Travei por quê não sei o que eu quero fazer

Meu primeiro contato com programação foi aos 12 anos no Minecraft, quando tava na moda ter o seu próprio servidor com seus próprios plugins e etc, mas eu fui aprender a programar de verdade aos 15, menos de um ano atrás. Desde então, eu me fissurei em criar sistemas e saber como eles funcionam, essa sempre foi a minha parada, sempre foi o quê eu gostei de fazer.

Quando eu comecei a estudar, a primeira coisa que eu fiz foi procurar em algum fórum qual era a melhor forma de começar, e basicamente todo mundo me disse para fazer desenvolvimento web, virar um full-stacker e tal, e de inicio eu fiquei animado em aprender isso, mas depois que eu vi do que se tratava eu desanimei, fiquei decepcionado porquê não era assim que eu imaginava como as coisas seriam, e como todo mundo me disse pra virar um full-stacker eu simplesmente desisti, comecei a achar que programação era “só isso”.

Talvez por coincidência, algumas semanas depois de eu desistir da programação, eu ouvi alguns amigos meus falarem sobre um projeto de fazer um servidor de SAMP (GTA SA Multiplayer), e pra isso eles precisariam de alguém na parte da programação. Meio que minhas esperanças voltaram e comecei a tentar estudar o Pawn (A linguagem que o SAMP usa) e não deu outra, em uma semana eu tinha dominado a lógica e aprendido tudo o quê eu nunca imaginei que aprenderia.

O projeto do servidor não deu certo do jeito que a gente queria, mas depois desse ocorrido eu comecei a estudar outras linguagens (Na verdade só duas) só pela sede de conhecimento. Fui pro C++ e hoje to no Java, mas eu andei refletindo sobre minhas escolhas e cheguei num impasse: Por quê?
Por quê eu to estudando Java? O que eu vou fazer com isso? Será que eu vou me dar bem no mercado de trabalho? O que eu vou fazer quando eu for pro mercado de trabalho? Será que vai valer a pena? E se eu tiver estudando do jeito errado?

Sinceramente, depois da experiência que eu tive tentando ser full-stacker, eu peguei um ranço por html, css e javascript que nem eu sei de onde saiu. Na verdade, esses dias eu estive pensando em aprender JavaScript, mas eu meio que não consigo olhar com “bons olhos” pra ele, acho que meu psicológico deve ter associado tipo: “se esse JavaScript anda com HTML e CSS, então não vale a pena”, eu sei lá.

Meu negócio é resolver bugs complexos, criar sistemas complexos e saber como eles funcionam, aprender a fazer essa parada do jeito certo, todo dia eu acordo com vontade de aprender algo novo, mas eu fico refletindo se vai valer a pena ou não e isso tá me travando. Eu até estive pensando em me formar em ADS, mas sinceramente só tenho pensado nessa possibilidade porquê o curso tem “Sistemas” no nome. Os meus “Por que’s” e “Sera’s” tão me deixando travado!

Enfim, esse tópico foi mais um desabafo, mas se alguém tiver paciência pra ler tudo isso, o que vocês acham? Afinal, é andando com os bons que a gente fica melhor.

1 curtida

Quando eu era criança, tive a “geniosa” ideia de criar um buscador que fosse concorrente do google kkkkk, claro que nao deu certo, eu mexia no dreamweaver e fazia algumas coisas e depois olhava o codigo pra ver oq acontecia.

Isso tbm me fez pegar ranço de HTML, CSS e Javascript. MUUUUUUUUUUUUUITO tempo depois, de eu ter feito publicidade e propaganda, designer gráfico, ficar um tempo me dedicando só ao visual, eu fui tentar desenvolver um programa em Java e fui gostando, até que fiquei bom na linguagem, depois precisei migrar pra Web, rapaz… foi a melhor decisão que tive, mudei pro ReactJS(FrontEnd) e NodeJS(BackEnd), o ranço sumiu rapidinho conforme fui avançando, mas vc tem que persistir, senão vai acabar odiando de novo.

Sobre o curso, vc pode fazer ciência da computação também, dá uma olhada nas grades e vê o que pode te agradar mais.

1 curtida

Nao adianta estudar sem objetivo nenhum. Pesquise oportunidades que deseja trabalhar e foque em estudar o que se pede nelas. No Youtube tem vários cursos.

Sobre graduação, faz ADS que é mais curto. Só pra ganhar uma base teórica e pegar o canudo.

