece criando as interfases graficas, criando a classe restaurante. com seus respectivos atributos e seus metodos de encapsulamento.
após isso, comece a pensar em cada funçao que o software precisa.
e pronto vai fazendo. simples
E
elizandrabibi
muio obrigado pela ajuda, imaginei que fosse receber este tipo de resposta mesmo, se um fórum não é um lugar onde as pessoas “perdem tempo” ajudando umas as outras então não sei oque é, tomara que não existam mais pessoas como você aqui guj…
charles.eduardo
Opa, você ja conhece os conhece os conceitos da POO? Já criou a classe Restaurante que o ssh citou(por exemplo)? Onde começa a sua duvida neste exercicio? Vai tentando fazer e conforme as duvidas forem aparecendo pergunta que o pessoal é bem prestativo.
Agora continua e volta a postar outras duvidas relacionada a algo que você nao consegue achar solução e nao encontrou pesquisando!
Valew!!!
E
elizandrabibi
desculpe, realmente não postei a minha duvida, primeira vez em forum… assim fica dificil mesmo.
Então já criei a classe sim, minha duvida é em como adicionar valores a ArrayList, sei como criar porém estou me perdendo para adicionar.
mausexdd
Você pode criar um método que receba o seu objeto como parâmetro e executar o metodo .add no seu arrayList…
isso aqui pode ajudar voce a intender melhor como trabalhar com arrays
Muito obrigado colegas pela ajuda, desulpem sou meio lenta, acho que teria sido bem mais facil se tivesse postado o codigo rsrsrsrs
importjava.io.*;importjava.util.ArrayList;importjavax.swing.JOptionPane;publicclassExercicio2T{publicstaticFileWriterarq;publicstaticStringarquivo="restaurante.txt";publicstaticFileReaderarq1;publicstaticBufferedReaderleitor;publicstaticArrayList<String>lista;publicstaticvoidmain(String[]args){Stringnome,esp,pk;Stringopcao;lista=newArrayList<String>();lista.add("churrasco");lista.add("japones");lista.add("chines");lista.add("galeto");do{opcao=JOptionPane.showInputDialog(null,"1 para Incluir Restaurante"+"\n"+"2 para Listar Todos"+"\n"+"3 para Excluir Restaurante"+"\n"+"4 Pesquisar Rest. por nome"+"\n"+"5 Pesquisar Rest. por Especialidade"+"\n"+"6 Retornar Rest. mais caro"+"\n"+"7 Retornar Rest. mais barato"+"\n"+"8 Adicionar Especialidade"+"\n"+"9 Finalizar Programa");switch(Integer.parseInt(opcao)){case1:nome=JOptionPane.showInputDialog(null,"Nome do Restaurante");esp=JOptionPane.showInputDialog(null,"Especialidade");pk=JOptionPane.showInputDialog(null,"Preço por Kilo");Incluir(nome,esp,pk);break;case2:Listar();break;case3:Excluir();break;case4:pesq_nome();break;}}while(!opcao.equalsIgnoreCase("9"));}publicstaticvoidIncluir(Stringnome,Stringesp,Stringpk){try{arq=newFileWriter(arquivo,true);arq.write(nome+";"+esp+";"+pk+";"+"\n");arq.close();JOptionPane.showMessageDialog(null,"Cadastro Realizado com Sucesso");}catch(Exceptione){}}publicstaticvoidListar(){Stringlinha1;try{arq1=newFileReader(arquivo);leitor=newBufferedReader(arq1);while((linha1=leitor.readLine())!=null){String[]partes=linha1.split(";");System.out.println("Nome:"+partes[0]+";"+"Especialidade:"+partes[1]+";"+"Preço por Kilo:"+partes[2]);}arq1.close();}catch(IOExceptionex){}}publicstaticvoidExcluir(){Stringexcluir,linha;ArrayList<String>lista2;lista2=newArrayList<String>();try{arq1=newFileReader(arquivo);leitor=newBufferedReader(arq1);while((linha=leitor.readLine())!=null){lista2.add(linha+"\n");}arq1.close();excluir=JOptionPane.showInputDialog("Excluir: ");arq=newFileWriter(arquivo,false);for(inti=0;i<lista2.size();i++){if(lista2.get(i).contains(excluir))lista2.remove(i);}for(inti=0;i<lista2.size();i++){arq.write(lista2.get(i));}arq.close();}catch(Exceptione){e.printStackTrace();}}publicstaticvoidpesq_nome(){}publicstaticvoidpesq_esp(){}publicstaticvoidret_caro(){}publicstaticvoidret_barato(){}publicstaticvoidadd_esp(){Stringadicionar;adicionar=JOptionPane.showInputDialog("Adicionar Especialidade");lista.add(adicionar);}}
Oque eu não consigo é adicionar a especialidade no array, nem as pesquisas.
Grata…
Lucas_Abbatepaolo
Vc mencionou que não consegue adicionar as expecialidade no array…é exibida alguma mensagem de erro?
E
elizandrabibi
Boa noite colegas, na verdade não estou sabendo criar o metodo, realmente não estou conseguindo raciocinar… obrigado!!!