Treinar para não enferrujar (e aplicar)

Bom dia pessoal!

Creio que tenho bons conhecimento em Java. Mas são conhecimentos teóricos, e atualmente não trabalho com Java. Pra falar a verdade só desenvovi mesmo, uma vez…
Mas o que estava querendo era um jeito de asplicar o conhecimento teorico que tenho em algo

Fui claro?! Hehe, tô achando que não me expressei bem.
Resumindo: tenho o teórico e quero o prático, mas como?!

valeu pessoal
CarlosOFF

-Crie um projeto seu,pra atender alguma necessidade sua;

• Se tiver tempo,participe de projetos open-source;
  • Procure um estágio;

Caelum Caelum Caelum Caelum Caelum

google … pesquisa lá
baixe as apostilas leia os capitulos
e resolva todos os exercicios…

quando perceber , ja estara no nivel de Programador JR.
e podera almejar uma vaga na área.(Mesmo sem exp.).

[quote=mausexdd]Caelum Caelum Caelum Caelum Caelum

google … pesquisa lá

e podera almejar uma vaga na área.(Mesmo sem exp.).[/quote]

Creio q estou quase Jr … hehe, tinha até conseguido uma vaga, mas por outros motivos não peguei…

Sobre os exercicios, é uma boa ideia, mas eles são meio abstrados ou não? Não algo real…

Mas valeu pela dica. vou Baixar :smiley:

[quote=carlosOFF][quote=mausexdd]Caelum Caelum Caelum Caelum Caelum

google … pesquisa lá

e podera almejar uma vaga na área.(Mesmo sem exp.).[/quote]

Creio q estou quase Jr … hehe, tinha até conseguido uma vaga, mas por outros motivos não peguei…

Sobre os exercicios, é uma boa ideia, mas eles são meio abstrados ou não? Não algo real…

Mas valeu pela dica. vou Baixar :D[/quote]

Sim, no começo poder até parecer abstrados, mas não adianta… só aprende a programar programando… Você vai ver, tem coisas que você acha que sabe, mas quando cai uma situação real ou de exercício mesmo, você se dá conta que não sabe, ou tem dúvida…

Mano, sugiro fortemente que você tambem procure por eventos da area…

Eu gosto e apoio 100% os DOJO’s [1], que sempre auxilia ao programador a treinar, e tambem com a interação com o time, ajuda a adiquirir experiencia.

Também indico os Forkin’s, que são basicamente, grupos de estudos para resolução de uma determinada solução.

Qualquer coisa estou a disposição para estudar e apreender cada vez mais… :smiley:

[1] -> http://pet.inf.ufsc.br/dojo/o-que-eh-dojo/

[quote=raf4ever]-Crie um projeto seu,pra atender alguma necessidade sua;

• Se tiver tempo,participe de projetos open-source;
  • Procure um estágio;[/quote]

Ultimamente tenho pensado em contribuir pra algum projeto open source, mas não tenho a minima idéia de como faço pra começar.
Alguém aí teria alguma dica pra dar nesse sentido?
Sugestão de projetos, etc?

http://code.google.com/

Ou procure na página da Caelum ou nosso amigo Marky daqui do fórum mesmo tem um Open Source bacana…

Abs []

• Vraptor
  • jBoleto
  • Hibernate

:smiley:

[quote=rrmartins]Mano, sugiro fortemente que você tambem procure por eventos da area…

Eu gosto e apoio 100% os DOJO’s [1], que sempre auxilia ao programador a treinar, e tambem com a interação com o time, ajuda a adiquirir experiencia.

[1] -> http://pet.inf.ufsc.br/dojo/o-que-eh-dojo/
[/quote]

Cara, gostei dessa ideia do dojo, mas ai tem q ser com um grupo, será tem como ter um dojo virtual!? ia juntar o útil ao agradável.

[quote=rrmartins]Mano, sugiro fortemente que você tambem procure por eventos da area…

Também indico os Forkin’s, que são basicamente, grupos de estudos para resolução de uma determinada solução.

[/quote]

Já esse Forkin eu nao entendi muito bem, dei uma olhada rápida no google, e ele tva me mostrando ford K :stuck_out_tongue: hehehe

Faça como eu fiz quando estava trabalhando nessa área: Levante suas necessidades e as analise para ver se é viável você construir uma solução para ela. Eu já criei uns 5 projetos pessoais que utilizo até hoje.

Outra coisa, tente conseguir clientes. Mas clientes com necessidades “simples”, pois como seu objetivo é consolidar seus conhecimentos, ao trabalhar em projetos complexos, você pode ter muitas dificuldades caso seus conhecimentos básicos na linguagem ainda não estejam consolidados.

[quote=carlosOFF]Bom dia pessoal!

Creio que tenho bons conhecimento em Java. Mas são conhecimentos teóricos, e atualmente não trabalho com Java. Pra falar a verdade só desenvovi mesmo, uma vez…
Mas o que estava querendo era um jeito de asplicar o conhecimento teorico que tenho em algo

Fui claro?! Hehe, tô achando que não me expressei bem.
Resumindo: tenho o teórico e quero o prático, mas como?!

valeu pessoal
CarlosOFF[/quote]

Sugiro você:

1 - Pense em um tipo de sistema, o que você domine os processos/fluxo de trabalho
2 - Crie uma especificação técnica, as funcionalidades deste sistema (casos de uso)
3 - Crie as telinhas HTML com CSS
4 - Implemente o mesmo com Java e algum framework de mercardo com JSF ou Struts
5 - Inicie a parte de testes

Talvez o pré-requisito seria o foco que você gostaria de dar, digo, eu focaria hoje em JSF totalmente,
caso eu estivesse començando em Web…

[quote=rrmartins]- Vraptor

• jBoleto
  • Hibernate

:D[/quote]

Desculpe mas acho a API JBoleto pouco “direto ao ponto” além ser um projeto descontinuado, recomendo ir
direto ao JRimum Bopepo é show!