Trocar de emprego

Sou ainda inexperiente, então não tenho as manhas. Como vocês fazem quando estão afim de buscar algo melhor pra vocês? Como fazem para ir a entrevistas mesmo não tendo tempo de ir? (Faltar? Dizer que está morrendo?) Como é a conversa com o contratante atual em relação a isso? E como é a conversa com o novo contratante, em relação a prazos a ser cumpridos na empresa atual?

Primeiro vc tem que saber o que vc quer de verdade.
Depois pesquise sobre o lugar que vc pretende ir.
Quer saber o que o contratante espera de vc?
Procure na net ou em livrarias sobre isso que com certeza vc vai encontrar muitas dicas.
Não saia despreparado por ai para não passar vergonha. Pode acreditar nisso.

Então…no mercado a experiência do cara conta muito p/ vc pleitar uma vaga…depois geralmente em processo seletivo vc realiza uma prova para comprovar oq vc disse que sabe em seu curriculo ou em uma entrevista…

com base nisso, o q vc procura como algo melhor?salario maior, beneficios, etc ?

Bom, se vc ainda esta no nível “júnior”, a troca de trampo geralmenete não será tão vantajosa. Na minha opinião, como exemplo, uma troca de trabalho para ganhar 300, 500 a mais tem que ser muito repensada,pois acho mais vantajoso vc tentar negociar salario melhor onde vc esta do que sair. A não ser que vc já esteja em um bom nível, um “pleno”, e ganahndo como júnior…mas vale a pena negociar.A média de um jr é 2500…ja vi vagas de 3400, mas raras…como tb de 1500(affe,rs)…mais q esses valores só pleno, e se não tiver os requisitos p/ pleno vc naum arruma nada

Agora, podem ser n motivos que vc queria trocar de trabalho, como trampar com outras tecnologias, q seja de fácil acesso, que seja CLT, e não pJ, etc…se a solução é buscar algo novo.

Acho que não se deve comentar a ng no seu trabalho que vc esta procurando e nas empresas que vc esta participando de processo seletivo vc deve jogar limpo e dizer o pq está procurando uma nova oportunidade, até pq se a empresa não oferecer o q vc busca, nem vale a pena trocar né?

Buscar um tempo p/ participar desses processos seletivos, tem q ter jogo de cintura mesmo, alem de q, como disse, naum se deve contar q se esta procurando, se vc quer se manter no emprego enquanto não acha algo melhor.

Ah, enaquanto não se consegue atingir um nível de conhecimento e experiência, onde se escolhe onde irá trabalhar, ficar trocando muito de trabalho é muito queima-filme, pois as empresas te encaram como mercenário, sabendo q qq proposta melhorzinha vc irá abandonar elas.Só troque de trabalho se realmente for bem vantajoso, p/ depois não querer trocar denovo.

Quando digo que sou inexperiente estou falando de mudanças de empregos. Eu estou estagiando a 1 ano e pouco e já até renovei mais um ano de contrato que pode ser quebrado por ambas partes sem multa, mas eu acho molecagem sair assim do nada sem dar uma satisfação, porque afinal de contas eu até gosto de onde estou, o grande problema é o fato de ser uma empresa pequena e o maior cargo que conseguirei nela é ser estagiário. Então estou tentando entrar como estagiário em uma empresa maior ou então começar a buscar uma vaga já como profissional, acho que conhecimento eu já tenho pra isso, o que me deixou um pouco na dúvida foi em relação a essas questões levantadas no primeiro post desse tópico. Mesmo eu não falando hora nenhuma que eu vou sair vai ter uma hora que vou ter que falar e essa hora será quando eu já estiver com a outra vaga garantida, eu chego e falo “valeu amanhã não venho mais!”? Com o novo contratante eu devo pedir um tempo até começar ou fazer isso mesmo, simplesmente chegar e não voltar mais?

