Comecei a estudar o java, e quanto mais estudo mais gosto, mas estou no inicio, lendo o livro Java como programar dos Deitel, como a maioria faz.
Vou começar um treinamento na impacta em sampa e tirar o ICS de Java programer e ICS java enterprise developer( J2EE ), esse certificado impacta " ICS " vale pra alguma coisa no mercado de trabalho?
Após terminar esses treinamentos vou estudar para tirar a certificação da sun, esse já sei que é essencial, todos indicam começar pelo SCJP, mas tem um primeiro que é o SCJA, esse não vale a pena fazer, pro mercado não significa muita coisa?
Bem acho que essas são minhas dúvidas iniciais e desde já agradeço pela atenção.
[quote=“wmor”]
Comecei a estudar o java, e quanto mais estudo mais gosto, mas estou no inicio, lendo o livro Java como programar dos Deitel, como a maioria faz.[/quote]
Essa é uma ótima referência para todos que se iniciam na linguagem… Muito completo e te dá uma visão muito ampla do que o Java é capaz de fazer…
[quote=“wmor”]
Vou começar um treinamento na impacta em sampa e tirar o ICS de Java programer e ICS java enterprise developer( J2EE ), esse certificado impacta " ICS " vale pra alguma coisa no mercado de trabalho?[/quote]
Qualquer curso ou participação em congressos são válidos para se colocar no Currículo, portanto esse certificado vai fazer alguma diferença sim, mas não espere muita coisa não. No máximo vai ser utilizado para critério de desempate no processo de seleção :roll:
[quote=“wmor”]
Após terminar esses treinamentos vou estudar para tirar a certificação da sun, esse já sei que é essencial, todos indicam começar pelo SCJP, mas tem um primeiro que é o SCJA, esse não vale a pena fazer, pro mercado não significa muita coisa?[/quote]
O SCJP - para programador, é uma prova bastante reconhecida no mercado de trabalho… Mostra que tu tem didática e conhece a linguagem a fundo, mostra que tu não é um “mero usuário java”. Além claro de ser requisito para outras certificações da SUN como a Web Developer (SCWCD) e EJB (SCBCD).
A SCJA é uma certificação bastante ampla… não te especializa em java… ela veio com a intensão de mostrar ao mercado que você está a par da tecnologia java… que você sabe o orientação a objetos e sabe para que as tecnologias java (web, mobile, webservice) servem… É uma certificação que eu pessoalmente acho necessário ter aquele que for Gerente de TI ou exclusivamente Gerente de Projeto… Não para quem estiver envolvido diretamente na criação do código do sistema.
[quote=“wmor”]
Bem acho que essas são minhas dúvidas iniciais e desde já agradeço pela atenção.[/quote]
A Developer é muito interessante, mas no mercado de trabalho atual, uma certificação Web te abrirá mais portas… Creio que o Developer te abrirá menos portas, mas serão portas melhores…
Claro que nisso tudo conta a experiência…
Outro fato também é que a Developer é uma prova mais complexa e extensa, o que leva o pessoal a fazer outras provas por ser mais rápidas e simples…