Travar tela parent

Olá eu tenho um frame principal que abre um jdialog através desse metodo.

private void itemSobreActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                          
        new Sobre(this,true).setVisible(true); 
} 

porém, depois que o dialog fica aberto, o parent fica ativo de alguma forma, pois eu consigo usar os atalhos que eu setei para o parent, tipo Alt + X para fechar o programa.
A tela pai fica travada, mais os atalhos ficam disponiveis, como eu faço para travar os atalhos também?

no construtor da classe Sobre voce está chamando o método setModal(true)?

opa estou setando sim

public Sobre(java.awt.Frame parent, boolean modal) { super(parent, modal); initComponents(); setLocationRelativeTo(parent); }

e ai como é que eu faço para travar?

um dos parametros do contrutor (boolean modal) é a propriedade que precisa ser passada com valor true para travar o que estiver atras da janela que quer exibir.

new Sobre(new JFrame(), true);

abraços,

gqueiroz

private void itemSobreActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                          
         new Sobre(this,true).setVisible(true); 
 } 

que eu to fazendo?

só que não está adiantando

como eu falei, a tela fica travada , eu não consigo acessar a tela que ta atras, porém os atalhos da tela que chamou ficam funcionando.

De uma olhada nesse tutorial da sun sobre Key Bindings, pode te ajudar com as teclas de atalho.

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/misc/keybinding.html

Abraços,

gqueiroz