Outro dia eu recusei ir a uma entrevista de emprego porque eles só teriam como realizar a entrevista no horaria do estágio, fiz mal?

Uma dica: se você gosta de onde está, pense bem antes de sair (pq pode se arrepender facil)… não troque de empresa para ser estagiário em outra, jamais. Não pense também que você vai subir de cargo tão rápido, hehe… Digo isso principalmente pq na área de TI a rotatividade é algo inevitavel e as chances de você sair desse trabalho antes que te deem valor são grandes… ainda mais se vc estiver buscando novos desafios e aprender cada vez mais tecnologias do “estado da arte”.

Procure se encaixar no mercado como Jr agora…

[]´s

eu até intendo o que o donko disse, se você ja tem coisa de 1 ano de esperiência ja ta na hora de você ser valorizado e virar programador jr, isso não está errado, mais também não te culpo por aceitra estagio ainda se for num lugar que te de certo valor e você saiba que pode crescer…

eu te indicaria continuar procurando e aceitar entrevistas apenas fora do horario do estagio, como alternativa a isso tem muita gente que arruma uns “atestados medicos” e vai em entrevista de emprego nesse horario, não é algo que eu indico mas ainda acho isso aceitavel “apenas” em casos onde a empresa também não esta sendo honesta com você (penso que pode ser o seu caso, se você se dedica bastante a ela e ela não te recompensa por isso).

O problema é que apesar de eu gostar da empresa, a hierarquia dela não passa de 2 níveis, sendo que o nível superior é ocupado por uma única pessoa [desenvolvedor|designer|gerente de projetos|marketing|faz café], e o nível abaixo é ocupado pelos estagiários, então a chance de crescimento tende a zero. Porque você recomenda que eu não arrume outro estágio?

Até que não, temos nosso horario respeitado, o nosso trabalho é bem estabelecido, o único problema é o salário que é compatível com o tamanho da empresa e as chances de crescimento na mesma.

O problema é que apesar de eu gostar da empresa, a hierarquia dela não passa de 2 níveis, sendo que o nível superior é ocupado por uma única pessoa [desenvolvedor|designer|gerente de projetos|marketing|faz café], e o nível abaixo é ocupado pelos estagiários, então a chance de crescimento tende a zero. Porque você recomenda que eu não arrume outro estágio?

[/quote]

Tipo, penso assim… trocar estágio por estágio é trocar 6 por meia dúzia. Acho que o que você tem que avaliar, não é se vc pode crescer ou nao na empresa, mas sim se você está aprendendo nela ou não. Acho que você pode ter um papo e pedir para ser efetivado na empresa, isso seria legal… seria um up na sua carreira.

[] ´s

Nesse caso, vale sim trocar o emprego por um estágio. Mas não por qualquer estágio.
Busque as grandes empresas. Elas dão preferência para quem já tem algum tipo de experiência profissional, e você tende a se sair melhor nos testes do que alguém que nunca trabalhou.

Quando ligarem para você para marcar uma entrevista seja sincero. Diga que você está trabalhando em outro local, e que dá preferência para horários mais no final do dia de expediente, ou próxmio da hora do almoço. Algumas empresas podem negociar, e facilitar para o horário você.

Quando a sair no meio do dia… realmente você terá que inventar uma desculpa na sua empresa atual, pelo menos, até ter algo certo. Por isso, vale a pena ser um pouco mais seletivo nas empresas que você queira entrar. Fazer menos entrevistas/testes, mas que sejam mais representativos, é um luxo você pode se dar enquanto está empregado.

E, principalmente, depois do acordo fechado, deixe sua empresa fazer uma contra proposta mas, não inicie um leilão. Se a contraproposta te agradar, avise a outra empresa, mas não dê qualquer sinal de que você quer uma nova contra-proposta da parte dela.

Caso contrário (e acho que será o mais provável, dado a sua perspectiva zero de crescimento), recuse a contra-proposta da sua empresa atual, e boa sorte no novo emprego.