Trocar CLT por PJ

5 respostas
T

E ae pessoal,

Estou na seguinte situação:
Recebi uma proposta para virar PJ, mas a empresa quer que eu comece em no maximo 10 dias.
Atualmente sou CLT e queria não ter que cumprir o aviso prévio. Se fosse de CLT para CLT, eu teria a carta e não teria multa na rescisão.

Saberiam me dizer se a carta proposta/informativa serviria nesta situação?

Outro ponto.
CLT - $4890
PJ - $8000

Assim no bruto, acham que vale a pena?
Queria opinioes de quem ja trabalha como PJ.

Obrigado

5 Respostas

G

Eae @tgmcruz!

Bom, trabalhei como PJ uma vez portanto não sou a pessoa mais indicada para te ajudar mas ta aí o que eu acho.

Cara, na minha visão você tem que pesar os benefícios que você ganha na CLT, porque tipo R$4.890 em teoria é o que você ganha na CLT de salário bruto, mas tem os benefícios que se você colocar no papel vai dar mais que R$ 4.890(convênio médico, VR,VT, etc) e ver se o valor como PJ cobre seu salário CLT+Benefícios, se cobrir vale a pena.

A questão da carta proposta não sei te informar.
Quanto ao aviso prévio, acredito que aí não tem jeito, você vai ter que decidir se quer pagar a multa ou não(no caso se você sair, não tem escapatória vai ter que pagar).

darlan_machado

4890, sem nenhum desconto, te dá um salário de, mais ou menos, uns 4000.
Sendo CLT, você tem benefícios, como o @gbsantos disse.
Agora, como PJ, começa que você deve multiplicar o salário que deseja por 1.7

4890 * 1,7 = 8313

Só mantendo o salário bruto CLT, você já está perdendo dinheiro.
Bota aí:
Refeição: 800
Saúde: 300
Seguro de vida: 20
Férias: 8000/12
13º: 8000/12
INSS: 100
Transporte: 300
Total: ± r$ 2900,00
Contador: 500
8000 - 3400 = 4600

Fazendo uma conta de padeiro, você tem esse valor no fim do mês.
Lógico, se apertar aqui, ali, consegue ter um pouco mais, mas é preciso ter disciplina e muita disciplina financeira.

T

Obrigado pelas respostas.

Em relação ao salário, já estava ciente que perderia um pouco de dinheiro.
Algo que estou levando mais em consideração é o aprendizado pq onde estou hoje é totalmente legado com alterações mínimas para customização e essas alterações ainda passam por uma burocracia enorme.
Na oportunidade pj irei trabalhar com uma arquitetura e frameworks mais novos, participar do desenvolvimento da plataforma do início e poderei dar pitaco em tudo.
Mas não posso sair perdendo tanto financeiramente. Se eu manter o que já ganho hoje já vejo vantagem.

rmendes08

Outra coisa que você deve levar em consideração é se você tem dívidas. Se você tiver um carro ou casa financiado … pode ser meio arriscado …

darlan_machado

Então, eu sempre trabalhei com CLT.
A principal razão disso é que eu tenho um filho e estava casado. Sendo assim, teria que pagar um plano de saúde para 3, o que se torna bem caro (ou apelar para SUS ou essas cooperativas). Como a minha prioridade é e sempre foi a saúde e bem estar dos meus familiares, não aceitei jamais PJ.
Eu vejo o seguinte, você pode perder agora, mas, tenha ciência de que, ao renovar o contrato, pedir um valor que seja coerente.

Criado 2 de abril de 2018
Ultima resposta 3 de abr. de 2018
Respostas 5
Participantes 4