1 curtida

Falai @Zeca_Peteca blz cara, pois eh a meu ver vc já possui o quesito básico para avançar na carreira que eh o de ser curioso e perseverante em sua busca. Conhecimento por mais que hoje vc não saiba em que vai usar sempre é útil digo isso por experiência própria. Comecei minha carreira profissional meio que por acidente, fui fazer um curso de HTML meio que me destaquei pq tinha muita curiosidade e não me limitava a somente ao que era ensinado, consumia livros, tutoriais o que fosse técnico estava correndo atrás e acabei sendo convidado a fazer parte do time de instrutores. Foram tempos muito bons, bastante aprendizado e esse trabalho rolou concomitante com a faculdade de sistemas de informação. Dai HTML, CSS, ASP 3.0 e fui galgando outras oportunidades em diversas áreas, nunca me limitei a somente o DEV sempre curioso com tudo INFRA e por ai fui, cursos para certificação Oracle, Cursos de ABAP(SAP), Java e ai pode parecer que vc ta meio perdido em diversos caminhos diferentes. E vou te falar hoje vejo o quão importante foi trilhar cada um desse caminhos. Hoje atuo como desenvolvedor, porem esse mix de conhecimentos me auxiliam bastante nas manutenções e desenvolvimento.
No meio dessa minha empreitada fiz diversas amizades entre elas a um amigo especifico que soube me mostrar a importância do design para criação de um produto.
Se pararmos pra pensar o consumo de tudo eh baseado no design, os produtos da Apple por exemplo, ja parou pra perceber como eles vem embalados e cada detalhe faz a sua diferença. Vou te dar um exemplo bem esdruxulo mas que vc vai entender bem.

Uma Lamborghini Huracan
(Link de imagens)
ou
um Delorean DMC 12
Link de imagens

Ambos com as mesmas features(motor potencia, velocidade, mas design diferentes)

Pra que tudo isso??, HTML, CSS é a base de tudo, não importa o framework, não importa a tecnologia, tudo acaba no HTML e CSS.

É como ser fera em Integral seja dupla, tripla, quadrupla, transformada de Fourier e ter dificuldade em soma, subtração, divisão e multiplicação

Vou deixar um vídeo, inspirador assim posso classifica-lo da trajetória de uma menina nessa area de DEV
https://www.instagram.com/tv/CEU552knWOm/?utm_source=ig_web_copy_link

Abraços

1 curtida

Eu te entendo plenamente. Sisteminhas com crudezinhos, usar frameworks do momento e diversas outras modinhas serão seu ganha pão, pelo menos no início, se for trabalhar como desenvolvedor. O resto vc corre por fora e aprende o “início da coisa” num curso superior… Vc quer se tornar um Jedi no desenvolvimento? Escolha uma linguagem e fique nela, domine-a e use-a por vários e vários anos. Aprenda outras para resolver problemas pontuais e para ganhar dinheiro. Foque em análise e projeto de algoritmos, estruturas de dados, teoria da computação, compiladores etc. para vc aprender como muitas das coisas que são usadas funcionam por baixo dos panos. Te garanto, vc vai ter conteúdo para estudar para o resto da vida… Eu sou professor e sou fascinado por estruturas de dados, algoritmos e compiladores… Estou tendo que gravar minhas aulas, não ficam lá aquelas coisas… fazer o que…, mas vc pode dar uma olhada nelas nas playlists abaixo. Minhas aulas presenciais são beeeem melhores… Pelo menos os alunos gostam.

Estruturas de Dados (para um curso de tecnologia)

Pode pular as Aulas00, tive que fazer pra tentar tirar o atraso de outros professores que me “entregaram” a turma defasada…

Construção de Compiladores (para um Bacharelado em Ciência da Computação)

Ainda estou trabalhando nessas aulas…

Bons estudos!

3 curtidas

Obrigado à todos pelas dicas, vou fazer o possível!

Ok… deixa eu ver se entendi direito… você tem de 15 pra 16 anos e quer tomar decisões enormes que vão afetar todo teu futuro… e você quer decidir isso pra ontem?

Sério?

Com esse nível de ansiedade, você não termina nem o colégio.

Cara… pare, respire fundo, e coloque as coisas em perspectiva. O que você mais precisa agora é terminar o colégio direito. Você pode decidir entrar ou não em uma universidade. Se decidir pelo caminho universitário (eu recomendo!) não vai ser a quantidade de códigos que você fez agora que vai ajudar a entrar na universidade dos sonhos.

Vai ser um ensino médio bem feito!

Se você quer treinar com jogos, posso te dar umas indicações.

Por exemplo, o pessoal da aviação virtual (IVAO) está precisando de uns especialistas em PHP. O pessoal do MMORPG Star Wars Galaxies (SWG) precisa de especialistas em java. É tudo voluntário (não remunerado) mas ajuda a te dar uma excelente experiência.

O principal, agora, é ter a calma de dar um passo por vez.

Se você sabe onde quer chegar, decida qual estrada vai te levar pra lá. E dê um passo por vez.

Auto-motivação é difícil, eu sei, mas vai ser recompensador.

1 curtida

Mano, acho meio difícil eu não pensar nisso porque ano que vem eu já termino o ensino médio, e como eu não conheço esse mercado de fato eu queria sei lá, tentar fazer um estágio talvez? Mas talvez você tenha razão…

Faça uma faculdade e acalme seu coração. Cada coisa a seu tempo…