Trazendo texto do BD formatado. Inclusive com os parágrafos

Bom dia pessoal.

Estou fazendo um sistema de controle de clinicas para conclusão de curso da minha faculdade.
E nesse sistema tem um esquema para o médico gerar laudos. Esses laudos o médico pula linhas, da uns espaços, etc… E salva no Banco. Até ai tudo bem, pois no banco, que é Postgres ele salva no formato certinho que o médico digitou (campo do tipo ‘text’).

Mas o problema está sendo na hora de trazer e exibir na tela. Ele traz na espécie de um relatório, sem textAreas, mas ele exibe o texto todo junto, sem as formatações presentes no registro do BD lá…

Alguém conhece alguma função pra mim formatar esse texto na JSP?
Essa função vai ser idêntica a ‘n12br’ do PHP. Mas nesse caso é Java. :shock:

Se acaso alguém souber também como que eu, tendo um campo ‘nome’ que é colocado o nome inteiro da pessoa. Como que eu pegaria SOMENTE o primeiro nome desse nome inteiro. Tipo a função ‘explode’ do PHP. =)

PS: Eu citei dois exemplos de funções PHP porque sou programador PHP, mas estou aprendendo e migrando aos poucos para o Java. s2

Desde já agradeço!

Bem, se as formatações estão indo certas para o banco, vc terá que “converter” os caracteres que simbolizam as quebras, parágrafos e coisas do tipo por tags HTML (estou supondo que vc está jogando isso diretamente no corpo de uma página qualquer).
Tipo:
\n vira

Tabulação vira     (sim, eu sei que isso é gambiarra, mas não tem outro jeito de criar um parágrafo no corpo HTML).
Entre outros…

No caso, vc terá que percorrer o seu texto TODO e ir convertendo…
Ou entào use o JasperReport, que faz relatórios com dados vindo de banco de dados.

Para pegar só o primeiro nome da pessoa, sugiro fazer um FOR, percorrendo o seu nome (caracter a caracter) e ir concatenando o resultado em uma variável do tipo String e quando encontrasse o primeiro espaço, parava o FOR (break). Aí a sua String retornaria o valor do primeiro nome.
Ou faça como alguns sites de cadastro que eu já vi: Crie um campo texto na sua JSP contendo só o primeiro nome e outro contendo o sobrenome completo da pessoa. Desta forma você ganhará imensamente em perfomance (Imagine se um cara for prego contigo e cadastrar o nome ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ da Silva) quatas comparações o FOR de cima iria fazer…

Na sua classe, use da seguinte forma:

setLaudo(rs.getString("Laudo").replaceAll("\n", "<br/>"));

Dessa forma todas as quebras de linha serão trocadas por
.

Para a página web, o que está usando?