Troca de informações entre 2 aplicações no mesmo servidor

3 respostas
serp

Qual a melhor técnica para troca de informações entre 2 aplicações Java (troca de objetos) que estão rodando no mesmo servidor.

Minha necessidade é de ter múltiplas instâncias da aplicação “B” que enviam objetos a aplicação “A” para que essa esteja conectada a outro servidor enviando informações recebidas e faça os logs, controle as respostas, etc. A aplicação “B” é uma webapp.

3 Respostas

hiarlay

JAVA RMI

CarvalR2

É interessante que a sua escolha seja decidida com base em requisitos atuais e futuros.

Se escalabilidade é um ponto critico no futuro, talvez voce tenha a necessidade de um dia separar as aplicações em servidores diferentes. É possível que um dia haja muitas instancias de B e tenha a necessidade de escalar A.

Segurança tb pode ser um fator a se considerar para garantir que somente B acesse A.

Muitas vezes utilizei webservices para troca de informações entre aplicações, independente de estarem no mesmo servidor ou em servidores diferentes. A idéia por traz disso é a flexibilidade. Se um dia for necessário re-escrever uma das aplicações em outra linguagem, não seria impactante. Outra questão é a facilidade de monitoramento de carga em cima do webservice.

Pode ainda associar o webservice em uma constraint de segurança e permitir que somente os clientes certos acessem o serviço. Um fator negativo é que muitas vezes as tags do xml transportado ocupam mais espaço que a própria informação. Mas essa questão é amenizada utilizando o recurso de compressão gzip.

Até logo,
Romilson Carvalho

vinicius.martinez

Primeira lei do Martin Fowler sobre compartilhar objetos:

“Jamais compartilhe objetos”

Na minha opinião e acredito que do Fowler também, se sua aplicação precisa se comunicar com outra aplicação, voce deveria cirar uma camada de integração (seja através de arquivos FTP, socket, servlet, EJB, WebService, Rest,…)

O que eu sugiro a voce dependendo do seu caso é “expor” essa interface no formato de algum componente descrito acima e “consumir” esses serviço.

Qualquer problema ou dúvida posta ai.

Abs

Criado 12 de março de 2010
Ultima resposta 12 de mar. de 2010
Respostas 3
Participantes 4